TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha livro profissional reflexivo

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  1.442 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

JOSÉ HOFFMANN MARTINS

1124858

RESENHA DO LIVRO: EDUCADO O PROFISSIONAL REFLEXIVO. (Donald A. Schön)

  1. Relatório apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Atividades Acadêmico-Científico-Culturais como requisito parcial para obtenção de horas, ministrado pelo professor Ms.  Thiago Silva Piola.
  2.      

CURITIBA/PR

2015

INTRODUÇÃO

A proposta do Livro Educando o Profissional Reflexivo é buscar uma compreensão de novas ideias necessárias para uma transformação profissional, na maneira de pensar e agir, de que maneira o professor pode estar ajudando os alunos a adquirir competência, mas para que isso seja possível, o autor questiona sobre o tipo de competência e de conhecimento que os professores devem adquirir para desenvolverem bem o seu trabalho.

DESENVOLVIMENTO

A obra de Schön aborda uma necessidade de reforma da escola, a qual se encontra em crise na contemporaneidade, Schön faz duras críticas à formação dos profissionais da educação, também critica a pouca aplicabilidade do conhecimento e das produções acadêmicas para solucionar problemas públicos, e destaca a importância da ciência aplicada e das habilidades técnicas e da prática aplicada.  O autor ressalta a importância do desenvolvimento de outras qualidades por parte dos profissionais entre elas a perspicácia, intuição, criatividade, espontaneidade.

Em sua obra, o autor transmite a ideia de que nada adianta o conhecimento acumulado, não há proveito em dominar os conteúdos sem saber aplicá-los, torná-los úteis, para que os educandos possam aplicá-los na sua vida em busca da solução de problemas e conflitos.

Uma das abordagens do livro, diz respeito à proposta do “ensino prático reflexivo”, a questão está em dar liberdade para aprender através do fazer, sem se importar com o que vai ser apresentado previamente, pois os problemas decorrentes da aprendizagem devem ser detectados e solucionados na própria prática aplicada.

Na obra, o autor procura despertar o leitor para a necessidade da observação de um determinado problema, em busca de uma possível solução, na qual, sua análise será feita a partir de fatos observados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Educando o Profissional Reflexivo, aborda especialmente a capacidade reflexiva na busca de solucionar possíveis problemas de ensino-aprendizagem.

Como futuro profissional de educação este livro trouxe muita confiança e motivação para mim, pois, ao deparar com diversas situações, muitos profissionais não veem saída nem alternativa para possíveis problemas, problemas estes que estão presentes nas mais diversas instituições de ensino.

O livro incentiva o educador a fazer uma reflexão da sua carreira profissional, não apenas agora, mais ao longo de toda sua vida profissional, o livro motiva e encoraja o leitor, faz com que a busca pelo conhecimento vá além das nossas possíveis possibilidades.

        

REFERENCIAS

SCHÖN, A.D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 256p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com