TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissiona

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

NOME

DANIELA T. T.

RA

3007654345

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Comportamento Organizacional

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Empreendedorismo

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Técnicas de Negociação

Tutora EAD: Monica Castro

SÃO PAULO / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Comportamento Organizacional

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Empreendedorismo

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Técnicas de Negociação

Tutora EAD: Monica Castro

Trabalho desenvolvido para o Curso de  Recursos Humanos disciplinas norteadores Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho, Técnicas de Negociação, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional 2015_01, sob orientação do (a) tutora EAD Monica Castro.

SÃO PAULO / SP

2015

SUMÁRIO

Introdução                                                                                           _        01

Desenvolvimento                                                                                02

Conclusão                                                                                         06

Referências                                                                                         07

        


INTRODUÇÃO

Esse trabalho propõe a reflexão sobre a atuação do profissional e os desafios enfrentados no dia-a-dia dentro de uma organização. Exemplificarão as ferramentas disponíveis que visam atenuar as questões, facilitar a gestão e capacitar os profissionais.

Será demonstrado um plano de ação, para resolução de um conflito gerado à implantação de um projeto de reestruturação para a seção de corte e costura de uma empresa que precisa se reestruturar.

O Comportamento organizacional auxilia no estudo das organizações e no comportamento dos indivíduos que a compõe. A sociedade exige trabalhadores que possuam conhecimento em vários níveis. Hoje o trabalhador não pode ficar estagnado no conhecimento. Deve estar sempre se reciclando, transformando-se.

O empreendedor tem papel diferenciado e precisa estar preparado para a readministração, saber liderar permitirá que atinja o objetivo. Segundo Ralph Stogdrill (1950), “Liderança é um processo de influenciação voltado para o atendimento de um objetivo.”

Deverá possuir muitas habilidades como saber negociar, lidar com o novo modelo de profissional, que conhece a missão os valores da organização e se identifica com ela. Mudanças causam incertezas. É necessário planejar e estar apto para corrigir as discrepâncias entre o planejado e o real, contornando as situações que as mesmas causarão.

Veremos como podemos agregar às mudanças, que muitas vezes de primeiro momento são vistas como conturbadas e desnecessárias, aliadas ao planejamento e a capacitação, que unidas à motivação, a boa liderança, e a vontade de se desenvolver profissionalmente podem fazer toda a diferença na implantação de um novo projeto.

DESENVOLVIMENTO

A empresa de consultoria foi contratada com a finalidade de apresentar proposta de solução para os conflitos gerados na seção de corte, costura e acabamento devido a sua reestruturação. Foi analisada a situação, sendo traçado o perfil do empreendedor, a necessidade de constante atualização, e a dinâmica de motivação e capacitação profissional.

 

O empreendedor deve ter diretrizes traçadas para nortear o seu trabalho, são elas: Visão de futuro, determinação e dinamismo, dedicação, saber tomar decisão, ser independente, organizado, assumir riscos calculados, planejar, são líderes formadores de equipes, são bem relacionados. Devem sempre aprimorar o seu conhecimento sobre a gestão empresarial. Isso porque o mercado, as tecnologias, o conhecimento e as pessoas estão em continua evolução. Se, por um lado é importante valorizar ações de gestão que estão dando resultados, por outro lado é fundamental que a empresa não se acomode nelas, sob o risco de não acompanhar as mudanças e demandas. Como gerente de seu negócio, deve possuir espírito de liderança, planejando os atos e riscos que irá assumir e dedicar-se muito procurando dominar ao máximo os assuntos voltados ao ramo de confecções e assuntos ligados ao empreendedorismo.

Acerca do problema na seção de corte, costura e acabamento será necessário efetuar um trabalho de conhecimento individual. Os funcionários deverão ser ouvidos individualmente acerca dos seus receios e apreensões, para que sejam identificados os seus pontos fortes, fracos e habilidades, que possam ser trabalhados. É necessário expor os pontos positivos da mudança, com a aquisição do novo maquinário e como ela se agregará ao seu dia-a-dia. Deverão ser aplicados treinamentos/ capacitações individuais, respeitando o limite e celeridade de aprendizagem de cada um. Com o grupo, será realizado um trabalho motivacional que os valorize como seres humanos e profissionais, auxiliando-os na vida pessoal quanto profissional. Serão desenvolvidas ações, com que visam transformar o grupo em uma equipe, que reconhecerão a necessidade de alcançar um objetivo, saberão se apoiar e a lidar com os conflitos, criando sinergia. O objetivo dessas medidas é que os funcionários sintam-se valorizados, motivados e felizes, reduzindo o stress, criando um ambiente de trabalho saudável, sem receios ou temores, com o consequente reflexo na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com