TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, DIDÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES.

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PÓLO JUNDIAÍ

PEDAGOGIA

RA

Acadêmicos

6580313200

 Amanda Piccolo Chiesa  

2797588028

Flávia Afonso de Souza

6750369557

Lúcia Regina Lima

6787400012

Sandra Helena Matos

                      Tutora Presencial: Fabíola Ferraro

       Tutor Online: Luciana Ramos Rodrigues de Carvalho

Atividade Avaliativa: Desafio Profissional apresentado ao Curso Superior em Pedagogia (EAD) da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação das Disciplinas de Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares, Fundamentos e Metodologia de Ciências, Fundamentos da Gestão em Educação, Educação Especial e Políticas Educacionais para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa do 7° semestre.

DESAFIO PROFISSIONAL

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares; Fundamentos e Metodologia de Ciências; Fundamentos da Gestão em Educação; Educação Especial; Políticas Educacionais.

JUNDIAÍ/SP
2016

Sumario

Introdução

Passo 1

Desenvolvimento

Passo 2

Passo 3

Conclusão

Bibliografia

Introdução

Com este desafio, iremos apresentar os maiores problemas enfrentados e ações de inclusão focando na área de consciência ambiental para que seja desenvolvido. Para isso precisamos pensar no micro (ambiente escolar) e macro (comunidade em que a escola esta inserida) e na colaboração comunitária gerando uma reestruturação e uma preparação, assim todos possam usufruir dos direitos, atingindo os objetivos com sucesso.

Outra parte importante a ser pautada é como o desenvolvimento tem de afetar todas as partes, desde as crianças os pais e as pessoas de seu convívio para que todos atinjam o mesmo nível de conscientização evitando que apenas um grupo restrito se desenvolva.

Esse desafio profissional é o retrato do desenvolvimento de um projeto multidisciplinar que englobe as disciplinas de Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares, Fundamentos e Metodologia de Ciências, Fundamentos da Gestão em Educação, Educação Especial e Políticas Educacionais obedecendo a legislação e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Com uma profunda análise das leis vigentes das leis de inclusão, esse desafio vem mostrar como o trabalho baseado em projetos é de imprescindível importância para a inclusão e o aprendizado de crianças com necessidades especiais, esse projeto é baseado em um tema transversal: A Educação Ambiental.

Passo 1

De acordo com a legislação vigente, toda criança tem o direito de receber educação gratuita, sem qualquer tipo de restrição, porém devemos também analisar as estruturas de recepção social para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais tais como a deficiência auditiva e a síndrome de Down. E da mesma forma, assegura a proteção ambiental e a melhoria habitacional e saneamento básico.

“III - elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios;”

”Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados”

Com isso devemos evidenciar as atuais estruturas nas escolas de ensino regular e suas carências diante a recepção destes alunos com necessidades especiais para que haja uma capacitação profissional e social incluindo a língua Portuguesa Brasileira de Sinais como parte da grade curricular;

Ter a ciência das dificuldades de cada criança em atingir resultados satisfatórios em relação à turma em que esta inserida, é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento de processos mais eficazes para que todos atinjam mesmo grau de conhecimento ao decorrer das atividades propostas.

Um bom exemplo é a inserção de crianças com síndrome de Down e as demandas que vem aumentando anualmente, por consequência as dificuldades enfrentadas diante o processo de aprendizado por parte do ensino regular.

Desta forma vemos que apenas matricular crianças com necessidades especiais no sistema de ensino regular não e a solução, já que há uma carência no preparo dos profissionais, levando assim ao levantamento de algumas questões: como podemos resolver esses problemas tão pertinentes nestes casos? Como receber alunos e ensiná-los da melhor maneira? Como fazê-los atingir as medidas satisfatórias no aprendizado?

DESENVOLVIMENTO:

Leis e legislações que regulamentam o ensino de crianças especiais no Ensino Regular:

* Constituição Federal do Brasil de 1988

Na Constituição Federal, não tem nada especifico que trata da educação de crianças especiais. No capítulo III Seção I, que trata especificamente sobre as leis de educação. no Art. 205.” A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, ficando claro que é direito adquirido de qualquer cidadão sem distinção de gênero, raça e consições.

* Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

A LDB 9.394/96 trata da Educação Especial em seu Capítulo V.

Citando assim o Art. 58. “Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)”, deixando às claras o que é a educação especial e como ela deve ser ministrada no ensino regular e não em estabelecimentos de educação especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com