TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Organizacional

Por:   •  15/9/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

Desenho Organizacional

Podemos na função organização em nível multinacional que trata a empresa como um todo, isso é como sistema aberto e integrado. Ela recebe esse nome pelo desenho organizacional.

Essa palavra desenha direita uma forma, um padrão, uma estrutura ou alga parecido que é utilizado nas empresas.

O desenho organizacional envolve a definição de uma estrutura básica da empresa e como estrutura tarefa empresarial é dividida e atribuída em departamentos divisões, unidades e cargas.

Requisitos do desenho organizacional

Desenho organizacional é constituída uma das prioridades da administração, pois se ajuste como a organização que irá funcionar como seus recursos serão distribuídas e aplicadas. Desenho organizacional contribui de quatros maneira diferentes para a organização.

1- Como estrutura básica: pela divisão de trabalho organizacional e pela relação dos recursos empresarias.

2- Como mecanismo de operação: para indicar aos participantes da empresa o que devem (fazer) o que não devem fazer, por meio das descrições de cargas.

3- Como mecanismo de decisão: estabelece o processos de tomada de decisão para encontrar concordância entre os objetivos globais da organização e os objetivos específicos de cada um dos órgãos.

4- Como mecanismo de coordenação entre as partes: Define como a organização deve harmonizar e integrar suas diferentes partes em função da divisão do trabalho.

Características principais do desenho organizacional

O desenho organizacional deve reunir e contabilizar quatro características principais diferenciação, jornalização, centralizado, (integralização) e integração.

Diferenciação: Refere-se a divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierarquias ela pode ser feita em dois sentidos.

1- Horizontal e desdobramento em departamentos ou divisões através da departamentação.

2- Vertical desdobramento em níveis hierárquicas pela criação de várias escalas de autoridade.

Formalização

Se refere a existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão decretadas. A formalização e o grau em que as regras e regulamentos são explicitamente definidas para governar o comportamento dos participantes da empresa.

Centralização

Se refere a localização e a distribuição da autoridade para tornar decisões no topo da organização, isto é no, nível institucional.

Integração

Refere-se aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização a fim de manter convergência de esforços. Quanto maior a diferenciação mais heterogênea é a estrutura da empresa e tanto maior a necessidade de coordenar as diferentes partes da empresa organização.

Hierarquia administrativa

Constitui a solução mais comum para os problemas de integração entre as duas partes, ou mais unidades da empresa.

Departamentalização

Este processo diferente diferenciação organizacional pelo qual a divisão do trabalho se faz no sentido horizontal, provocando a especialização em departamentos.

Assessoria (Staff)

O problema da sobrecarga da hierarquia pode ser feito aliviada pelo uso de assessoria.

Comissões e força da tarefa

As comissões e forças de tarefas podem ser utilizadas para facilitar a integração de unidades da empresa.

Regras e objetivos procedimentos

Constituem outro mecanismo para livrar a hierarquia da sobrecarga. Quando as situações de decisão são simples e rotineiras e envolvem unidades da organização.

Objetivos e planos

Tem a função similar as regras e os procedimentos, mas em período para compor as unidades da organização que operam com relativa independência entre si.

Arranjo Físico ou arquitetura

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com