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Desafio profissional pedagogia

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  3.059 Visualizações

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Universidade Anhanguera – UNIDERP

Polo de Apoio Presencial de Sertãozinho - SP

CURSO DEPEDAGOGIA

DISCIPLINAS: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO.

Ana Carolina Moreno Ancheschi Matioli – RA 2855184435

Maiara Fernanda de Souza – RA 1586950680

Noemi dos Santos Benedicto - RA 1299109738

Vitória Marques - RA 2803874579

Desafio Profissional

                                           

Sertãozinho – SP

18/05/2015

Introdução

Em pleno século XXI, os avanços que a tecnologia tem trazido ao homem tem mudado o mundo. Os computadores e aparelhos eletrônicos tornaram-se tão essenciais na vida do ser humano que é quase impossível viver sem eles. Hoje, vemos mudanças assustadoras no rápido desenvolvimento das crianças pequenas ao usar com facilidade um dispositivo de última geração e até muitas vezes dar explicações de uso a um adulto. Como vivemos em um mundo moderno e globalizado, nosso país deve fazer o possível para acompanhar as mudanças que ocorrem mundo a fora, copiando o modelo de países de primeiro mundo em que a tecnologia é fundamental, principalmente dentro do sistema educativo.

Este projeto foi criado a favor da tecnologia na escola, apresentando as várias formas de se trabalhar com ela. Fragmentaremos o conteúdo para que a ideia que aqui propomos seja bem entendi.  

Desenvolvimento:

Passo 1:

Ambiente/ Sala Temática: Biblioteca interativa

Usuários: crianças e adolescentes.

Recursos tecnológicos

Justificativas e estratégia de curso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Computador

Nos dias de hoje estamos vivendo a era das tecnologias, e a cada dia nós nos deparamos com muitas informações.

Dessa forma na escola temos que trazer essa tecnologia como aliada para o processo de ensino- aprendizagem. Sempre apresentando a internet como facilitador nas buscas de novas informações e também mostrando o verdadeiro sentido do uso da internet nas escolas.

Aulas mais criativas, com mais informações aguçando assim a curiosidade de aprendizagem e a pratica de leitura dos alunos.

O uso do computador em salas de aula poder ajudar a desenvolver ainda mais os conhecimentos das crianças em várias atividades, pesquisas, leitura, hoje existe site desenvolvidos para usos das escolas para desenvolver as dificuldades de cada um em diversas matérias. Esse recurso vai facilitar a aprendizagem de línguas estrangeiras. Assim também pode se trabalhar com crianças com deficiência e problemas de visão onde possa desenvolver pela audição o uso do computador.

Retroprojetor

O retroprojetor é um recurso excelente para que o aluno possa visualizar o que já foi aprendido e concretizar o que foi ou será explicado, porque quanto mais informações e imagens melhor para a formação do aluno.

Expansão das informações didáticas

Com a ajuda de um retroprojetor, podemos ampliar as informações do contexto com imagens, texto que giram em torno do conhecimento geral, isso ajuda com que a aula se torne mais elaborada, fácil de ser explicada e entendida.

Lousa digital

A lousa 3D o aluno pode aprender de forma mais ilustrativa, especifica, e detalhada uma forma diferente de ensino, para aulas de ciência e geografia é um recurso perfeito para se apresentar um mapa, um corpo humano e etc.

É um avanço na escolar obter uma lousa 3D, matar a curiosidade como por exemplo de conhecer lugares no mapa virtual,

Câmera digital

Uma forma de registrar os momentos de atividades com os alunos, evolução das atividades o do aprendizado, pode usado também para expor os trabalhos das crianças em painéis e slides.

Trabalho em equipe e uma forma de apresentar ou expor os trabalhos, em desenho, pintura e colagem.

A câmera digital hoje dentro das salas de aula, pode ser uma evolução nos trabalhos em sala principalmente nas aulas de artes, onde podemos registrar atividades feitas com as crianças para ser expostas.

Tablet

O tablet não é um mero utilitário e sim é uma peça fundamental, para maior aprendizado do aluno em todas as dimensões desde a lição dada em sala de aula até em pesquisas, pode estar sempre perto do que um computador e podendo acessar sempre e onde quiser não se limitando a único lugar.

Pode ser usado para pesquisas e até mesmo atividades dadas em sala de aula.

Os tablets não são como material didático, eles são usados como material de apoio, isso pode ser um incentivo para as crianças e adolescentes a se interessarem mais e interagir com o conhecimento que os tablets podem proporcionar.

 Passo 2

O ser humano está sempre buscando formas de se aproximar cada vez mais de seus semelhantes e do mundo, e aperfeiçoou suas comunicações a ponto de não existirem mais distâncias que não pudessem ser vencidas.

Dessa forma, o professor pode direcionar o conteúdo pedagógico de forma personalizada, acompanhando o aprendizado de cada aluno individualmente.

Conceitos simples como destravar badges a cada lição concluída e apostilas baseadas em gameficação podem colocar a criança e o adolescente dentro de um meio ao qual ele já está acostumado e criar um interesse maior, além de uma vontade de evoluir, subindo níveis de um jogo que favorece o aprendizado. Tudo isso nos faz repensar o uso adequado da tecnologia ou a criação de uma didática capaz de direcionar o conhecimento em busca de novas possibilidades um roteiro eficaz

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