TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE

Projeto de pesquisa: DISTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

A logística tem como propósito diminuir a distância existente entre produto e consumidor, de

forma que o produto possa satisfazer o consumidor quanto as suas expectativas no que se

refere à qualidade do mesmo (que conta com a forma com a qual o produto esteve

armazenado), bem como a distribuição (menor e melhor prazo de entrega), além de

proporcionar um menor custo tanto para a empresa como para o consumidor.

ANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Canal de Distribuição é o caminho escolhido por uma empresa para fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, no local e no momento exato. Ou seja, canal de distribuição é a área do Marketing encarregada de colocar o produto adequado no momento e no local em que ele for necessitado pelos consumidores.

Essas atividades começam quando a organização opta pelo tipo de canal que será usado para distribuir fisicamente seus produtos. Trata-se de uma importante etapa do Marketing, pois sem uma estrutura de distribuição eficaz uma empresa terá dificuldades de atingir seu público-alvo, mesmo comercializando bons produtos.

TIPOS E FUNÇÕES

A concepção dos canais de distribuição depende, diretamente, da estratégia competitiva de atuação de cada empresa. E novos tipos de canais voltados para o consumidor final surgem resultantes de um ambiente cada vez mais competitivo. Segundo Novaes (2001), ao estabelecer um canal de distribuição, as empresas buscam, dentre alguns fatores: garantir a disponibilidade dos produtos nos locais definidos prioritariamente, para tal é fator primordial a identificação dos consumidores certos para cada produto especificamente. Para isso é importante que o sistema de distribuição física mais apropriado seja selecionado no intuito de atingir esse objetivo; maximizar o potencial de vendas do produto, buscando cada vez mais parcerias entre o fabricante e o varejista, permitindo assim uma exposição mais adequada do produto nas lojas; garantir um nível de serviço já estabelecido anteriormente pelos parceiros dos canais; estabelecer um fluxo de informações rápido e eficiente entre todos os elementos envolvidos. Segundo Novaes (2001) os canais de distribuição podem ser verticais, híbridos e múltiplos.

• Canais Verticais

Nos canais verticais o varejista é, normalmente, o último de uma cadeia onde a responsabilidade sobre o produto é repassada de um intermediário para o outro. O varejista também é o único com contato direto com o consumidor final, neste canal onde a coleta e a interpretação dos dados ficam a cargo do último membro da cadeia. Com o aumento constante da variedade de produtos, é cada vez complexa a compreensão dos padrões de consumo e, pela falta de conhecimento dessas demandas, o canal vertical trabalha com estoque empurrado, gerando estoque em cada intermediário, ocasionando um bom nível de serviço, porém com um custo alto. Porém com a evolução da tecnologia as empresas passaram a adotar o conceito SCM (Supply Chain Management), o que permite à empresa ter acesso a dados diretamente dos consumidores, melhorando seu relacionamento com o cliente e possibilitando um real dimensionamento da demanda, o que gera padrões de consumo que modelarão tendências futuras de consumo.

• Canais Híbridos

Nos canais híbridos todo o relacionamento com o consumidor é realizado pela empresa, tendo a distribuição geralmente terceirizada, podendo ser feita por mais de um parceiro. Neste canal destaca-se a separação da distribuição do processo de venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com