TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições De Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Definições De Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 7

DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Sampaio (2007), comportamento organizacional é aplicado em pessoas, grupos ou organizações, tendo como estimulante às necessidades e motivos que aquela pessoa, grupo ou organização tem, fazendo que os conhecimentos voltem para a mesma, seguindo resultados melhores de produção, flexibilidade no trabalho e lidando com as pressões sociais, econômicas, culturais e política, também o comportamento organizacional é focado em ações e atitudes para a redução de problemas como falta de funcionário e rotatividade dentro de uma organização, ou seja, manter a ordem.

O propósito aplicado de C.O corresponde em explicações, previsões de comportamento do ser humano, explicando determinados acontecimentos, fenômenos e fatos sempre com feedback para manter ou extinguir certos comportamentos, sejam eles errados ou corretos, visando o futuro de tal pessoa grupo ou organização.

Tendo como conceito a psicologia, sociologia e administração e habilidade interpessoal (habilidade interpessoal esta relacionada absolver situações difíceis com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizados).

As principais oportunidades e desafios no C.O é manter a satisfação do cliente em todos os aspectos, trabalhando a gestão de qualidade (gestão de qualidade é o gerenciamento do produto pra que o cliente possa avaliá-lo como perfeito ou quase e ao mesmo tempo sugerir melhorias).

Evoluir as habilidades humanas, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente e etc..

Trabalhar com pessoas de diferentes culturas e a adaptação de gerenciamento, técnicas para aumentar a ideia da pessoa, grupo ou organização para a realização de projetos e objetivos traçados.

O C.O ajuda manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, a manter desafios e competitividade global das organizações, manter o clima ético e saudável. SAMPAIO, KARLA (Acessado em 10/03/2013) link: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/comportamento-organizacional-principios/13911/

DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Sampaio (2007), comportamento organizacional é todo comportamento do colaborador dentro da organização, que agrega sua postura profissional, flexibilidade, aceitação de feedback entre outros. Focado também em ações e atitudes para resolução de problemas mantendo assim a ordem, tendo como conceito a psicologia, sociologia, administração e habilidade interpessoal, seu principal desafio é manter a satisfação do cliente. O comportamento organizacional ajuda a manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, manter o clima ético e saudável da organização. Segundo Senge (2008), comportamento organizacional se resume a cinco regras para manter o sucesso da organização. Sendo eles: domínio pessoal: canalizar energias e objetivos para alcançar o alvo desejado; modelos mentais: a ideologia deve ser observada, pois pode viabilizar o caminho para o sucesso ou para o fracasso; visão compartilhada: trabalha em equipe, mesmo com suas atividades distintas; aprendizagem em grupo: desenvolvimento para extrair as melhores tendências; pensamento sistêmico: analisar a organização por partes pensando na organização como todo.

QUADRO COMPARATIVO

SISTEMA

ABERTO

A organização concebida como um sistema aberto, a partir da teoria geral dos sistemas, desenvolvido por BERTALANFFY (1969), fundamentado em conceitos da biologia, caracteriza-se por interagir com o ambiente e por passar por constantes adaptações, como ocorre com os seres vivos. Por outro lado, a concepção das organizações como sistemas abertos, trouxe para o âmbito organizacional conceitos próprios da biologia, como: homeostase, entropia e entropia negativa, e equifinalidade. http://www.eps.ufsc.br/disserta98/bezerra/cap4.htm Acessado em: 22 de Março 2013

SISTEMA

FECHADO

O pensamento mecanicista tratou as organizações como máquinas, ignorando a existência do homem, através da decomposição analítica do trabalho, reduzindo a liberdade de ação dos trabalhadores, em favor do controle exercido por suas máquinas e supervisores. A organização, sob essa ótica, era vista como um sistema fechado e que não interagia com o seu ambiente. http://www.eps.ufsc.br/disserta98/bezerra/cap4.htm Acessado em: 22 de Março 2013

ENTREVISTA: MARIO PERSONA

Refletindo sobre a entrevista lida podemos observar que, mudanças são necessárias para que os empreendimentos mantenham atualizados e competitivos, já que uma empresa que não acompanha as mutações do mercado esta praticamente fadada a tornar-se obsoleta. Porem mudar não é tão simples como se imagina, mudanças requerem planejamento, estratégias, preparação de pessoal para aderirem aos novos projetos (uma vez que existem pessoas que tem dificuldades em sair da sua zona de conforto), e até mesmo um plano ‘B’.

Retomando a questão de pessoas que tem preferência por manter-se na previsibilidade, o que pode ser visto por alguns como algo não tão bom assim, Mario Persona afirma:

Sim, pois uma empresa que tenha apenas visionários certamente nunca ira terminar o que começou e acabara vivendo fora da realidade. Por mais radical que a mudança possa ser, é preciso que exista nela certo equilíbrio, algo como o botão de desfazer que temos em nosso processador de textos. Toda mudança deve ter um “Plano B" e alguém precisa ser a pessoa com os pés no chão para elabora-lo e manter ao alcance da mão. Baseado em:

http://www.mariopersina.com.br/entrevista_revista_supermercado.html

Acessado em: 13 de Março 2013

Neste comentário Mario P. exalta o valor das diferenças que é o que gera o fator equilíbrio.

Conclui-se então, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com