TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento infantil

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

Antares – FAESP : Fundação Antares de Ensino Superior, Pós – Graduação, Pesquisa e Extensão.

Disciplina: Avaliação da Aprendizagem

Professora : Fernanda Gladino da Silva

Acadêmicas : Eliane Borges de Carvalho e Silvia Maria Moreira Damasceno

        Quando tratamos da organização do trabalho pedagógico engloba uma série de questões que são contadas para um melhor desenvolvimento do trabalho.

        O termo teoria possui aqui uma peculiaridade e ocupa um certo lugar no movimento do conhecimento. Ateoria pedagógica, como vimos, procura as regularidades subjacentes ao trabalho pedagógico, com o apoio das disciplinas que mantêm estreita ligação com o fenômeno educacional. Teoria também sugere “ princípios norteadores”.

        Há uma diferença entre teoria educacional e teoria pedagógica. A educacional formula uma concepção de educação em um projeto histórico e discute as relações entre educação e sociedade em seu desenvolvimento. Uma teoria pedagógica, trata do trabalho pedagógico, formulando princípios norteadores, incluindo a própria didática.

        Os objetivos e avaliação da escola, são subsídios que geram uma demanda final de objetivação e apropriação.

        A escola capitalista tem 2 funções base: A: Produção das qualificações necessárias do funcionamento da economia. B: Formação de quadros e a elaboração dos métodos para um controle político.

        A escola capitalista não é para todos. É uma escola de classe, ou seja, existe uma distinção de classes, as menos privilegiadas transitam por determinados caminhos preestabelecidos, que as orientam para determinadas profissões. Enquanto as classes mais privilegiadas se dirigem para níveis mais altos de escolaridade.

        A categoria do trabalho é a maneira do homem se relacionar com a natureza que o cerca. É pelo trabalho que o homem se interage com a natureza, modificando-a e modificando também o meio em que vive.

        O trabalho tem ganhado ao longo da história características particulares oriundas das várias formas como o homem organiza a produção de sua vida material. Vende a sua força de trabalho a outro, por determinada quantia. Por essa razão a em que os homens não se apresentam iguais perante a natureza. O trabalho está dividido entre trabalho manual e intelectual.

        A própria história da escola indica que ela cresceu separada do mundo do trabalho, por aspectos que foram deixados e esquecidos como: Valorização do sujeito que conhece do objeto. Não é sem razão que em nossa sociedade a teoria esteja separada e longe da prática pedagógica.

        Razão poderosa para enfatizar os aspectos em que a organização do trabalho se dá no seio de uma organização social, ou seja, a escola não é uma ilha.

        A organização do trabalho pedagógico tem como finalidade a produção de conhecimento por meio do trabalho com valor social. O trabalho na escola, enquanto base da educação, deve estar ligado ao trabalho social, a produção real, a uma atividade concreta socialmente útil, sem o que perderia seu valor essencial, seu aspecto social.

        Só será possível uma relação democrática no interior da escola, quando professor e alunos não estiverem em relação antagônica, incorporando interesses de classes sociais diferenciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com