TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Planejamento

Trabalho acadêmico: Definição de Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA

PROCESSOS GERENCIAS

Roberio Duarte dos Santos

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

MACAPÁ / AP.

2013

1.1. Introdução

Este trabalho visa compreender o planejamento como uma das principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo durante a busca do bom desempenho.

O Planejamento tem se tornado o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente. Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa. Empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus interesses.

1.2 Definição de Planejamento

Planejamento é a maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas, se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro.

O planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política, o planejamento é uma previsão baseada em probabilidades. Eles são criados pelos executivos tomam decisões que comprometem o futuro recursos correntes de tempo e dinheiro. As durações desses compromissos estão crescendo sem parar em: estratégias e tecnologia, marketing, manufatura, desenvolvimento de funcionário.

1.3 Tipos de planejamento:

a. Planejamento estratégico: ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguirem. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro;

b. Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio) , que tomam decisões de médio prazo, o planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático;

c. Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, estão submetidos a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.

Por fim, com as leituras realizadas, pôde-se entender que o planejamento é a fase mais importante na obtenção do sucesso pessoal e profissional, o bom empreendedor é aquele que possui visão de futuro. O planejamento define cada passo da nossa próxima atitude, mas nem tudo está sob seu controle, o que devemos fazer é tentar corrigir as possíveis falhas em tempo hábil, transformando-as em exemplos que não devem se repetir.

2.1 Projeto Social

O Projeto escolhido pelo grupo foi “Campanha solidária” nosso objetivo é mobilizar os acadêmicos, professores e voluntários para recolha de alimentos para crianças carentes das áreas de ressaca da cidade e assim, estimular a compreensão e a solidariedade de todos os voluntários.

Tema: Campanha doe um alimento

Missão: Contribuir de forma solidária com prestação de serviços não remunerados em benefícios das crianças carentes, doando tempo e conhecimento, atendendo tanto as necessidade do próximo ou aos imperativos de uma causa como as suas próprias motivações pessoais.

Divulgação do Projeto: A divulgação será feita através de anexos no e-mail e cartazes com a divulgação da arrecadação e o convite entregue para todos os alunos e professores do polo. Sendo a divulgação anexada em pontos estratégicos das unidades do polo, assim como as caixas para a coleta das doações. A mobilização em prol das doações ocorre acompanhada das listas de adesões da ação de sala em sala, incentivando os alunos e professores a participarem. Foi estipulado o prazo de uma semana para a contribuição a partir da data divulgada, de modo que a entrega ocorresse antes do recesso.

Desenvolvimento do Projeto:

a. Pontos Positivos: A disponibilidade de alguns Colegas de agir de forma solidária em relação ao próximo; Acreditar que cada pessoa é agente de transformação da própria vida e do mundo em que vive.

b. Pontos Negativos: É importante que seja estimulado com frequência atos de participação, prática da boa cidadania. Maior adesão dos acadêmicos e professores; Incentivar os colaboradores sobre os compromissos que precisam assumir para ações perante a sociedade. Envolvê-los as entregas dos donativos às crianças.

Comentários e Sugestões: É fundamental sensibilizar o maior número de acadêmicos e professores possíveis, para obtermos uma maior adesão destes não só no polo de Caxias MA, como nos outros polos e na matriz da faculdade. O sucesso da Campanha depende do coração solidário de cada um. Aproveitar dessa oportunidade para abrir os olhos das necessidades do próximo. Planejar as datas das ações, de modo que não fique muito próxima a divulgação da data de entrega, assim a mobilização de funcionários e parcerias a serem fechadas se torna mais abrangentes. As crianças beneficiadas são escolhidas através de sugestões de colegas e colaboradores, para tanto é feito um levantamento de dados em relação às necessidades apresentada no local, é feito um diagnóstico. A cada ano será escolhido um bairro diferente de acordo com suas necessidades, visando atender maior número possível de crianças carentes de Macapá.

Metodologia: Nosso projeto será implantado com base na seguinte metodologia.

Metodologia para implantação de um projeto social:

a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com