TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Comportamento Organizacional

Casos: Definição De Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

Definição De Comportamento Organizacional

Definição De Comportamento Organizacional

Podemos definir Comportamento Organizacional como uma ‘cultura’ que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhor o convívio dentro de empresas, padronizarem uma forma de comportamento e satisfazer clientes.

O comportamento Organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais.

Com foco no estudo do comportamento humano, com ênfase em ações e atitudes de cada individuo. Com foco em atingir a cidadania organizacional.

O Comportamento Organizacional Explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê Eventos Futuros, e através de uma ação especifica, estabelece resultados. Controla a contribuição integrante do comportamento humano nas organizações.

Identifica-se especificamente com estudo de pessoas/grupos e interações nas estruturas organizacionais. Abrange conhecimento em psicologia, sociologia e administração; com foco em quatro tipos de comportamento: Produtividade, Absenteísmo, rotatividade e Cidadania Organizacional. Preocupa-se com a Eficácia e Eficiência no Trabalho.

A melhoria das habilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. Deve-se ter qualificação e compreensão de culturas, aceitando todos os tipos de raças existentes, condições sexuais, deficiências, etc.

Deve-se fortalecer as pessoas, e dar poder para realizar, influenciar e melhorar não só na vida pessoas mas nas organizações principalmente. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudanças.

O temperamento das pessoas pode afetar a imagem das organizações; o comportamento Organizacional é aplicado supostamente para ensinar as pessoas a separarem vida pessoal da vida profissional, cautela nas palavras e em ações é excepcional.

Finalidade:

“O Comportamento Organizacional é o campo de estudo orientado no sentido do desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento e do uso de tal conhecimento para auxiliar as pessoas a serem mais produtivas e a sentirem-se mais satisfeitas no contexto de uma organização.

Em síntese, podemos concluir que a finalidade do Comportamento Organizacional é contribuir para a saúde organizacional, sendo esta perspectivada como um conceito multifacetado, que deve ser operacionalizado através de indicadores de bem-estar relevantes

o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as ciências políticas.

Psicologia

A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento. estudos sobre aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades e forças motivacionais, satisfação com o trabalho, processos de tomada de decisões, avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, técnicas de seleção de pessoal, planejamento do trabalho e estresse profissional.

Sociologia

A sociologia estuda as pessoas em relação umas às outras. Assim, a contribuição dos sociólogos foi no estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente aquelas formais e complexas.

Psicologia social

A psicologia social é uma área dentro da psicologia que combina conceitos desta ciência e da sociologia. Seu foco é a influência de um indivíduo sobre o outro. Um dos temas mais investigados pela psicologia social é a mudança.

Antropologia

A Antropologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. para se compreender melhor as diferenças nos valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre pessoas em diferentes organizações.

Ciências políticas

As ciências políticas estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Alguns tópicos específicos dessa área são a estruturação de conflitos, a alocação de poder e como as pessoas manipulam o poder para o atendimento de seus próprios interesses.

Fortalecendo as pessoas

Se você pegar qualquer publicação sobre negócios, encontrará matérias sobre a mudança no relacionamento entre os administradores e aqueles que, supostamente, são por eles gerenciados. O processo de tomada de decisão está sendo levado para o nível operacional, em que os empregados estão tendo a liberdade de fazer escolhas sobre cronogramas e procedimentos e de resolver sozinhos problemas relacionados com seu trabalho. Um crescente número de empresas vem adotando as equipes autogerenciadas, em que os trabalhadores operam praticamente sem qualquer chefia externa.

Quais são os principais determinantes da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade e da satisfação com o trabalho? A resposta a esta questão nos leva às variáveis independentes.

Variáveis no Nível do Indivíduo: As pessoas entram para as organizações com determinadas características que vão influenciar seus comportamentos no trabalho, tais como: características biográficas, como idade, sexo e estado civil; características de personalidade; estrutura emocional; valores e atitudes; e níveis básicos de capacitação. Essas características pouco podem ser alteradas pelo esforço de gerenciamento e tem grande impacto sobre o comportamento.

Variáveis no Nível do Grupo: O comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que fazem parte dele. A complexidade de nosso modelo aumenta quando compreendemos que o comportamento das pessoas é diferente quando elas estão sozinhas ou em grupo.

Variáveis no Nível do Sistema Organizacional: O comportamento organizacional alcança seu mais alto nível de sofisticação quando somamos a estrutura formal ao nosso prévio conhecimento do comportamento dos indivíduos e dos grupos. Da mesma forma que os grupos são mais que a soma de seus membros individuais, a organização também é mais que a soma dos grupos que a compõem. O desenho da organização formal, os processos do trabalho e as funções, as políticas e práticas de recursos humanos da organização e a cultura interna, tudo isso tem impacto sobre as variáveis dependentes.

Bibliografia

ROBBINS, Stephen P. – Comportamento Organizacional – São Paulo – Prentice Hall, 2002

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »