TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Institucional

Trabalho Universitário: Diagnostico Institucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância - Pólo Centro de Ensino Interação

Serviço Social

Taylana Fernandes de Freitas Pereira - RA: 354172

Diagnóstico Institucional

Estágio Supervisionado I

Campo Grande, MS 27 de Maio de 2014.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO

Nome completo: Associação dos Amigos das Crianças com Câncer – Centro de Tratamento Onco Hematológico Infanto Juvenil.

Sigla: AACC/MS – CETOHI/HRMS

Endereçamento completo: Avenida Engenheiro Lutero Lopes n° 36 Bairro Aero Rancho V – Campo Grande/MS CEP: 79084-180

Classificação da Instituição: Organização não governamental – ONG

IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO

Nome da Supervisora: Maria Socorro da Silva

Cress: 2517 21ª Região/MS

Email: anjo_lupe@yahoo.com.br

DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO

No dia 29 de março de 1998 em um salão de festas do Edifício Polaris, à Rua 15 de Novembro nº 1589, um grupo de amigos liderados por Mirian Comparin Corrêa, a qual teve um filho que foi curado do câncer, deu início a uma nova história.

Fundou-se a AACC, Associação dos Amigos das Crianças com Câncer, assim batizada naquela noite, embora numa aura nebulosa, pois aquele grupo não tinha a mínima experiência de como fazer essa associação crescer para auxiliar os pacientes.

Ali mesmo foram definidos dois propósitos:

- Criar condições para que a criança fosse tratada clinicamente;

- Dar suporte material incluindo hospedagem, alimentação e assistência à criança e seu acompanhante para que o tratamento pudesse acontecer.

Ao final da reunião, duas metas estavam traçadas:

- 1° Criar, imediatamente, a Casa de Apoio à Criança com Câncer;

- 2° Criar o CETOHI, tão logo se concluísse a primeira meta.

Esse nome: CETOHI – proposto pelo Dr. Marcelo dos Santos Souza definia a ótica de um jovem médico que vinha a dois anos lutando contra muitas dificuldades nesta área, mas o sonho de estabelecer aqui em Campo Grande um Centro de Tratamento Onco – Hematológico Infantil nunca deixou de existir.

As crianças com Câncer que buscavam tratamento em Campo Grande até 1998 dispunham de apenas 02 (dois) leitos no Hospital Universitário (UFMS) – HU, que ainda eram compartilhados com todas as outras patologias infantis, correndo o risco de ter agravado seu estado clínico.

Até 1998 a mãe que trazia sua criança para tratamento tinha duas alternativas: hospedar-se nas proximidades do HU em condições muitas vezes subumanas ou voltar para casa e esperar sua criança morrer, sem tratamento.

No dia seguinte àquela reunião no Polaris, Mirian, César (seu marido) e Luciana Branco (advogada) foram à Campinas no Hospital Boldrini - referência nacional no tratamento da oncologia infantil - buscar informações, e assim se passaram as reuniões e as ações foram acontecendo.

Localizado um imóvel à Rua Sebastião Lima n° 1297 – Jardim São Bento, após quase dois meses de obras, se concretizou a primeira meta – a instalação da Casa de Apoio para que as crianças em tratamento pudessem se hospedar juntamente com seus acompanhantes.

Rapidamente a Casa foi ficando pequena e ampliou-se para outra, até que em 18 de Dezembro de 2001 concluiu-se e inaugurou-se a sede própria da AACC/MS, numa área de 1.300m², fruto de muito trabalho e parcerias.

Hoje a instituição conta com sede própria e hospeda a criança e seu acompanhante durante o tratamento, oferecendo acompanhamento escolar, atividades lúdico-pedagógicas e todo suporte social e psicológico para o enfrentamento da doença.

IDEALIZADORES:

Dr. Marcelo dos Santos Souza

Miriam Comparin Corrêa

FUNDAÇÃO: 29 de Março em 1998.

OPERACIONALIZADO: 20 de Junho de 2008.

SEDE PRÓPRIA: 18 de Dezembro de 2001.

FUNDADORES:

Vice - Presidente: Alba Dourado de Souza

1º Secretária: Joseny Coimbra

2º Secretária: Therezinha de Alencar Selem

1º Tesoureiro: Celso Antonialli

2º Tesoureiro: Rosângela Gomes

CETOHI / HRMS

Em parceria com o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, AACC/MS e Governo de Estado de Mato Grosso do Sul tem-se o CETOHI – Centro de Tratamento Onco – Hematológico Infantil - instalado no 8º andar do HRMS – Hospital Regional de Mato Grosso do Sul - com 21 leitos, onde é realizado o tratamento exclusivamente pelo SUS.

Foi inaugurado em 16 de Maio de 2000 e iniciou-se o atendimento ambulatorial (consultas) em 18 de Maio de 2000. Os pacientes são encaminhados ao CETOHI provenientes das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e outras instituições de Saúde para diagnosticar suspeitas de câncer ou iniciar o tratamento. Além de atender pacientes de Campo Grande atende também pessoas oriundas do interior e de estados e países vizinhos como Paraguai e Bolívia, desde que a criança / adolescente possua dupla nacionalidade.

Antes da criação do CETOHI a situação das crianças com câncer não era fácil. O diretor do Centro e idealizador do projeto Dr. Marcelo dos Santos de Souza lembra que, até então, a capital não possuía serviço público de tratamento de câncer em pediatria e os atendimentos ocorriam de forma precária:

“As crianças não eram atendidas por pediatras e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com