TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições De Planejamento

Pesquisas Acadêmicas: Definições De Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho retrataremos quais são as definições, os tipos de planejamento por vários autores e a importância de se planejar para ser um empreendedor e uma empresa de visão em busca do real sucesso.

DEFINIÇÃO E TIPOS DE PLANEJAMENTO

O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida em longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas, se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referentes às decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:

• Planejamento estratégico: ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito. Ele desenvolve seis etapas principais: a determinação dos objetivos empresariais; a análise ambiental; a análise interna da organização e de seus recursos; a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas; a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais e, sobretudo, o acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados. O Balanced Scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas (financeira, cliente, processos internos e desenvolvimento de pessoas). Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.

• Planejamento Tático: é o nível intermediário da empresa, ele aborda uma área especifica (um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional. O planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.

• Planejamento Operacional: ele está voltado basicamente em o que fazer e como fazer com a intenção de otimizar e maximizar os resultados e estão submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos que servem para estabelecer a seqüência de passos ou etapas a serem seguidas para a execução dos planos, sendo transformados em rotinas e expressos fluxogramas ou lista de verificações. Os orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro (fluxo de caixa, orçamentos, manutenção, despesas) e os programas são planos operacionais relacionados com o tempo (cronograma, o gráfico de Grantt, o PERT).

CONFRONTO DE DEFINIÇÕES

A pesquisa comparativa das definições sobre planejamento foi feitas com as seguintes fontes bibliográficas: Teoria Geral da Administração – Antônio César Amaru Maximiano e Administrando em Tempos de Grandes Mudanças – Peter F. Drucker.

Para Maximiano todos os planejamentos passam por três passos:

1 – aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização;

2 – processamento dos dados de entrada transforma informações para produzir novas informações;

3 – preparação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com