TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição do comportamento organizacional

Tese: Definição do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 1

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Karla Sampaio (2012), Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. Com o objetivo de alcançar produtividade, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade e também promovendo a cidadania organizacional. Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, esse estudo enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, produtividade, desempenho humano e administração. A importância é atuar de forma mais adequada no contexto organizacional, desenvolvendo a habilidade interpessoal (relacionamento), que é muito importante para haver um trabalho gerencial eficaz. Toda empresa tem colaboradores com comportamentos distintos:

* O expansivo e brincalhão – costuma ganhar a simpatia de todos;

* O mais acomodado – sempre levando as piores broncas;

* O líder natural – focado em resultados e objetivos;

* O calado e introvertido – às vezes surpreende na execução de determinadas tarefas.

Enfim, inúmeros tipos de personalidades que, quando combinadas, podem fazer maravilhas pelos resultados e faturamentos de um empreendimento ou simplesmente arruiná-lo. No mundo corporativo, os profissionais são constantemente avaliados (360º), sendo observado desde a entrega e resultado do seu trabalho até a forma como esse empregado comporta no dia a dia da empresa. As posturas desagradáveis, quando o assunto é comportamento, são:Concorrência desleal; Recusa em aceitar desafios; Denegrir colegas de trabalho; Individualismo; Falta de humildade; Ser intolerante e inflexível; Não assumir suas falhas; Expor assuntos confidenciais da empresa; Não valorizar contribuições de colegas; Não ter pontualidade na entrega de compromissos. Quando se trata em gerir pessoas nos referimos a criar e sustentar as melhores condições organizacionais, isso pra usufruirmos da máxima produtividade de cada colaborador, que é fruto do clima organizacional adequado para o serviço. Podemos citar algumas ferramentas para viabilizar este objetivo: Adoção de planos de Cargos e Salários justos; Ambiente de Trabalho confortável, seguro e limpo e Gestão por Meritocracia (que toda empresa séria deveria adotar e, inclusive o poder público).

O ser humano é motivado a tomar suas decisões por instintos, necessidades e sempre motivada por fatores externos, e, o que vai determinar o comportamento das pessoas dentro das empresas é o “motivo” para a ação ou a motivação. As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano.

Passo 2

COMPARAÇÃO ENTRE DOIS AUTORES.

Para Stephen P. Comportamento Organizacional é o estudo sistemático do comportamento humano e que esta sempre focando em ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos, acontecimentos e fenômenos. A previsão esta direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação especifica. As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas. Para Orlindo, o comportamento organizacional consiste em estabelecer relações formais entre as pessoas, e entre os recursos, para garantir os objetivos propostos. A matéria mais importante nas organizações é a observação das pessoas trabalhando em conjunto, assegurando que a pessoa certa, com as qualificações certas, está no local e no tempo certo para que melhor sejam cumpridos os objetivos. Para que uma organização exista são necessárias as seguintes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com