TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Institucional

Trabalho Universitário: Diagnostico Institucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  1.918 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE

ANHAGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ELDORADO/MS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

Acadêmicos (as)

Jheinifer Keithi de Souza Santos – RA: 367861

Mirele Dacal Coan - RA:385155

Milene Aparecida Dacal Coan -RA:385147

Eldorado-MS, 2014.

INTRODUÇÃO

Estágio supervisionado consiste em oportunizar o acadêmico de Serviço Social conhecer e diagnosticar a realidade organizacional em que está inserida de maneira a identificar as demandas dos usuários bem como as possibilidades profissionais. Neste primeiro momento consiste na observação da realidade profissional dentro da instituição e no aperfeiçoamento teórico, sabendo que este é o subsídio primordial para toda a estrutura prática do assistente social.

1. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

1.1 Identificação do Campo

Nome da organização: CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Endereço completo: Rua Amambaí, nº. 1169, Bairro Cerâmica, CEP 79970000, Eldorado/MS

Telefone: (67) 3473-1430

E-mail: creas_eldoradoms@hotmail.com

O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários, envolvendo um conjunto de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado.

1.2 Identificação do Supervisor (a) de campo

Nome da supervisora: Ana Aparecida da Silva Nascimento

Nº do CRESS: 2859

E-mail: anaapcn@hotmail.com

1.3 Descrição geral do campo

Em 1991 a secretaria de Assistência Social era um órgão vinculado aprefeitura, que funcionava nacionalmente como LBV( Legião da Boa Vontade).A partir do ano de 1993, foi implantada a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), com isso foi implantado o Conselho da Assistência Social, que seria para fiscalizar os recursos recebidos e gastos na Assistência Social, sendo assim começaram a pleitear recursos das três esferas de governo. No município de Eldorado o Centro de Referência de Assistência Social iniciou os Serviços no ano de 2005, anteriormente era conhecido como Programa Sentinela, a partir da adesão ao nível de gestão Plena, habilitou o município para a implantação/adequação do CREAS, possibilitando a expansão de serviços e atendimento.

O CREAS possui como símbolo duas crianças de mão dadas caminhando, abaixo a figura ilustrativa:

Tem com finalidade, ofertar serviços da proteção especial, especializados e continuados, gratuitamente a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Além da oferta de atenção especializada, o CREAS tem o papel de coordenar e fortalecer a articulação dos serviços com a rede de assistência social e as demais políticas públicas.

O objetivo da instituição é de garantir atendimento a indivíduos e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social; garantir o atendimento a indivíduos com direitos violados, vínculos familiares e comunitários fragilizados ou rompidos; monitorar e acompanhar as situações de trabalho infantil, negligência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e suas famílias; acompanhar a promoção das medidas socioeducativas em meio aberto para adolescente em conflito com a Lei ( Liberdade Assistida – LA ou Prestação de Serviço a Comunidade – PSC); contribuir para elevar a qualidade de vida do idoso, assim como, reintegrá-los á família e á comunidade; garantir atendimento e proporcionar a reintegração familiar e comunitária das pessoas com deficiência; realizar encaminhamentos a rede de Saúde, para a inserção de usuários de Substâncias Psicoativas em Casa de Recuperação e Atendimentos Psicossociais com suas famílias.

As demandas atendidas pela instituição e principal características da população atendida são Famílias e ou indivíduos em situação de vulnerabilidade e /ou risco social.

O CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, está sob a direção da Secretaria Municipal de Assistência Social (Órgão Gestor), não possui organograma definido em lei municipal. Possui estrutura administrativa composta somente de Coordenadoria, está subordinada a gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social, o quadro organizacional de Recursos Humanos é composto conforme quadro abaixo:

01 Assistente Social Ana Aparecida da Silva Nascimento

01 Educadora Social Sheila Pavin Floriano

01 Psicóloga Adiles Finger

01 Coordenadora Danielly Farias dos Santos

01 Auxiliar Administrativo Elisiane Lopes de Moraes

01 Serviços Gerais Maria Eli de Menezes

01 Motorista Daniel Pereira

O CREAS é financiado em parceria das três esferas de governo: municipal, estadual e federal, sendo um Programa Específico implantado pelo Governo Federal, não possui espaço próprio, utiliza de local compartilhado com a Educação.

Parcerias e relações interinstitucionais; CRAS, Secretaria de Saúde, Secretaria de educação, Poder Judiciário, CMAS, CMDCA, CMI, Conselho Tutelar, Ministério Público entre outros que compõe o Sistema de Garantia de Direitos e Rede Socioassistencial Pública e Privada com o intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social às famílias e indivíduos.

1.4 Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com