TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Definição Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de Comportamento Organizacional.

Podemos definir Comportamento Organizacional como uma "orientação" passada para as pessoas, com finalidade de trazer melhor convívio dentro das organizações, melhorando a produtividade, padronizando o comportamento de forma a manter constancia sem oscilações que possam diminuir o rendimento e afetar a empresa e menor absenteísmo.

Busca a melhoria das habilidades humanas gerando satisfação no trabalho e como resultado aumento nos índices de Eficácia e Eficiência. Procurando gerar um profissional equilibrado, motivado, produtivo e constante.

Comparativo de Definições

Para Dubrin

“Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas organização em si. As principais metas são explicar, prever e controlar o comportamento”. Dubrin (2003, p. 02)

Se baseia em estudar as pessoas para explicar fenomenos comportamentais, como o por que uma pessoa é mais eficaz como líder do que outra, ou mesmo atravéz de estudos pode-se prever quais pessoas são propícias a ser líderes eficazes, atravéz de coleta de dados, pesquisas, e estudo das inforações para explicar tais fenomenos.

Enquanto para os autores de o comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores o efeito do ambiente sobre a organização, no que tange a sua eficiência eficácia e efetividade.

Um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema. O sistema aberto tem como característica principal o inter-relacionamento com o meio exterior.

Os sistemas físicos fechados estão sujeitos à força da entropia, que aumenta até que em determinado momento, o sistema inteiro pare. Um exemplo é o da maquina, que pelo uso tende a deteriorar-se e deixar de funcionar. No entanto no sistema aberto a entropia pode ser interrompida, transformando – se no que chamamos de entropia negativa, ou homeostase. Isso significa que nos sistemas abertos os inputs (material, energia, informação) provenientes do ambiente externo, permitem que o sistema busque novos rumos e se desenvolva.

Dubrin, Andrew J. - Fundamentos do Comportamento Organizacional - Sâo Paulo: Thomson, 2006. p. 471.

CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES; Claudia B.; KLOECKNER, Monica C.; comunicação e Comportamento Organizacional; Porto Alegre, Editora AGE, 2013, p0.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com