TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal e Proficional

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome

LUIZ HENRIQUE ATHANAZIO.

RA

9099485582.

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina:Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutor Edivar De Castro Luz.


[pic 5][pic 6]

INTRODUÇÃO

Globalização, acessibilidade, conectividade, são termos que ganharam visibilidade em uso e sentido real. Há uma mudança forte sobre comportamento, sobre como o ser humano percebe sua existência, sua relação com o mundo e, claro, a tecnologia digital tem responsabilidade nisso.

De acordo com ANTONIO (2012), tecnologia é um conjunto de técnicas, processos e métodos específicos de um dado ofício ou negócio. Dada à compreensão clara de que tecnologia é mais que um objeto, como algumas vezes ocorre, a Tecnologia Digital (TD) pode ser definida como um conjunto de tecnologias que permite a transformação de qualquer linguagem ou dado em números, isto é, em zeros e uns (0 e 1). (GLOSSÁRIO CEALE)

Existem muitos exemplos de TD que são utilizadas hoje. Há diferenças que se relacionam diretamente com o tipo de negócio da empresa, ou seja, moda, educação, varejo tem particularidades e públicos que podem ser diferentes entre si. Para a educação, existem aplicativos de realidade virtual, plataforma EAD (Educação à Distância); para moda e varejo[1], manequins virtuais nas lojas, e-commerce (lojas virtuais), uso de redes sociais para divulgação, pesquisa de mercado entre outros.

TECNOLOGIA DIGITAL E AMBIENTE EMPRESARIAL

Aliada às TDs a globalização vem mudando o comportamento das pessoas de forma geral. Há muita informação com acesso facilitado e a forma como se absorve essa informação está transformando o modo como as pessoas se relacionam. Richards e Simkins (pág. 120, 2013) apresentam algumas informações sobre o uso de internet “O primeiro e-mail foi enviado em 1971. Hoje, digitamos e enviamos cerca de 400 vezes mais e-mails do que cartas escritas à mão”.

Seguem outras informações que os autores apresentam sobre internet:

Quadro 1: Informações do Uso da Internet. Adaptado de Richards e Simkins (pág. 120 e 121, 2013) O Mundo em Infográficos.

Os números apresentados representam o volume de usuários da internet e isso chama a atenção das empresas. É um lugar que estar presente faz diferença.

Felipini(2015) comenta que

A possibilidade das pessoas e empresas poderem se comunicar, interagir e transacionar através da rede mundial de computadores é uma das faces de uma mudança estrutural em nossa sociedade, uma mega-tendência chamada “Era da Informação”, onde cada vez mais, a informação digitalizada, passa a ocupar um papel central em nossas interações sociais e em nosso dia a dia.

Considerando as informações apresentadas anteriormente, percebe-se que a realidade das empresas e do comportamento das pessoas na forma de clientes ou de recursos humanos mudou e as partes (empresa e pessoas) tem que adaptarem a essa nova forma de comunicação.

O autor Felipini(2015) completa ainda que

A Internet representa uma revolução cultural também dentro das empresas. Ao romper barreiras geográficas e temporais, a Internet possibilita aos funcionários e dirigentes trocarem dados, informações, decisões e conhecimento de forma fantasticamente mais ágil, entre si e também, com seus fornecedores, revendedores e clientes, criando uma nova cultura digital. Nessa nova cultura, fatores como a distância e tempo tendem a ser cada vez menos relevantes. Apenas digitando algumas teclas do computador pode-se mandar um boletim para milhões de clientes espalhados pelo globo. Se você necessita de um software para o departamento de engenharia de sua empresa, pode comprá-lo de um fornecedor situado na Índia e pagar, receber, instalar e começar a usar, sem sair de sua cadeira. Seu funcionário, ou mesmo você, pode-se fazer aquele treinamento de sua casa no sábado a noite, de pijamas, enquanto sua família assiste a TV na sala ao lado as possibilidades são ilimitadas. Ganhando-se tempo e agilidade nas interações, ganha-se melhor desempenho, o que fatalmente vai refletir-se no resultado da empresa.

O significado do trabalho também mudou um pouco. A necessidade de fazer algo de valor pelo mundo está mais presente na nova geração e com isso, atividades rotineiras e repetitivas causam asco e há profissionais migrando para novos tipos de trabalho, por exemplo, trabalhar um canal na plataforma YouTube e ganhar com promoção de infoprodutos e propagandas.

Considerando a posição da empresa no cenário na internet, Janissek (pág. 7, 2000) coloca que “Com o crescimento e a rápida expansão do acesso público à Internet, a ideia de se fazerem negócios on-line adquiriu novas dimensões e passou a atrair uma vasta gama de interesses comerciais”.

Há ferramentas de divulgação de produtos para internet das mais variadas formas. O e-commerce se mostra consolidado e a forma como a empresa apresenta sua imagem, seus valores e estabelece uma comunicação com os clientes faz a diferença na corrida para o sucesso. JANISSEK (pág. 8, 2000) comenta sobre isso ao afirmar

Estar presente na rede hoje significa, no mínimo, estar ciente e conhecedor da tecnologia que definirá grande parte das estratégias do futuro. Para uma empresa que pretende manter sua posição no mercado e avançar para a obtenção de excelência competitiva, este posicionamento é fundamental.

A relação com as pessoas enquanto clientes, já foi apresentada. É hora de pensar nos recursos humanos das empresas. A maneira de buscar vagas mudou. O “bate perna” diminuiu e ficou mais fácil tanto para empresas recrutadoras quanto para os que procuram vagas. Até as empresas já tem em seu website um espaço para cadastro de currículo e mantém um banco de candidatos que facilitam muito o recrutamento para seleção.

Além das informações cadastradas, hoje é possível conhecer comportamentos comuns dos candidatos. O perfil que as empresas procuram é de um profissional competente, possuidor de conhecimentos, habilidades e atitudes alinhados às necessidades da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (345.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com