TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Social

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITO DE MOVIMENTOS SOCIAIS

“Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. (RIBEIRO, s.d).”

Neste sentido os movimentos sociais não so reflexos das sociedades capitalistas em pro de condições melhores de trabalho mais também, de grupos definidos que bustam direitos e valores pessoais e sociais.

Quanto a seu histórico;

Na América Latina, especialmente no Brasil, os atuais movimentos sociais são distintos dos movimentos que ocorreram na fase do regime político populista [1945-1964]. São diferentes também dos movimentos ocorridos do final da década de 1970 e parte dos anos de 1980 (movimentos populares reivindicatórios de melhorias urbanas articulados com pastorais, grupos políticos de oposição ao regime militar, etc.), embora muitos dos atuais movimentos sejam herdeiros daqueles dos anos 1980 (GOHN, 2010, p. 17)

O papel das ONGs historicamente nos movimentos sociais foi de “assessoria” abraçando as causas dos movimentos e desenvolvendo trabalhos com essas instiuições , participando sem dirigi-los politicamente e nem submeter as suas decisões.

DEMOCRACIA

É um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos ( povo) , direta ou indireta, por meio de representantes eleitos.

Democracia direta – Quando o povo expressa sua vontade por meio de voto direto em cada assunto particular.

Democracia indireta – Quando povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

A democracia, por sua vez, é um conceito de difícil definição, fundamentado na noção de uma comunidade política na qual certos direitos são universalizados a partir dos princípios de liberdade de expressão e dignidade humana. O conceito de democracia, embora estreitamente vinculados à ideia de lei e ao constitucionalismo, não se resume à igualdade jurídica, depende também do acesso democrático, espaços e benefícios sociais diversos.

O termo democracia é de origem grega ( demokratía) e quer dizer “ poder do povo” governo, na qual a soberania é exercida pelo povo.

Democracia significa povo e tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria associando aos direitos individuais e das minorias.

Ela também tem a função de garantir e proteger os direitos humanos e fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, proteção legal e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos tem os direitos e deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.

Nas democracias, é o povo que detém o poder soberano, sobre o poder legislativo e executivo. Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governos.

As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, de cooperação e do compromisso. Elas reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável.

Nas sociedades modernas, são bastantes reduzidas as possibilidades de participação direta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com