TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de planejamento

Projeto de pesquisa: Definição de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.615 Palavras (15 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Polo de Santo Anastácio - SP

André Luiz Feba Chaves RA: 422992

Kaique Barros Huss RA: 423072

Tailise Gonçales Domingos RA: 423126

ATPS Processos Administrativos

Profa EAD: Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Prof. Tutor: Ozório Torquato Junior

Santo Anastácio-SP

01 de junho de 2014

Etapa 1.

Definição de Planejamento

O planejamento é uma ferramenta muito importante dentro de uma empresa, é com ela que podemos analisar uma maneira de como a empresa irá ou deverá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos seus objetivos. Um planejamento é realizado e seguindo para que evite que uma empresa tenha sua marca no mercado falida. Existem três tipos de planejamento sendo eles:

• Planejamento estratégico: ele é elaborado pelos donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretendem chegar e o que se deve ser feito para eles conseguir.

• Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de médio prazo.

• Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, está submetido a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.

Pesquisa comparativa

Os livros utilizados para pesquisa foram:

• Teoria Geral da Administração - Antônio Cesar Amaru Maximiano (6ª edição).

• Administrando em Tempos de Grandes Mudanças – Peter F. Drucker. Para o escritor Maximiano todos os planejamentos passam por três passos:

1) Aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização;

2) Processamento dos dados de entrada transforma informações para produzir novas informações;

3) Preparação de um plano (ideias). E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes. Já para o escritor Drucker, o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política, o planejamento é uma previsão baseada em probabilidades. Para ele o planejamento foi criado pelos executivos para tomarem decisões que comprometem o futuro recursos correntes de tempo e dinheiro. Ao fazer o planejamento deve ser perguntar “O que é mais provável que aconteça”? “e” O que já aconteceu que irá criar no futuro.

Comparação: no livro PLT existem três níveis diferentes de fazer um planejamento e três cargos diferentes que os produzem, já o planejamento para Drucker é exclusivamente dos executivos que planejam pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre os acontecimentos do passado, presente e futuro, existindo apenas uma maneira de planejar.

Analisando criteriosamente os artigos indicados na ATPS.

De acordo com o Professor Paulo Barreto dos Santos o verdadeiro empresário busca manter o foco, isso requer planejamento. Ao tomar a iniciativa de se começar a planejar seus negócios o empresário tem que ficar ciente que nem sempre é possível acertar tudo e sim diminuir decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos e processos futuros.

O professor Roberto Shinyashiki mostra em seu texto que um empresário para obter sucesso precisa ter visão para conseguir enxergar o que está escondido nas entrelinhas e se antecipar, se tornando um verdadeiro empreendedor. A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser e acabam assumindo riscos calculados, gerenciando as crises e avaliando as reais chances de sucesso.

Ao ler os dois trechos a cima pode concluir que um empresário de sucesso necessita ter uma visão no presente de como poderá ser o futuro, é preciso também ocorrer um planejamento de cada decisão que será tomada, para evitar possíveis surpresas indesejáveis e mesmo que isso ocorra o empreendedor vai estar devidamente preparado para assumir seu fracasso e assim dar a volta por cima e manter o otimismo e a paixão pelo que faz e isso tornam o principal combustível, mantendo-se cada vez mais autodeterminado. Sendo assim o planejamento faz com que a empresa tenha decisões mais claras diante de qualquer problema.

Há três tipos de planejamento:

• O planejamento estratégico que são: decisões de longo prazo, ele é quem define onde se pretende chegar e o que deve ser feito.

• O planejamento tático que são: decisões de médio prazo.

• O planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa.

• E o planejamento operacional que é onde diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, está submetido a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.

Na comparação entre o livro de Maximiano e o PLT, referente ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, já no livro PLT cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de duração para o planejamento.

Já para o Professor Paulo Barreto dos Santos o empresário necessita ter o planejamento, pois ao tomar a iniciativa de se começar a planejar seus negócios o empresário tem que ficar ciente que nem sempre é possível acertar tudo e sim diminuir decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos e processos futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com