TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Pedagogia

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 4

HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA E DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

INTRODUÇÃO

Este trabalho nos propõe uma análise sobre a historia do magistério e da didática da alfabetização. Considerando que a educação é um processo amplo e complexo que abrange diversos sujeitos em diferentes modalidades de aprendizagem, que distingue e personaliza esse jeito de aprender.

Entretanto compreendemos que a aprendizagem é um processo contínuo de construção e superação do não aprender temporário. É fundamental ao pedagogo conhecer a bagagem que cada sujeito cognitivo construiu, para compreender suas estruturas mentais e seu modo de reflexão, tentando evoluir de um quadro mais simples e menos consistente para elaborações superiores. Esta construção de conhecimento implica numa inter-relação entre sujeitos, para que, num espaço de confiança, juntos possam recriar o conhecimento.

A PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

A educação é essencial para a vida e para a cidadania; é através da educação que as pessoas aprendem a ler, escrever e contar aprendem as bases científicas de como interpretar a natureza, interpretar a geografia, a história, as ciências sociais e as artes, desenvolvendo condições mínimas necessárias para viver em sociedade e adquirir cidadania.

A escola ensina as crianças à alfabetização, os números, o raciocínio, desenvolver o hábito de aprender a aprender que avanços vem sendo observado na educação, como no ensino de 9 anos, onde a educação é essencial e prioridade.

Geralmente as crianças na fase da Educação Infantil fazem de seus rabiscos verdadeiras obras de arte. Elas são como artistas, pois, conseguem através de rabiscos perceberem o mundo e dar sentido a ele de forma singular expressando criatividade e seus talentos artísticos.

Apesar das novas tecnologias não se pode substituir a criação artística e nem o brincar de uma criança, pois ela necessita desse desenvolvimento para ter sucesso em sua aprendizagem.

As representações visuais são importantes para que sejam desenvolvidas a expressão infantil, pois, as crianças começam a conhecer o mundo através dos sentidos, da repetição, do movimento, imitação, brincadeiras, jogos e demais linguagens expressivas. As artes se propagam na educação básica através da interação com modelagens, colagem, pintura e desenhos (CUNHA, 2012).

A arte tem suas especificidades e são amplas, pois, através dela as pessoas conseguem se expressar em todos os aspectos. Ela faz parte da formação integral da criança.

Segundo Coleto (2010) apud Silva; Silva (2011):

A arte é importante na vida da criança, pois é ela que ajudará no desenvolvimento da expressão e da criatividade do individuo, tornando-o mais sensível e fazendo com que ele veja o mundo com outros olhos. É por meio do trabalho com a arte que a criatividade da criança é trabalhada e desenvolvida. Dessa forma o trabalho das artes na educação infantil irá propiciar as crianças um momento em que elas poderão se expressar de forma livre e verdadeira, fazendo algo que lhes propicie prazer (SILVA; SILVA, 2011).

O ensino da arte faz parte da formação do individuo e isso faz com que sejam desenvolvidas a autonomia e a identidade, porém, apenas desenhar e pintar ou rabiscar são consideradas hoje algo empobrecido da arte porque a arte faz com que o homem tenha conscientização sobre a existência cultural e social.

A arte na educação contemporânea vai além de simples desenhos, rabiscos, ela de aprofunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com