TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Gestão do Conhecimento

Artigo: Definição de Gestão do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Artigo  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Definição de Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento é o processo de criar continuamente novos conhecimentos, o que faz com que haja uma mudança no interior da organização.

Hoje as empresas estão cada vez mais competitivas, e se destaca mais a que tiver o melhor diferencial, a melhor estratégia, investindo em tecnologia, informação e recursos para que os colaboradores estejam sempre em competitividade.

A competitividade é importante para as empresas consigam solucionar todas as necessidades, e com os investimentos e esforços no conhecimento, conseguindo mapear seu capital intelectual e também compreender que podem agregar valores além dos financeiros, valores culturais e valores humanos, junto com a tecnologia, tende-se uma visão de maiores possibilidades, partindo da criatividade que todo ser humano tem.

• A Gestão do conhecimento está intrinsecamente ligada à capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado. (TERRA, 2004)

Em pesquisa ao site www.administradores.com.br, a gestão do conhecimento tanto em setores públicos ou privados, necessita de pró-atividade e reinventar-se a cada dia, tornado assim um benefício a favor da organização e também para o próprio colaborador.

Conforme ressalta Nonaka (2013), “ Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento”. Uma empresa precisa entender e internalizar a gestão do conhecimento nos seus mecanismos de trabalho e transferir este conhecimento para os colaboradores de maneira mais eficaz que seus competidores.

Inkpen (1998) ressalta, “A criação do conhecimento representa um processo em que o conhecimento dos indivíduos é amplificado e internalizado como parte fundamental da gestão do conhecimento organizacional”.

Nonaka e Takeuchi (1997) caracterizam a criação do conhecimento como um processo mutável que envolve interações entre os vários níveis organizacionais, direcionando os indivíduos que amplificam, estendem e disseminam seu conhecimento.

Neste sentido os autores ressaltam e afirmam que o conhecimento essencial inclui os valores humanos e ideais, que o mesmo precisa ser entendido, disseminado para assim passar a ser internalizando e que os recursos internos das organizações tem sido cada vez mais utilizado na criação de vantagem competitiva.

O conhecimento é formado por dois componentes dicotômicos e aparentemente opostos; conhecimento explicito e conhecimento tácito.

Conhecimento explicito é o que você pode transmitir ao individuo, tanto formal como sistematicamente;

Conhecimento tácito são modelos mentais inseridos em nos que consideramos naturais.

Nesta visão de gestão do conhecimento é necessário que haja esses 2 opostos, pois é preciso entender o quão opostos é as pessoas para que assim possa engajar cada um nessa visão de gestão do conhecimento, pois os dilemas, as dualidades, polaridades, dicotomias, estão todas ligadas nesta visão.

Questões

a) Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com