TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Motor Na Adolescência

Ensaios: Desenvolvimento Motor Na Adolescência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  4.272 Palavras (18 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 18

Desenvolvimento Motor na Adolescência.

Peculiaridades e Especificidades da Fase.

A adolescência dura quase uma década, aproximadamente dos 12 ou 13 anos até o início dos 20 anos. Não há definição clara para seu ponto de início ou fim (PAPALIA, 2006). Normalmente a adolescência tem seu início na puberdade, o processo que leva à maturidade ou fertilidade, a capacidade de reprodução.

O inicio da adolescência (aproximadamente dos 11 ou 12 anos até 14 anos de idade), marca a transição de saída da infância, oferece oportunidade de crescimento, não apenas em dimensões físicas, mais também em competências cognitivas e sociais.

A Puberdade:

A puberdade começa quando a glândula pituitária na base do cérebro envia uma mensagem para as glândulas sexuais para aumentar sua secreção de hormônios. O momento preciso no qual isso ocorre é determinado pela interação de genes, saúde e ambiente, ele pode estar relacionado com a chegada de um nível critico de peso. Nas meninas, os ovários aumentam drasticamente a produção de hormônios femininos estrogênio, o qual estimula o crescimento dos genitais femininos e o desenvolvimento dos seios. Nos meninos os testículos aumentam a produção de andrógenos, principalmente testosterona, os quais estimulam o crescimento dos genitais e dos pelos corporais. (Meninos e meninas têm ambos os tipos de hormônios, mas as meninas têm níveis mais altos de estrogênio e os meninos níveis mais altos de andrógenos).

As mudanças físicas tanto em meninos quanto em meninas durante a puberdade incluem o surto de crescimento adolescente, o desenvolvimento de pelos pubianos, de voz mais grave e o desenvolvimento muscular. A maturação dos órgãos reprodutivos traz o inicio da maturação nas meninas e a produção de esperma nos meninos.

O surto de crescimento é um rápido aumento de peso e altura que antecede a maturação sexual. Nas meninas, geralmente se inicia entre 9,5 e 14,5 anos (geralmente em torno dos 10 anos), e nos meninos, entre 10,5 e 16 anos (geralmente aos 12 ou 13 anos), normalmente dura cerca de 2 anos, logo depois que ele termina, o jovem alcança a maturidade sexual.

Maturação:

Do mesmo modo que no caso do estirão de crescimento, do peso e da altura há diferenças individuais pronunciadas quando á idade do inicio da puberdade. Entre as meninas, o inicio de erguimento dos seios, chamado “estagio de botão” é normalmente o primeiro sinal evidente de desenvolvimento sexual e este pode variar entre 8 e 13 anos. Entre os meninos o aumento no tamanho dos testículos pode ter inicio aos 9,5 anos ou só aos 13 anos de idade.

Todos eles passam por alterações fisiológicas na puberdade e, mais tarde o crescimento durante a adolescência.

Cognitivo:

Segundo Piaget diz o estágio de operações formais, é o ultimo do desenvolvimento cognitivo, no qual o adolescente ingressa nessa fase da vida.

Nos termos de Piaget, um tipo de operação mental em que todas as combinações possíveis são consideradas na resolução de um problema. Consequentemente cada elo parcial é agrupado em relação ao todo. Em outras palavras o raciocínio opera continuamente como uma função de um todo estruturado.

Piaget afirmava que as mudanças na maneira como os adolescentes pensam sobre si mesmos, sobre seus relacionamentos pessoais e sobre a natureza da sua sociedade tem uma fonte comum, o desenvolvimento de uma nova estrutura lógica que ele chamava de operações formais. Como você vai lembrar na terminologia de Piaget, uma operação é uma ação mental que se ajunta a um sistema lógico.

O pensamento operatório formal é o tipo de pensamento necessário para qualquer pessoa que tenha de resolver problemas sistematicamente.

Na adolescência, a pessoa em desenvolvimento adquire a capacidade de pensar sistematicamente sobre todas as relações lógicas dentro de um problema. Os adolescentes exibem um interesse nas ideias abstratas e no processo de pensamento em si.

Deixam de ser limitados ao aqui e agora, e são capazes de compreender o tempo histórico e o espaço extraterrestre. São capazes de pensar como poderia ser ao invés de como é.

Raciocínio hipotético-dedutivo:

Segundo (PAPALIA, 2006) o raciocínio hipotético-dedutivo como aquele que pode desenvolver e criar uma hipótese para testá-la.

Considera todos os relacionamentos que pode imaginar e examina-os sistematicamente, um depois do outro para eliminar o falso para chegar ao verdadeiro. O raciocínio hipotético-dedutivo oferece ao adolescente um instrumento para resolver problemas, desde os mais simples até os mais complexos.

O adolescente aborda um problema de forma sistemática, cria várias hipóteses sempre variando os fatores que podem afetar o determinado problema, para que depois ele possa determinar o principal fator para conseguir atingir um objetivo.

Aspectos imaturos do pensamento adolescente segundo Elkind (1984, 1998) descreveu atitudes e comportamentos imaturos que podem ocorrer na adolescência em sua incursão inexperiente nas operações concretas:

Tendência a discutir:

Os adolescentes estão sempre em busca de oportunidades para testar e exibir suas recém-descobertas habilidades de raciocínio.

Indecisão:

Por terem mais consciência das diversas escolhas que a vida oferece, muitos adolescentes tem problemas para se decidir em relação a coisas simples.

Encontrar defeitos na figura de autoridades:

Os adolescentes agora percebem que os adultos que antes veneravam o mundo pelo qual consideram os adultos responsáveis, estão muito aquém de seus ideais.

Hipocrisia aparente:

Os adolescentes, não reconhecem a diferença entre expressar um ideal e fazer os sacrifícios necessários para viver de acordo com ele. Um exemplo é quando o adolescente se fala em paz mundial, mas na primeira oportunidade perde a razão e parte para a agressão.

Desenvolvimento motor:

Estagio de aplicação:

Na adolescência, o comportamento motor esperado é caracterizado pela fase de habilidades motoras especializadas. A fase de movimentos especializados possui mais dois estágios, aplicação e o estágio de utilização permanente, considerados os últimos nesta fase.

No estágio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com