TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional RH 4º Bimestre

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE ANCHIETA DE SÃO BERNARDO

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE

FERRAMENTAS E PRÁTICAS DE GESTÃO

E REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

São Bernardo do Campo / SP

Novembro / 2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................ 4
  2. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ................................................................ 5
  3. AÇÕES SUGERIDAS PARA ADEQUAR O IMPACTO AMBIENTAL ................... 9
  4. CUIDADOS JURÍDICOS PARA CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS ................... 11
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................... 12
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................... 13
  1. INTRODUÇÃO

Em 2005 houve a fusão de duas empresas: a PER - Caldeiraria fundada em 1992 e a MHI – Estruturas Metálicas fundada em 2001. Desta fusão nasceu a INOXEL com sede em Jundiaí/SP.

        A Inoxel é uma Caldeiraria industrial, há 10 anos atuando com produtos e equipamentos de porte, como chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas, etc.

Atende grandes clientes como: Petrobras, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors e outros.

Seus princípios básicos são alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros.

Os sócios-diretores da Inoxel, desde a fusão, sempre tiveram a intenção de aprimorar as competências gerenciais e assim buscar a melhoria de processos e a otimização dos resultados organizacionais, porém não tiveram oportunidade nem tempo para investir nisso.

A empresa cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar e hoje conta com seis plantas industriais no país. E embora tenha os melhores profissionais do mercado na área, os grandes clientes estão pressionando-a para que busque certificações, para poder continuar como fornecedora.

Sendo assim, ela contratou uma consultoria na área de Gestão Empresarial, Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental, a fim de implantar um sistema de qualidade, buscar a certificação ISO, assim como fazer a adequação dos impactos ambientais.

  1. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

O Modelo de Excelência da Gestão, segundo a FNQ, é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa.

O Modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas. 

        Os critérios garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, proporcionando uma visão sistêmica da gestão. São características tangíveis, mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente, propostas na forma de questões que abordam processos gerenciais e solicitações de resultados.

A mandala do MEG (que contém os Critérios) simboliza a organização, que é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e do qual depende, adaptável ao ambiente e sugere uma visão sistêmica da gestão organizacional.

[pic 2]

Fonte: http://fnq-web-2a.dualtec.com.br/

Analisando informações do MEG, é um modelo que seria muito útil à Inoxel, podendo a empresa utilizar o modelo e trabalhar principalmente os critérios Estratégias e Planos e Processos.

Foram estudadas várias tecnologias e ferramentas de gestão, e serão apresentadas à Inoxel além do MEG, a “Gestão pela Qualidade Total”, utilizando como ferramenta de gestão o “ciclo PDCA” de Deming, muito utilizado nas indústrias e ainda como uma iniciativa contemporânea, a “Seis Sigma”.

Serão apresentadas a seguir as descrições da tecnologia e das ferramentas sugeridas, com base no livro Tecnologias e Ferramentas de Gestão de vários autores:

A Gestão pela Qualidade Total conhecida por GQT ou TQC, é considerado o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. É focado nas necessidades dos clientes, e além de priorizar a qualidade nas empresas, torna-a um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações. No período de implantação avaliou-se o custo da qualidade, instituindo metas agressivas como zero defeito e os conceitos de confiabilidade.

Segundo Campos (1992, p.193) os conceitos do TQC são formados por:

Orientação pelo cliente; qualidade em primeiro lugar; ação orientada por prioridades; ação orientada por fatos e dados; controle de processos; controle de dispersão; próximo processo é seu cliente; controle a montante; ação de bloqueio; respeito pelo empregado como ser humano e comprometimento da alta direção.

O ciclo PDCA de Deming, determina como proceder na melhoria contínua de qualquer produto. É um método para a prática do controle e pode ser aprendido por todos na empresa.

P (Plan) => Planejar/estabelecer metas sobre os itens de controle e estabelecer a maneira para se atingir as metas propostas.

D (Do) => Executar as tarefas previstas no plano e coleta de dados.

C (Check) => Verificar com base nos dados coletados, comparando-se o planejado e o alcançado.

A (Act) => Ação corretiva – verificar os desvios ocorridos e tomar as medidas de correção de tal modo que os problemas não voltem a ocorrer.

O Seis Sigma, tem sido adotado como uma metodologia de abordagem sistêmica que envolve toda a organização. Visa reduzir as falhas a próximo de zero proporcionando um melhor desempenho às organizações por meio da melhoria contínua dos processos administrativos e operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (59.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com