TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Institucional

Casos: Diagnostico Institucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  5.019 Palavras (21 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 21

1. DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL

1.1 Identificação do Campo:

Prefeitura Municipal de Guaramirim- Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação.

Endereço: Rua Irineu Vilela Veiga,222 2º andar, centro, Guaramirim, SC.

Fone: 33730166

E-mail :francinne.espezim@guaramirim.sc.gov.br

1.2 Identificação do supervisor de Campo:

Francinne Maíra Espezim

CRESS: 02228 12ºregião

Email: francinne.espezim@guaramirim.sc.gov.br

1.3 Descrição geral do Campo:

Guaramirim seria difícil precisar quem foram os primeiros habitantes da localidade que hoje é o município. Certamente foram os indígenas, pois aqui viviam indígenas dos dois grandes grupos linguísticos existentes no Brasil, o Macro-Tupi e o Macro-Jê.

Percorreram longos caminhos a pé, pois mantinham contatos com outras tribos, realizavam um comércio rudimentar e travavam guerras, com motivações reais e outras rituais.

Estes caminhos, os quais os indígenas percorreram, foram muito aproveitados pelos portugueses e espanhóis quando aqui chegaram. É impossível apontar o caminho por onde os indígenas, e depois espanhóis e portugueses passavam, pois estas rotas foram sendo pouco utilizadas com o passar do tempo.

Muitos passaram por Guaramirim até que se consolidasse a imigração européia. Deduz-se que já na metade do século XIX havia moradores na região, pois consta que havia nessa localidade uma capelinha católica com o nome de Bananal e que era frequentemente visitada pelos padres de São Francisco do Sul.

Brüderthal: o início de Guaramirim

Wilhelm Lange foi o responsável pela compra das terras e pelos sorteios dos lotes entre os colonos terras essas onde foi instalada a colônia. Preocupou-se desde o inicio em preservar a história da comunidade, não só pelo seu trato com as letras como pelo projeto de comunidade fraternal que possuía e que o guiou até estas terras.

Um barracão foi construído no quilômetro 18 da Estrada do Sul, na localidade, hoje, encontra-se a Igreja Luterana, às margens da SC-413, rodovia do arroz.

O nome, Brüderthalrefletia a filosofia religiosa que guiava a comunidade, assim no dia 5 de outubro, dia da “festa da comunidade” desde os tempos de Wolhynien, era inaugurada a Casa de Deus. A partir de então a comunidade cresceu e prosperou.

Doubrawa, a outra margem do Itapocu

Ao lado oeste outra parte do território que viria a ser Guaramirim se desenvolvia. Gustavo Doubrawa, com outros imigrantes davam início à região-localidade de Itapocuzinho1 hoje, Bairro Imigrantes.

Nesta região também foi construída uma escola, no ano de 1891. Nessa região foi construído o barracão no qual permaneciam os imigrantes que chegassem trazidos pela Sociedade Colonizadora de Hamburgo, aí ficavam até construírem suas casas.

Foi aí que se instalou a sede da localidade, então Itapocuzinho I, ficando junto à escola do Prof.Doubrawae do comércio JohannGottlieb Stein. Esse comerciante possuía também um porto às margens do Rio Itapocu. Este foi o primeiro porto ribeirinho, serviu para transporte de homens, mantimentos, cargas e víveres.

Pontes e Ferrovia

Na localidade do Itapocuzinho I, foi construída a primeira ponte, estima-se que no ano de 1891. Sabe-se pelo relato de Paulo Kraemer, que esta ponte já existia em 1893. Relata Kraemer que vindo do Brüderthal em direção ao atual bairro Rio Cerro de Jaraguá do Sul - na altura do Curtume Schmitt.

Ao lado desta ponte no ano de 1910, foi construída a ponte ferroviária, por onde ganhava acesso a Guaramirim a linha que ligaria o planalto do norte catarinense, pelo município de Porto União, até a Ponta dos Ingleses que fica em São Francisco do Sul.

A estação ferroviária, construída no ano de 1910, o que provoca um deslocamento da centralidade e pouco tempo depois a mudança da sede, do Itapocuzinho I para onde hoje é o centro de Guaramirim.

Núcleo Colonial Barão do Rio Branco

Durante o governo Hermes da Fonseca é criado, em 1913, o Núcleo Colonial Barão do Rio Branco para homenagear ao famoso diplomata, falecido um ano antes. Para a instalação do núcleo colonial foram realizados levantamentos topográficos e a área de quase 40 mil metros quadrados, foi dividida em 198 lotes rurais, espalhados por seis seções: Estrada Geral, Ponta Comprida Norte, Ponta Comprida Sul, Vicinal Rio Branco hoje, Novo Tibagi, Jacu Açu e Palmital.

Dentre os primeiros habitantes estão imigrantes da família Radatz, alemães e Graudin, leto-russos, logo após vieram outros imigrantes, estrangeiros e nacionais. A partir de 1914 houve também um fluxo de migração vindo do oeste, dado o final da Guerra do Contestado. Vieram aproximadamente 100 pessoas daquela zona de conflito e que haviam lutado ao lado do exército do Monge João Maria, morreram muitos deles.

Uma das figuras exponenciais do Núcleo Colonial Barão do Rio Branco é Cantalício Érico Flores. Era farmacêutico, professor, subdelegado, administrador e chefe do Núcleo. Foi ativo politicamente até sua morte em 1970.

Distrito de Bananal

Em 2 de junho de 1919, por meio da resolução nº. 281 do município de Joinville foi criado o 4º Distrito de Bananal. O nascente distrito abrangia, além da região que hoje é Guaramirim, parte das localidades de Schroeder e Massaranduba.

O primeiro intendente distrital só foi nomeado em 19 de março de 1921, o senhor Agostinho Valentim do Rosário.

Em 1º de dezembro de 1938 o distrito de Bananal foi elevado à categoria de Vila.

ENFIM GUARAMIRIM

Em 30 de dezembro de 1948, através da Lei nº. 247, foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com