TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática, Educação em Ambientes não Escolares.

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  1.267 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

São Paulo-SP Campus Marte

CURSO: PEDAGOGIA 7ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática, Educação em Ambientes não Escolares.

Andreia Pinheiro Vieira - RA: 9368301556

Heloiza Cintra da Silveira Batista - RA: 8377849820

Rosimeire Rodrigues de Almeida e Almeida - RA: 8363804451

Valeria Derli Pipino - RA: 8379878109

Desafio Profissional

Tutora EAD

São Paulo, ______ de ________ de 2017.

Introdução

        

O presente Desafio Profissional trata das disciplinas de Educação inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática. Busca-se através deste desafio, o desenvolvimento de um plano de ação de construir uma sala de sentidos, ou seja, sala da “Estação das Sensações e Descobertas” que possam contribuir para a inclusão de um aluno cego junto aos demais alunos da sala.

“Participar de um processo inclusivo é estar predisposto, sobretudo, a considerar e respeitar as diferenças individuais, criando a possibilidade de aprender sobre si mesmo e sobre cada um dos outros em uma situação de diversidade de idéias,

sentimentos e ações.” Pedrinelli (2002, p.54):

Nosso projeto se volta para uma inclusão social onde de fato haja o comprometimento de todos os envolvidos. Por ter consciência que numa escola que entende o sentido de inclusão social precisa criar um ambiente de aprendizagem modificado e adaptado para todos os alunos com necessidades especiais.

A colaboração e boa vontade de todos os envolvidos, será um exercício constante e diário. Capacidade de se colocar no lugar do amigo e ter uma visão das necessidades do outro, deve haver a vontade de ajudar o próximo sem a cobrança de uma recompensa , pelo bem estar do aluno inclusivo.

Um trabalho coletivo, onde serão realizados projetos diversos voltados a inclusão social.

Nesse primeiro momento o projeto será voltado as crianças com deficiência visual.

Sendo assim, será realizado uma oficina com a participação de todos os alunos fazendo com que haja a tolerância e a conscientização para todos.

Passo 1

Elaborar um plano de ação estabelecendo como a Estação das Sensações e

Descobertas deverá ser organizada, partindo de uma tabela com os seguintes itens:

1 - Nome da Escola (fictícia) Leãozinho

2- Turma 2º ano

3 – Professora

4- Ação : Sala das Estações e Sensações

Proporcionar aos alunos a vivencia dos conteúdos bimestrais de matemática e ciências durante o ano letivo, oportunizando e estimulando a integração efetiva de um aluno deficiente visual com os demais alunos.

5- Conteúdos

Ciências: Serão Trabalhados os seguintes conteúdos:

 – o ciclo da vida

 – alimentação

 – corpo humano

 – planetas

Matemática: Serão Trabalhados os seguintes conteúdos:

 – números e operações

 – número Par e ímpar/agrupamentos

 – simetria

 – formas geométricas

6 – Disciplinas

        Ciências e Matemática

7 – Encaminhamento Metodológico ????? 

Durante todo o processo de inclusão e discussão de estratégias metodológicas a serem utilizadas, a equipe contou com a participação efetiva do estudante, tornando o processo uma construção coletiva e consequentemente com resultados mais satisfatórios.

8 – Recursos

Uma sala de aula com 4 mesas dispostas uma em cada canto da sala, onde os objetos a serem experimentados serão colocados.

9 – Avaliação

A avaliação ocorrerá através da observação constante dos alunos, individualmente e coletiva, e também no envolvimento das atividades e conclusões apresentadas as perguntas propostas pelo professor, durante o processo de aprendizagem.

Passo 2 Organizar e selecionar quais conteúdos serão trabalhados nesta Estação das

Sensações e Descobertas, e como serão desenvolvidos na proposta.

Passo 3 Neste passo você deverá organizar o cronograma com horários e atividades que

serão desenvolvidas na Estação das Sensações e Descobertas, discriminando cada

atividade e o tempo destinado para cada uma.

Estações das Sensações e Descobertas

        Em uma sala de aula, dispor de 4 a 6 mesas, onde cada uma destacará um sentido diferente:  tato, audição, olfato e paladar, menos a visão, pois está sendo trabalhado a falta dela, para que as crianças percebam como o amigo sem visão percebe o mundo. As crianças entrarão na sala com os olhos vendados, e orientados pela professora, vão circular ao redor das mesas, onde poderão interagir com os recursos que estiverem disponíveis, experimentando, tocando e resolvendo situações, como jogos, contas e encaixes. As disciplinas desenvolvidas serão Ciências e Matemática.  Sendo o conteúdo para ciências: O ciclo da vida; Alimentação; Corpo humano e Plantas. E o conteúdo para matemática: Números e operações; Número Par e ímpar/agrupamentos; Simetria; Formas geométricas. Essas atividades serão desenvolvidas em um dia, no final de cada bimestre, parte da sala de aula para ciências e a outra parte para matemática, com o tempo estimado de 50 minutos.

Ciências

1º bimestre - O ciclo da vida

Recursos : plantas de vários tipos e tamanhos, com e sem as raízes; plantas aromáticas usadas em temperos; vasos de flores; Bonsai; folhas secas, casca de árvores; tipos de solos, terra, areia, cascalho e pedras.

Atividade :  cerca de 5 a 7 minutos em cada mesa.

- Mesa de tato - plantas com  e sem raízes, vasos de flores e bonsais, plantas secas e que vivem na água.  

- Mesa de audição - tipos de terras, areias, pedras e cascalhos em potes fechados, para que as crianças sacudam e ouçam os diferentes sons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com