TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Gestão de Pessoas

Tese: Definição de Gestão de Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Tese  •  4.024 Palavras (17 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

É notório que hoje o conceito de gestão de pessoas que vivenciamos nas empresas e no dia-a-dia até mesmo dentro de uma ONG, retrata a evolução e o desenvolvimento que este conceito sofreu ao longo do tempo.

Hoje, estamos falando de uma ciência com linha de pesquisa e estudos devidamente comprovados e explicitados, mas há anos atrás pessoas eram apenas indivíduos que produziam dentro das empresas.

O ambiente globalizado propicia um fluxo muito maior e mais intenso de informações, o que aumenta a relevância de gerenciar pessoas de maneira efetiva. Entende-se que o grande diferencial dentro das organizações não é mais a tecnologia ou o maquinário, mas sim as pessoas.

Atualmente, o termo gestão de pessoas está ligado diretamente à área estratégica da companhia, deixando de ser visto apenas como um centro de custos como no passado.

O ambiente de trabalho e suas condições também mudaram drasticamente. A concorrência é fortíssima, o numero de empresas que fecham as portas por falta de recursos também é elevado e isso requer pessoas capacitadas e com diferenciais que lhe garantam sobrevivência no mercado.

O gestor de pessoas propriamente dito passa a ser o profissional que tem todo o perfil de liderança, possui conhecimentos específicos e com isso coordena a sua equipe ou grupo de trabalho.

Desenvolvimento

Definindo o conceito de Gestão de Pessoas.

Dentro da área de Gestão de Recursos Humanos o tema mais abordado é a gerencia que ocorre em torno das pessoas que compõe uma organização.

Essa gerência contempla a administração de tudo que se refere a essas pessoas (colaboradores), que se inicia no recrutamento e seleção, processo de admissão, salário, benefícios, apontamento de folhas de pagamento, passa por toda a vida do indivíduo pela empresa, e vai até o processo de desligamento do funcionário (se ocorrer).

Essa gestão deve ser estratégica e detalhista, para determinar com exatidão todos os processos que vão compor a administração da mesma.

A importância da Gestão de Pessoas no setor de RH é indispensável desde o recrutamento e seleção, visando selecionar pessoas com perfil e ideais compatíveis com o da empresa, e nas suas rotinas trabalhistas, uma vez que o papel principal da mesma é conciliar os interesses da empresa com as necessidades e expectativas dos colaboradores. Essa gestão tem o papel sutil e interminável de visar uma troca justa e de mútuos benefícios entre empresa e colaborador.

Desta forma, visa para a empresa a mão de obra qualificada dos colaboradores, e se torna eficaz e eficiente quando alcança o espírito de colaboração no qual o funcionário se sente parte da empresa e tem orgulho de fazer parte da mesma. Isso ocorre juntamente com a troca mútua onde a empresa reconhece, valoriza, e proporciona crescimento profissional para este colaborador. Esse fato é possibilitado pela administração de recursos com ferramentas tais como: gestão de talentos, plano de carreiras, avaliação de desempenho, remunerações e bonificações, entre outras.

De acordo com Fisher e Fleury (1998), a definição de Gestão de Pessoas é o “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.

Os objetivos da Gestão de Pessoas a longo prazo é:

• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.

• Proporcionar competitividade à organização.

• Proporcionar à organização funcionários bem treinados, preparados e motivados para desempenhar suas funções.

• Aumentar a auto atualização e satisfação dos colaboradores no seu trabalho.

Relatório Tempos Modernos

Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e o texto “Introdução à Moderna Gestão de Pessoas”.

Conforme verificamos no filme “Tempos Modernos”, o diretor e ator Charles Chaplin nos demonstra a falta de preocupação das fábricas de sua época com os colaboradores que trabalhavam para as mesmas.

Isso gerou um estresse muito grande na classe, que desencadeou as graves e uma crise financeira no país, além de evidenciar o grande contraste social existente em seu país. O filme demonstra como as fábricas se preocupavam somente com o lucro, e quantidade de produção, sem se atentar para a Gestão de Pessoas.

O filme pode ser utilizado como um excelente exemplo do que pode acorrer em uma empresa na qual não existe uma boa gestão de pessoas.

Se não há o cuidado da organização de proporcionar para o colaborador uma boa infra-estrutura social, acompanhada de boas condições de trabalho, remunerações justas, tempo de descanso adequado, e alternativas para combater a fadiga e o estresse, o mesmo não irá produzir de maneira eficiente e eficaz, minimizando a produção e o lucro da empresa.

A importância da gestão está em captar as necessidades e expectativas dos seres humanos que compõe a organização, treinando e orientando seu desempenho e aumentando seu conhecimento para que o mesmo possa cada vez mais aprimorar suas atividades, estando feliz e satisfeito com o seu serviço.

A gestão de pessoas bem aplicada faz com que o colaborador se sinta parte da empresa, consecutivamente o mesmo adquire um sentimento de orgulho pela organização, estando assim feliz com o seu trabalho, gerando mais produtividade e lucro para o que ele acredita fazer parte (e realmente faz).

Pesquisa empresarial através de Questionário.

Formulário de Pesquisa Empresarial.

Empresa: Virtua Empresa de Terceirização

CNPJ: 99.999.999/0001-99

Localização: Rua Felipe Carmona, 1234 , Osvaldo Cruz-SP

Segmento de Atuação: Terceirização de Processos de Negócios - BPO

Porte / Tamanho da empresa: Grande/ Multinacional.

Missão: Alavancar o sucesso dos nossos clientes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com