TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de Material Instrucional - TCC Incompleto

Por:   •  17/10/2016  •  Monografia  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 13

Centro Universitário Senac
Santo Amaro

Vinicius Pereira Crema

Desenvolvimento de material instrucional
Design Gráfico como ferramenta auxiliar de aprendizagem

 


Vinicius Pereira Crema

Desenvolvimento de material instrucional
Design Gráfico como ferramenta auxiliar de aprendizagem

 

Trabalho de conclusão de curso I apresentado ao Centro Universitário Senac - Santo Amaro, como exigência parcial para obtenção do grau de Bacharel em Design Gráfico .

Orientador: Prof. Franceli Guaraldo

São Paulo

2016


Resumo:

O presente trabalho apresenta o projeto desenvolvido ao longo do Trabalho de Conclusão de Curso I em Design do Centro Universitário SENAC. O projeto consiste no desenvolvimento de materiais instrucionais, auxiliando à aprendizagem de conteúdos para um treinamento corporativo específico.

Para sua execução, serão pesquisados temas referentes a aprendizagem, comunicação visual e Design Informacional além de análises dos materiais similares e entrevistas com importantes usuários do produto final, tais como: disseminadores dos conteúdos do treinamento, potenciais compradores do material, e possíveis usuários do produto final.

Palavras chave:
1.Materiais Educacionais.  
2.Design de Informação.  
3.Comunicação Visual


Sumário:

  1. Objetivos
  2. Justificativa
  3. Procedimentos Metodológicos
  4. Fundamentação Teórica

4.1 Design e Comunicação Visual
4.2 Aprendizagem
4.3 Design Informacional
4.4 Arquitetura da Informação

  1. Resultados de pesquisa

5.1 Cenário Mecadológico
5.2 Análise de Materiais Similares
5.2 Entrevistas

  1. Requisitos para o Projeto
  2. Estudos de Concepção
  3. Considerações Finais

Referencias
Lista de Imagens
Anexos


1. Objetivos

Objetivo Geral

Este projeto tem por objetivo desenvolver o material instrucional para um treinamento corporativo a partir dos conhecimento adquiridos em comunicação visual, auxiliando na transmissão de conteúdo, no fortalecimento da marca e agregando valor ao produto final. Os estudos e materiais desenvolvidos ao longo deste projeto, tem como foco principal o mercado corporativo de Treinamento e Desenvolvimento.

Objetivos Específicos

1) Produzir com base em estudos teóricos e práticos, identidade e comunicação visual para um material educacional adequado ao mercado corporativo.

2) Transmitir os conteúdos educacionais de forma clara, objetiva e intuitiva, visando facilitar o processo de aprendizagem dos usuários finais.

3) Analisar as relações entre aprendizagem e comunicação visual afim de construir elementos visuais que auxiliem na absorção dos conteúdos

4) Organizar as informações de forma atrativa e funcional, pensando na usabilidade e prazer do usuário ao utilizar o material.


2. Justificativa

A realidade social contemporânea está totalmente organizada acerca de informações, que apesar da facilidade de acesso, tem sido cada vez mais de difícil assimilação, devido à quantidade de conteúdos disponíveis.

Com os avanços da tecnologia, dos meios de comunicação e a quebra de barreiras espaço-temporais. Em um único dia de 2011 - há 5 anos atrás - foram gerados mais dados do que em vários meses do século passado e do que vários anos do século
retrasado1. O grande volume e a velocidade com que a informação é gerada exigem atenção espacial quanto à eficácia da sua transmissão.

Desde os primórdios da humanidade, a visualidade fez-se presente na comunicação. Os homens primitivos já se manifestavam através de linguagem gráfica, sendo a arte rupestre o registro comunicacional mais antigo existente, surgido milhares de anos antes do desenvolvimento da escrita alfabética. (Poloni, 2011)

Dondis (1997) afirma que é facilmente perceptível na conduta humana uma propensão à informação visual; buscamos este apoio gráfico de nosso conhecimento principalmente pelo caráter direto da informação e sua proximidade com a experiência real.

Segundo Baer (2008, apud Poloni, 2011) "o casamento de texto e imagem é uma das formas mais poderosas de ajudar um leitor a reter uma informação".

Horn (1998, apud Silva; Coutinho, 2010) argumenta que a linguagem visual, deve ter caráter comunitário para a possibilitar a interpretação dos sinais de mesma forma pelos usuários. Afirmativa que segundo Silva e Coutinho (2010) só acrescentam a necessidade em se interagir as áreas do design e da educação, já que o ambiente educacional encontra-se imerso em informações visuais que, por diversas vezes, não são planejadas adequadamente e, consequentemente, mal decodificadas pelos usuários.

Segundo Coelho (2008 apud, Marcato; Nascimento, 2010):

O designer é um transformador de situações, podendo transformá-las em outras mais desejáveis, contribuindo para a construção de uma sociedade mais responsável, mais virtuosa, plural e inclusiva, além de promover qualidade de vida a todos. (Marcato; Nascimento, 2010, p 15)

Dentro desta temática, visando uma melhoria na qualidade do aprendizado e agregando valor ao conteúdo transmitido, o presente trabalho consiste no desenvolvimento material instrucional, a ser utilizado complementarmente à apresentação dada pelos disseminadores do conteúdo, a fim de potencializar o aprendizado do usuário final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com