TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do comportamento organizacional

Tese: Determinação do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Tese  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS Comp. Oeg. – etapa 1

Etapa 1:

Passo 1 – Definição Comportamento Organizacional.

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga os comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa, com o propósito de desenvolver melhorias eficazes na organização. Baseada nas considerações individuais, tem como finalidade superar pressões sociais, culturais, tecnológicas, políticas e econômicas. Com foco no comportamento do ser humano e em cada atitude cometida por ele, o CO explica acontecimentos, fenômenos e fatos, como por exemplo, prever ocorrências futuras, e através de alguma ação especifica obter resultados.

O Comportamento Organizacional foca em quatro tipos de comportamento: Produtividade, Absenteísmo, Rotatividade e Cidadania Organizacional, preocupando-se com a eficácia e a eficiência do trabalho. Portanto, havendo melhoria das habilidades dos indivíduos, gerará motivação e satisfação no trabalho, fortalecendo as pessoas e dando a elas oportunidades para alcançar suas realizações tanto na vida pessoal tanto quanto no trabalho que é o fator principal.

Desse modo, conclui-se que o comportamento organizacional oferece desafios e oportunidades para os indivíduos e de como ele afeta o desempenho das empresas, visando trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e expressando opiniões.

Passo 2 – Comparação entre duas definições de CO

Comparação de definições entre: John A. Wagner III, John R. Hollenbeck e Andrew J. Dubrin, ambos os autores de livros de Comportamento Organizacional (CO).

John A., John R. nos ensinam que comportamento organizacional é o estudo voltado para indivíduos, equipes ou grupos, dentro e fora de uma organização com fins lucrativos ou ONG´S (Organização não governamental). Estes enfatizam em seu livro “Comportamento Organizacional - Criando Vantagem Competitiva”, que há três subjacentes importantes em suas definições de CO:

1. O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

2. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.

3. O comportamento organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores (grupos e organizações) por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.

Dubrin define, em seu livro “Fundamentos do Comportamento Organizacional”, que comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento. E complementa que comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interage com as outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com estes colaboradores, sendo que o processo do trabalho administrativo, jamais pode ser entendido como conteúdo do mesmo.

Em comparação, podemos entender que ambos seguem a mesma linha de definição em relação ao comportamento organizacional, com quase nenhuma variação entre os mesmos. Sendo assim é seguro afirmar que ambos seguem a mesma linha, enfatizando que ambos usam linguagens diferentes sobre o mesmo estudo.

Ou

O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

Livro: CO / IMPACTO DAS EMOÇÕES

AUTOR: EDUARDO SOTO

PÁG: 27

O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.

LIVRO: CO / LIVRO TEXTO 133

AUTOR: STEPHEN P. ROBBINS

PÁGS: 6 – 7

Sistemas Abertos e Fechados de CO

A empresa para ser vista como um ‘sistema aberto’, implica em realizar ações transparentes, límpidas e cristalinas dos seus negócios, nas suas operações cotidianas de entradas, processamentos e saídas e respectivos relacionamentos. Para atender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com