TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Pedagogia

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

VALPARAISO-GO

DESAFIO PROFISSIONAL

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO E

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Tutor Presencial:

Tutor a Distância

Valparaiso - GO

2015

Introdução

 

Com as modificações ocorridas na sociedade e na visão das pessoas foi possível construir aos poucos uma imagem diferente da educação. Ser professor hoje já é uma coisa mais complexa, antigamente professor vinha para ensinar, hoje além de ensinar ele tem que dar carinho, dar atenção, trabalhar o social, o psicológico. A educação e considerada um fator importante na transformação da sociedade. A competência do professor é tão importante tanto para ele como para a escola. A competência profissional também significa a capacidade de saber identificar problemas, usar e mobilizar todos os recursos existentes, inclusive os conhecimentos teóricos e práticos para exercer as diferentes demandas da atividade escolar, portanto é ter e ser capaz de responder os desafios que a realidade apresenta, e isso, não se aprende apenas estudando.

Passo 01

A construção da identidade profissional na educação infantil, precisa ser discutida à luz do contexto histórico e cultural e considerar que ela não se constrói independente das identidades individuais e sociais. Ela perpassa por um processo que é dinâmico, complexo e que precisa ser analisado em suas múltiplas dimensões, sendo, portanto, necessário considerar os significados e os sentidos construídos no diálogo, nos acontecimentos e nas relações que assinalam as trajetórias dos profissionais.  A pedagogia historicamente ofereceu a formação em nível superior, desde a década de 1930, demonstrando seu projeto político-pedagógico, ao aliar a licenciatura ao bacharelado, em cursos que formam concomitantemente o professor e o profissional da educação infantil, garantindo um espaço pedagógico de interação entre a formação geral e a profissional. O curso normal superior, recriado pela lei 9394/96, traz uma polêmica ao separar a formação docente da universitária, propor um curso com menor tempo de formação, fragmentar o cuidar do educar e desqualificar o quadro de profissionais responsáveis pelo curso. Educação infantil, formação docente, profissionalização, creche, pré-escola. O profissionalismo docente vista na perspectiva das educadoras da infância, envolve um trabalho integrado da educadora com as crianças e as famílias, em que os profissionais colocam em ação “seus conhecimentos, competências e sentimentos, assumindo a dimensão moral da profissão”. Essa especificidade é consequente das características da criança pequena cujo trabalho exige enxergar a globalidade, o desenvolvimento infantil numa perspectiva holística; a necessidade de atenção privilegiada aos aspectos emocionais ou sócio emocionais da criança; a interação e dependência da família.  A formação profissional para a educação infantil ressurge com o clima instaurado após a Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei Orgânica de Assistência Social. Tais dispositivos inserem a criança de 0 a 6 anos no interior do sistema escolar, na educação básica, garantindo o direito da criança à educação e, consequentemente, impondo ao Estado a obrigatoriedade de oferecer instituições para essa faixa etária à formação de profissionais de educação infantil começa a ser discutida, com maior vigor, neste final de milênio, em virtude das especificações da lei 9394/96, que propõe em seu artigo 87, § 4: “Até o final da Década da Educação somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço”. Durante a Década da Educação – de 1997 a 2007 –, políticas de formação profissional para a educação básica deverão prever a formação dos quadros docentes em nível superior. Certamente para agilizar essa formação, a mesma lei cria uma nova modalidade de curso – normal superior – que, no interior dos Institutos Superiores de Educação, encarregar-se-ia da formação do profissional de educação infantil.

Passo 02

Encontre três professores da educação infantil questione sobre as motivações pela quais assumiram a carreira docente. Levante dados biográficos que considere relevantes dos professores.

  • Professora: Marlene Vieira 22 anos de profissão

 1)Quais os métodos e abordagens utilizados para docência na educação infantil?

R: Era trabalhado dinâmicas, explorando a oralidade na roda de conversa, utilizado pasta de gravuras, roda de leitura, vídeos educativos, musicalização entre outros.

  • Professora: Kamila Gomes 05 anos de profissão

1)Quais eram os métodos e abordagens utilizados para docência na educação infantil?

R: O método utilizado era o construtivista, no qual o educador não se limita na transmissão de conteúdos, mas favorece a atividade mental do aluno. Proporcionando elementos para que o educando construa seu conhecimento. O educador cria situações para que o aluno chegue ao conhecimento.

  • Professora: Lara Fonseca 13 anos de profissão

1)Quais eram os métodos de abordagens utilizados para docência na educação infantil?

R: Os métodos de antigamente exigia muita decoreba, usávamos a Cartilha e a educação ficava muito presa à teoria.  

Passo 03

  • Professora Marlene Vieira

1)Quais as razões que havia optado pelo magistério?

R: Na verdade eu fui obrigada, a escolher pelos desejos dos meus pais, mas com o tempo acabei amando esta profissão.

2) Como era a rotina em sala de aula?

R: As crianças era acolhidas com uma oração, em seguida cantávamos cantigas de roda, e ai sim iniciávamos a aula, depois o momento do lanche com uma oração de agradecimento, música meu lanchinho,depois retornava mos a aula , concluímos as atividades do dia, e enquanto as crianças esperavam a hora da saída ficavam brincando .

3)O que mudou em relação à profissão durante o tempo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (173.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com