TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do comportamento organizacional

Projeto de pesquisa: Determinação do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda os assuntos sobre o Comportamento Organizacional o Efeito que a Inovação causa para as Organizações e as diversas formas que a Motivação é usada. Os assuntos abordados serão muito interessantes e será recompensado, tanto em termos pessoais como profissionais para domínio de todos. A seguir traçamos resumidamente as etapas deste processo.

A visão do Comportamento Organizacional no comportamento dos indivíduos isoladamente ou em grupo, mas ambos introduzidos num contexto organizacional. E importante identificar em qual momento estamos observando o comportamento do individuo, e em qual momento estamos observando, o comportamento da organização, e é por isso que temos grandes contribuições, Psicologia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

Uma das partes que consideramos importante e o modelo de estudo para a área de Comportamento Organizacional, este modelo está de Comunicação, onde trata do Individuo, Grupo, Organização e o Resultado. Nesta Comunicação que se envolve o Ciclo de Sistemas que foca em um único objetivo, os Sistemas Fechados que funcionam e se interagem de uma forma muito simples sem interferências externas e os Sistemas Abertos, que sofre a influencia externas e sempre depende do meio externo.

Na parte dos Efeitos com as Inovações, percebemos alguns impactos negativos como, uma quantidade muito maior da população, concorrências maiores, menores espaços e dificuldades muito maiores para deixarmos nosso ambiente interno organizados. Porém, essa inovação nos traz também, maiores oportunidades tanto no mercado Interno como no Externo, maior numero de exportação, na parte de concorrência pode-se exigir mais, maior numero de participações femininas, os funcionários tornam-se colaboradores e um dos mais importantes, sobram vagas de empregos para as pessoas que se qualificaram de acordo com as inovações das organizações.

Na parte de Motivação procuramos entender e conhecer as principais teorias da motivação e onde devem ser aplicadas. Neste processo foram destacadas algumas teorias principais geradas pelos Cientistas Comportamentais e Sociais, tentando explicar o comportamento do homem na organização, tendo em destaque as necessidades citadas pelo Psicólogo Abraham Maslow que organizou, da maneira que ele entendia as necessidades para motivação.

CAPÍTULO 1

1.1. Definição de Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é uma área de conhecimento que se preocupa em investigar e aperfeiçoar o comportamento e o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, verificando-se o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e seus objetivos, estudar e acompanhar o efeito dos trabalhadores sobre a organização no que diz respeito a sua eficiência, eficácia e efetividade.

É uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais, é necessário através da psicologia compreender os problemas da vida organizacional, tais como, percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica.

1.2. Douglas McGregor

Defende a aplicação dos conhecimentos adquiridos no nível da psicologia e sociologia na teoria das relações humanas. A organização continua a ser vista como um sistema fechado, mas dotado de grande dinâmica interna que lhe advêm das vontades das pessoas, indivíduos ou trabalhadores e dos processos de inter-relação e de estruturação organizacional.

Pretende desenvolver um conhecimento aprofundado dos processos dinâmicos que ocorrem no sistema social interno da organização, embora pequem no que se refere á transposição para o normativo de gestão dos conhecimentos adquiridos o homem na organização é visto como um ser criativo que deve envolver todas as suas capacidades intelectuais.

Douglas McGregor pôs em evidência a filosofia do gestor sobre a natureza humana e a sua relação com a motivação dos subordinados, os gestores tendem a desenvolver um conjunto de assunções, crenças ou idéias sobre os empregados que podem basicamente ser divididas em dois grupos, os quais constituem assim duas visões diferentes e antagônicas. A teoria X e a teoria Y.

Pressuposições da Teoria X:

 As pessoas são preguiçosas e indolentes;

 As pessoas evitam o trabalho;

 As pessoas evitam a responsabilidade, com o objetivo de se sentirem mais seguras;

 As pessoas precisam ser controladas e dirigidas;

 As pessoas são ingênuas e sem iniciativa.

Pressuposições da Teoria Y:

• As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer;

• O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar;

• As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios;

• As pessoas podem ser auto-motivadas e auto-dirigidas;

• As pessoas são criativas e competentes.

1.2.1 Max Weber

Sociólogo burocrático aplica às organizações o seu método de análise que consiste na definição de um tipo ideal de organização. A organização “weberiana”, apelidada de burocracia, é do tipo racionalizada em que existe predeterminação total a todos os níveis. Uma vez definidos os objetivos e atividades da organização é possível formular um sistema de regras e de papéis a serem desempenhados por todos os membros da organização.

O indivíduo tem apenas de seguir comportamentos prefixados, geralmente por escrito. Tudo está definido e todas as situações estão previstas, para todas as perguntas há uma resposta. A Burocracia de Weber assentava num conjunto de características que são cruciais para a sua sustentabilidade e funcionalidade que ainda hoje estão presentes nas organizações, nomeadamente:

- Remuneração;

- Avaliação e seleção dos funcionários;

- Separação da propriedade do cargo;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com