TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING

Por:   •  9/9/2019  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

TRADE MARKETING

Os conceitos de Trade Marketing são divergentes em alguns pontos e de vasta interpretação na literatura. Motta, Santos e Serralvo (2008, p. 48) trazem que:

Trade Marketing opera no sentido de adequar a estratégia, a estrutura e a operação da companhia à dinâmica dos canais de distribuição, com o objetivo de atender melhor e mais rentavelmente seus clientes e, por seu intermédio, os consumidores.

Alvarez (2008, p. 71), conforme segue:

Trade Marketing é uma forma de orientar e apoiar as atividades de marketing e vendas, trabalhando em conjunto para conseguir satisfazer as necessidades do consumidor final e do cliente varejista. O Trade Marketing é, acima de tudo, uma filosofia da empresa, a qual entende que o foco no consumidor final deve ser ampliado para ação diante deste consumidor no ponto-de-venda, local da arena competitiva.

Trade marketing teve início através da multinacional norte-americana Colgate-Palmolive, com a finalidade de aproximar a empresa e seus distribuidores, usou o termo para se referir à junção o entre as áreas de marketing e de vendas. (Castilho, 2000 apud Almeida, Penna, Selva e Freitas, 2012). Com o objetivo de conciliar o problema de distanciamento entre as tradicionais ações de marketing e o comportamento do consumidor final, diversas empresas, criaram em suas estruturas organizacionais áreas de Trade Marketing, que estão ganhando cada vez mais importância nas decisões estratégicas do negócio. (Silva neto, Macedo-soares, Pitassi, 2011)

DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING

Segundo (Leão, 2018) distribuição e trade marketing necessitam estar juntas para que o processo de venda aconteça. A distribuição permite que os produtos cheguem ao seu destino, o trade marketing procura atender aos anseios dos clientes e dos consumidores finais. A empresas tem por características principais de satisfazer os anseios de seus clientes e consumidores e ao mesmo tento obter lucro, e essas duas ferramentas (Distribuição e Trade Marketing) te um papel fundamental para que isso aconteça, (SANTOS, MOREIRA, ARBACHE e SALLES, 2011)

(Leão, 2018) destaca também que a distribuição para o ponto de venda assegura a disponibilidade do produto para o consumidor, Ao disponibilizar os produtos nos pontos de venda, o setor de trade marketing vai dedicar seus esforços para atender às necessidades dos consumidores e estreitar as relações com os canais de distribuição.

Entre as atividades de trade marketing estão: fazer o marketing promocional para aumentar a exposição do produto e o fluxo de venda, manter contato periódico com os clientes para debater novas formas de distribuição dos produtos no interior da loja e desenvolver materiais de merchandising.

O SUPPLY CHAN MANAGEMENT (GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS)

Gerencia os fluxos, informações, de bens, serviços, finanças, de forma estratégica entre empresas e consumo final, que visa garantir que as empresas consigam de forma competitiva valores para seus clientes. Passando por fornecedores de matéria prima, fabricantes, distribuidores, atacadistas e varejistas chegando ao consumidor final (CHIN, 2010)

Supply Chain Management representou uma tática organizacional se manter competitivo em relação ao mercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com