TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de gestão de pessoas

Relatório de pesquisa: Definição de gestão de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Definição de Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é um processo contínuo que requer muito discernimento e mentalidade para desenvolver, gerir, acompanhar, monitorar as pessoas, conduzi-las para o trabalho em equipe na qual cada uma dispõe de algo e contribuem com suas qualidades, as empresas oferecem a empregabilidade. Os parceiros também investem seus recursos na medida em que obtêm retornos e resultados satisfatórios de seus investimentos, esses até então eram os maiores beneficiados.

A gestão de pessoas é definida como estruturação e visão de crescimento e desenvolvimento. O crescimento da organização requer maior complexidade de recursos para movimentação de suas transações, esse fator requer também aumento de capital, inserção de tecnologias eficientes e eficazes, desenvolvimento de pessoas, organização de setores e atividades de apoio. O aumento de pessoas é uma conseqüência desse desenvolvimento que tende a qualificar e ampliar seus conhecimentos a respeito dos assuntos que envolvem a empresa. Focar nas habilidades e agilidades dos colaboradores será indispensável para ganhar na competitividade do negócio ou até mesmo estar à frente do segmento determinado pela empresa.

Segundo Chiavenato (2004), o contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As organizações necessitam das pessoas para desenvolverem seus trabalho e obter resultados para que possam continuar se mantendo no mercado, gerando receitas e lucros para todos envolvidos no processo, em contra partida as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações, dispondo de seu tempo para adquirirem renda e manter suas despesas pessoais. Além da parte financeira, as pessoas estão interessadas em crescimento pessoal, profissional, competitividade, reconhecimento e posicionamento social.

Nesse sentido, as pessoas dependem das organizações para obterem sucesso.

Mudanças Organizacionais

Com o passar do tempo as mudanças foram ocorrendo, durante essas mudanças houve algumas Eras Organizacionais, para falar de gestão de pessoas em um ambiente competitivo, precisa-se relembrar as três épocas vividas pela humanidade. Ao longo do século XX, houve três eras organizacionais, são elas: Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.

Era Industrial Clássica

A Era organizacional ou da industrialização Clássica compreendeu o período de 1900 a 1950 e contava com uma estrutura organizacional predominantemente burocrática, funcional, piramidal, centralizadora, rígida e inflexível. Havia ênfase no departamento funcional, na centralização das decisões no topo da hierarquia e no estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento das pessoas.

A cultura organizacional predominante era baseada na teoria X, com foco no passado, nas tradições e nos valores conservadores, com ambiente organizacional estático, previsível e com poucas e gradativas mudanças.

A Teoria Clássica da Administração e o Modelo Burocrático surgiram como a media exata para as organizações dessa época.

As pessoas eram consideras como fatores de produtos inertes e estáticos. A Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com