TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento pessoal

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

Instituto Federal de Brasília - IFB Pró-Reitoria de Ensino - Cursos Técnicos em EaD Curso Técnico em Meio Ambiente

Módulo II

Etapa II

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Professores: Márcia Lúcia de Souza

Tutor (a): Luciana Oliveira

Polo: São Sebastião

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR ANÁLISE SWOT

Alunos: Maria Márcia, Priscila Vasconcelos.

São Sebastião, Brasília DF, 31 De Agosto de 2016

INTRODUÇÃO

A Brandt Meio Ambiente é uma empresa, fundada em maio de 1988, constitui atualmente um grupo empresarial especializado nas mais diversas áreas de gestão do meio ambiente, Com experiências em programas e estudos no Brasil e em outros países. Possui referência nacional em Processos de Licenciamento Ambiental e é pioneira na elaboração de planos de minas e mapeamento de Biótopos.

A Brandt tem a preocupação de criar, inovar e manter-se sempre a favor de soluções inteligentes para o cliente e para o bem estar da sociedade do meio ambiente. E com base nesse conceito a empresa investe no desenvolvimento de tecnologia avançadas e profissionais qualificados.

As oportunidades são muitas, uma vez que, estar havendo uma maior preocupação nas questões relacionadas ao aquecimento global, com o planeta e leis mais rígidas para as empresas que não se enquadrarem na preservação do meio ambiente, assim buscam os trabalhos de empresas especializadas na área. Não somente no Brasil, mas no mundo já que a empresa é conhecida internacionalmente.

A análise SWOT, que é também conhecida como Fofa (força, fraquezas, oportunidades e ameaças) é de grande importância dentro da empresa uma vez que, identificam os pontos forte e fracos, as ameaças e oportunidades dos quais a mesma está exposta, promovendo uma análise do cenário interno e externo e assim mantendo o equilíbrio e o desenvolvimento da empresa.

BRANDT

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é essencial avaliar a qualidade. Nesse contexto, a Brandt se orgulha por oferecer serviços com garantia comprovada.

Por isso, a Brandt investe constantemente na excelência dos trabalhos realizados e no treinamento de seus profissionais. Após um minucioso processo de implantação de seu Sistema de Gestão da Qualidade, recebeu a certificação ISO 9001:2008.
 

Com o objetivo de integrar todos os envolvidos na elaboração dos projetos de forma dinâmica, a Brandt implantou a plataforma Project UNION, sistema que viabiliza o fluxo de dados de um projeto, gerando registros e históricos, alertando os principais envolvidos a respeito dos eventos ocorridos.

A rápida comunicação e o compartilhamento de informações possibilitam que decisões preventivas e corretivas sejam tomadas o mais rápido possível, garantindo a execução do cronograma traçado.

Para uma comunicação eficiente, a Brandt oferece aos seus clientes acesso rápido e seguro por meio de um portal que fornece informações atualizadas dos projetos. O andamento de tarefas e tramitações são disponibilizados on-line em tempo real.

Um pouco mais sobre a análise que faremos da empresa Brandt:

“Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.” – Wikipedia

SWOT é uma técnica de análise de ambiente interno e externo, comumente empregada em processo de planejamento estratégico para avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição. A sigla SWOT é uma abreviação das palavras (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) significando que serão considerados na análise pontos Fortes, pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças. No Brasil podemos chamar esta ferramenta estratégica de FOFA (Fortes, Oportunidades, Fracos, Ameaças), mas pessoalmente confesso que gosto mais de chamá-la de SWOT.

Geralmente a análise considera a comparação da empresa com a concorrência e/ou com outras empresas do setor. Este processo é conhecido como Benchmarking que busca identificar as melhores práticas na indústria para obter um desempenho superior. Nele a empresa examina como outra empresa realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. Mas não podemos esquecer que melhor do que usar uma prática existente é superá-la e para isso é preciso inovar.

Vamos então, à análise da empresa em questão:

ASPECTOS INTERNOS

PONTOS FORTES

  1. Experiência em programas e estudos na área ambiental;
  2. Um profissional para cada disciplina que diz respeito à empresa;
  3. Equipe técnica coerente e consistente;
  4. Garantia de prestação de serviços;
  5. Geração de documentos consolidados junto ao IBAMA;
  6. Grande habilidade na elaboração de documentação Bank Able de meio ambiente;
  7. Referência nacional em processos de licenciamento ambiental;
  8. Pioneira na elaboração de planos de fechamentos de minas e mapeamento biótopos;
  9. Obtenção de licenças bem sucedidas;
  10.  Licenciamento e programas como, minas, fábricas, refinarias, dentre outros.

PONTOS FRACOS

  1. Falta de mais mão de obra qualificada;
  2. Complicação com os associados;
  3. Estrutura organizacional muito verticalizada;
  4. Custos elevados;
  5. Dificuldade para conseguir liberação de processos;
  6. Barreiras governamentais;
  7. Dificuldade com transações internacionais;
  8. Redução de produtividade;
  9. Falta aprimoramento de toda parte tecnológica;
  10.  Consideração pelos bons profissionais na empresa.

ASPECTOS EXTERNOS

OPORTUNIDADES:

  1. As empresas rivais são complacentes;
  2. Aberta ao mercado estrangeiro;
  3. Outras empresas procuram alianças;
  4. Mudanças demográficas;
  5. Novos investimentos, inovação.

AMEAÇAS:

  1. Concorrência estrangeira;
  2. Novas tecnologias;
  3. Legislações restritivas;
  4. Leve preferência de clientes pela concorrência;
  5. Queda no poder aquisitivo, devido aos altos custos com equipamentos e manutenções.

SUGESTÕES PÓS ANÁLISE

Após discussão sobre todos os aspectos que envolvem os critérios de forças e fraquezas da empresa Brandt, nós do grupo, concluímos o seguinte:

Visto que a empresa, pode investir em grandes melhorias internas, deve fazê-lo, não apenas as que envolvem a parte financeira, bem como também, na parte de qualidade de ambiente para os profissionais.

A empresa é de grandioso porte e influência pra muitos profissionais, acreditamos que com uma certa persistência e contratação de profissionais capacitados para lidar com as partes burocráticas de uma forma mais veemente, proporcionaria a diminuição quanto aos problemas com transações internacionais, ou até mesmo nacionais de cunho legislatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com