TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Organizacional

Ensaios: Desenho Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

Desenho Organizacional

Podemos na função organização em nível multinacional que trata a empresa como um todo, isso é como sistema aberto e integrado. Ela recebe esse nome pelo desenho organizacional.

Essa palavra desenha direita uma forma, um padrão, uma estrutura ou alga parecido que é utilizado nas empresas.

O desenho organizacional envolve a definição de uma estrutura básica da empresa e como estrutura tarefa empresarial é dividida e atribuída em departamentos divisões, unidades e cargas.

Requisitos do desenho organizacional

Desenho organizacional é constituída uma das prioridades da administração, pois se ajuste como a organização que irá funcionar como seus recursos serão distribuídas e aplicadas. Desenho organizacional contribui de quatros maneira diferentes para a organização.

1- Como estrutura básica: pela divisão de trabalho organizacional e pela relação dos recursos empresarias.

2- Como mecanismo de operação: para indicar aos participantes da empresa o que devem (fazer) o que não devem fazer, por meio das descrições de cargas.

3- Como mecanismo de decisão: estabelece o processos de tomada de decisão para encontrar concordância entre os objetivos globais da organização e os objetivos específicos de cada um dos órgãos.

4- Como mecanismo de coordenação entre as partes: Define como a organização deve harmonizar e integrar suas diferentes partes em função da divisão do trabalho.

Características principais do desenho organizacional

O desenho organizacional deve reunir e contabilizar quatro características principais diferenciação, jornalização, centralizado, (integralização) e integração.

Diferenciação: Refere-se a divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierarquias ela pode ser feita em dois sentidos.

1- Horizontal e desdobramento em departamentos ou divisões através da departamentação.

2- Vertical desdobramento em níveis hierárquicas pela criação de várias escalas de autoridade.

Formalização

Se refere a existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão decretadas. A formalização e o grau em que as regras e regulamentos são explicitamente definidas para governar o comportamento dos participantes da empresa.

Centralização

Se refere a localização e a distribuição da autoridade para tornar decisões no topo da organização, isto é no, nível institucional.

Integração

Refere-se aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização a fim de manter convergência de esforços. Quanto maior a diferenciação mais heterogênea é a estrutura da empresa e tanto maior a necessidade de coordenar as diferentes partes da empresa organização.

Hierarquia administrativa

Constitui a solução mais comum para os problemas de integração entre as duas partes, ou mais unidades da empresa.

Departamentalização

Este processo diferente diferenciação organizacional pelo qual a divisão do trabalho se faz no sentido horizontal, provocando a especialização em departamentos.

Assessoria (Staff)

O problema da sobrecarga da hierarquia pode ser feito aliviada pelo uso de assessoria.

Comissões e força da tarefa

As comissões e forças de tarefas podem ser utilizadas para facilitar a integração de unidades da empresa.

Regras e objetivos procedimentos

Constituem outro mecanismo para livrar a hierarquia da sobrecarga. Quando as situações de decisão são simples e rotineiras e envolvem unidades da organização.

Objetivos e planos

Tem a função similar as regras e os procedimentos, mas em período para compor as unidades da organização que operam com relativa independência entre si.

Arranjo Físico ou arquitetura

É outro elemento do desenho organizacional utilizado para facilitar a integração entre unidades de pessoas por meio da disposição física ou territorial.

Desenho Departamental

Podemos dizer que para operar e trabalhar, a empresa precisa de departamentos, cada qual especializado em determinação atividade. O desenho departamental refere-se a muitas ou divisões da empresa. Na verdade é um esquema de diferenciação e de integração da empresa.

O desenho departamental é como algo que ocorre no nível intermediário.

Departamentalização

Quando uma empresa é muito pequena é constituída de pouco órgãos ou pessoas a arranjo jornal para definir e agrupar suas atividades torna-se pouco necessário ou irrelevante.

Departamento neutralizado Funcional

Ela recebe esse nome de departamento por função departamentalização por funções ou ainda estrutura funcional.

Aplicação da departamentalização funcional

Apesar de todas as suas limitações o departamentalização funcional é mais frequente encontrada nas empresas na verdade a estrutura funcional tem muitas aplicações, como.

1- Ela é indicada para ambientes estáveis, de pouca mudança e que influíram desempenho constante e repetitivo ou tarefas rotineiras.

2- É aconselhado para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneça, inalteradas por longo tempo.

3- Ela se reflete um dos mais altas níveis de auto – orientação são administrativa de mostrando a preocupação da empresa com a própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com