TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Pedagogia Psicologias da Educação

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  2.142 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Pedagogia

2° semestre

Polo: São José dos Campos

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras: Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem e Redes Sociais e comunicação.

Maiara Maria Moura da Silva

R.A 2859108411

Luana Fernanda Maciel

R.A 2809966855

Stephanie Caroline Souza de Macedo

R.A 2850225331

Albertina dos Santos

R.A 9902001484

Silmara de Fatima Augusto Dias

R.A 2839297316

São José dos Campos

25 de Setembro de 2015

Introdução

A Terapia Assistida por Animais é uma técnica cientificamente comprovada e tem como objetivo específico utilizar animais em diversos tratamentos com seres humanos. As TAAs (terapia assistida por animais) surgiram em 1792 na Inglaterra para o tratamento de doentes mentais em um asilo psiquiátrico em Londres. Desde essa época a atenção de estudiosos já se voltava para os benefícios da relação homem-animal. Essas terapias têm como objetivo a inserção do animal na vida de pacientes em tratamento para que ele  se torne parte do processo de cura e melhora dos quadros de saúde dos assistidos. Partindo do princípio de que o amor e a amizade que podem surgir entre seres humanos e animais geram inúmeros benefícios.

A interação de crianças com animais geram diversos resultados beneficentes para todas as partes envolvidas. Para as crianças, logicamente, esse beneficio é maior. Com essa técnica as crianças mais tímidas se soltam mais com a intenção de brincar com o animal e as crianças mais hiperativas se tranquilizam com a intenção de cuidar do animal. E para as crianças que tem problemas mais sérios, como problemas motores, os animais conseguem faze-las estimular partes do corpo que no dia a dia não se estimulam com tanta força de vontade, inspirada pelo desejo de tocar o animal.

Existe também esse tratamento com animais para as crianças com problemas psicológicos, como depressão. Nesse caso a criança se sente importante e sabe que esse animal depende dela, que vão trocar carinhos e ter uma boa amizade.

E com esse contato mais direto com esses animais treinados para a terapia assistida todas as crianças se tornam responsáveis e cuidadosas, fator importante para o seu desenvolvimento.

No presente trabalho, iremos mostrar como o uso dessas terapias tem tomado um espaço cada vez maior nas salas de aula, e seus inúmeros benéficos pedagógicos.

A cura por meio de animais: terapias com animais favorecem

a saúde e o bem estar.

http://saudetotalonline.com.br/a-cura-por-meio-dos-animais-terapias-com-animais-favorecem-a-saude-e-bem-estar/ 

Objetivo da Terapia assistida por animais:

Mostra como uso das TAA tem sido cada vez mais eficiente, na pagina em questão mostra como pode ser tratada uma criança com Síndrome de Down ou Autista. Mostra em um vídeo o relato de um menino Argentino de apenas 5 anos de idade que não gosta de ter contato fisco nem com os pais , mas aos poucos o Emalaia (o cachorro  da família) que é da raça Labrador , consegue conquista a amizade do pequeno Hernán.

Principais comentários dos

Internautas em relação à

Terapia assistida por animais:

Os animais são sinceros, afetuosos, companheiros, inteligentes… só falta falarem. Meu labrador de oito anos é parte da família. Nós o adotamos quando ele tinha apenas 40 dias de vida. Cresceu junto com meus filhos e sempre foi importante para o desenvolvimento psicológico e afetivo deles. Adorei o artigo.

 Diz , Vera P

Que artigo maravilhoso, excelente tema a ser abordado! Acho de mais essa opção de tratamento! Me emocionei ao ver os vídeos postados acima! E muito legal você publicar os links sobre o assunto! Parabéns mais uma vez!!!!

Diz Douglas Chieri

Principais benefícios, riscos.

Ou dificuldades na aplicação

Da terapia assistida por animais

 Os benefícios da Terapia assistida com animais são inúmeros, eles usam cães para incentivar os portadores da síndrome a progredir em diversos âmbitos, em fatores como a dificuldade de aprendizado, problemas de coordenação motora e obstáculos para a interação social entre outros.

Como na maioria das Terapias encontramos algumas dificuldades na sua execução como: encontrar profissionais qualificados, animais adestrados, , e com o perfil característico para o tratamento em questão.

Uma das grandes dificuldades também e a aceitação dos pais, que ainda não tem um conhecimento mais profundo sobre os benefícios da terapia.

Escola de Educação Infantil Avião de Papel

1°Ano do ensino Fundamental

 Período :Manha

23 alunos

13 Meninas

10 Meninos

Descrição da Sala:

É uma classe composta por 13 meninas e 10 meninos. De modo geral a sala é bem esperta, comunicativa e entrosada. As crianças tem um bom relacionamento uns com os outros, gostam de participar de atividades propostas, de auxiliar os amigos e de realizar atividades em grupo.

Alguns alunos apresentam a fala meio infantilizada, demonstrando a dificuldade de se expressar, mas pela faixa etária (7 a 8 anos) não deixa de ser normal por enquanto.

É uma turma bem heterogênea, e há casos de inclusão, temos uma aluna com deficiência auditiva, que se relaciona normalmente com os demais colegas pelo fato de utilizar aparelho auditivo. Uma grande parte da turma tem facilidade na aprendizagem do conteúdo, porem dispersam a atenção facilmente. A turma gosta muito de participar de atividades pedagógicas e recreações como brincadeiras em sala e no pátio, contação de historias e uso de fantoches. Quando um tema é abordado através dos fantoches, percebemos que as crianças guardam o conteúdo rapidamente, e até imitam atitudes de personagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com