TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Motor

Dissertações: Desenvolvimento Motor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  4.650 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO MOTOR: CONCEITOS E ASPECTOS

“O desenvolvimento motor é a mudança contínua do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, provocada pela interação entre as exigências da tarefa motora, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente.” (GALLAHUE, 2013)

“O desenvolvimento é um processo contínuo que começa na concepção e cessa com a morte. Ele envolve todos os aspectos do comportamento humano e, em consequência só pode ser separado em “domínios”, “estágios” ou “faixas etárias” de forma artificial. É importante ter em mente a noção do conceito de desenvolvimento “ao longo da vida”. Assim como é importante o estudo do atleta talentoso durante a adolescência e à idade adulta, também é importante o estudo do movimento do bebê, da criança e do idoso. Muito podemos ganhar ao estudarmos o desenvolvimento motor em todas as idades, considerando-o como um processo que ocorre ao longo da vida.” (GALLAHUE, 2013)

“O desenvolvimento está relacionado à idade mas não depende dela.” (GALLAHUE, 2013)

“Os teóricos também afirmavam que embora o ambiente pudesse influenciar a taxa de desenvolvimento os efeitos eram apenas temporários devido a potente influência da herança genética de cada um.” (GALLAHUE, 2013)

O Estudo do Desenvolvimento Motor

“O desenvolvimento motor é estudado de três formas, pelo método longitudinal, transversal e longitudinal misto. Uma vez que a investigação do desenvolvimento motor envolve o estudo das mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo do tempo, o método longitudinal é ideal, consistindo no único verdadeiro meio de estudar o desenvolvimento.” (GALLAHUE, 2013)

Segundo Gallahue o método longitudinal consiste em colher dados para uma futura comparação, esses dados consistem em dados antropométricos, vídeos de crianças executando habilidades motoras, testes de caminhadas em esteira, o início da caminhada de qualidade em bebês com síndrome de Down e etc. São testados diversos números de participantes, durante 5 a 10 anos. Já o método transversal consiste em colher dados de diversas pessoas de diferentes idades ao mesmo tempo, o que não mostra a mudança de comportamentos com o passar do tempo. O método longitudinal misto mistura os melhores aspectos dos outros dois métodos.

“Enquanto mudanças no comportamento motor relacionadas a idade podem ser estudas por meio de designs de pesquisa transversais, a verdadeira mudança do desenvolvimento só pode ser estudada por meio dos designs longitudinal e longitudinal misto.” (GALLAHUE, 2013)

Fases do Desenvolvimento Motor

FONTE: http://www.efdeportes.com/efd138/formacao-do-atleta-de-futebol.htm

O indivíduo evolui através do processo que ocorre da fase motora reflexa para as fases de movimentos rudimentares e fundamentais e, finalmente para a fase de movimentos especializados, onde este processo é influenciado pelas necessidades da tarefa, da biologia do indivíduo e das condições do ambiente.

Fase Motora Reflexa

“Os primeiros movimentos que o feto faz são reflexos. Os reflexos são movimentos involuntários, controlados subcorticalmente, que formam a base para as fases do desenvolvimento motor. A partir da atividade reflexa, o bebê obtém informações sobre o ambiente imediato. As reações do bebê do toque, à luz, a sons e a alterações na pressão provocam atividade motora involuntária.” (GALLAHUE, 2013)

Os reflexos primitivos são os movimentos involuntários que os bebês fazem, estimulando o desenvolvimento, são mecanismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com