TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Casos: Diagnostico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Com o presente trabalho viemos demonstrar a proposta de melhorias com base em Diagnósticos Organizacional. Para alcançar este objetivo o trabalho foi dividido em três partes: na primeira, serão abordados os problemas identificados na empresa. Na segunda foi abordado a analise critica de todos os problemas identificados, e na terceira parte, algumas sugestões de melhorias.

PROBLEMAS IDENTIFICADOS

2.1 FALTA DE COMUNICAÇÃO

A falta de comunicação é um dos principais problemas que ocorrem nas empresas, e ela pode causar vários problemas nas empresas independente do segmento.

Uma comunicação falha pode trazer sérias consequências à equipe de trabalho, impactando no desempenho e na produtividade dos profissionais.

Quanto menos informação as pessoas tiverem em relação aos processos da empresa, maiores são as chances para boatos, muitas vezes, inconsistentes, mas que acabam prejudicando resultados, já que as pessoas ficam abaladas emocionalmente, por imaginar situações que podem nem existir.

Vemos exemplos diariamente que retratam bem as consequências comprometedoras que a falta de seriedade no desenvolvimento de uma política de comunicação pode gerar.

Estes casos apresentam situações críticas, geradas pela ausência de comunicação e falta de consciência das lideranças para a importância do compartilhamento de informações estratégicas. É extremamente frustrante, para qualquer profissional, tomar conhecimento, com atraso, de um fato relevante relacionado à empresa para a qual trabalha. É decepcionante também ficar sabendo sobre mudanças internas por meio de terceiros ou fontes externas de informação.

Os funcionários sentem a necessidade de participar das decisões e de conhecer melhor a empresa para a qual trabalham. Isso mexe com a identidade cultural. A pessoa pensa e age conforme as influências e os fatores condicionadores do seu meio ambiente.

Se um profissional é bem informado sobre o que acontece e interessa à sua empresa, sentirá que seu trabalho é respeitado e valorizado; consequentemente, seu desempenho e sua produtividade serão bem melhores.

A comunicação interna é a base fundamental de sustentação da comunicação externa e da consolidação da reputação e da imagem pública da empresa. O bom fluxo de comunicação interna garante o alinhamento dos profissionais com a missão, objetivos e metas empresariais a serem alcançados.

2.2 SOLUÇÃO

Para se obter resultados positivos nas atividades de comunicação interna se faz necessária a presença constante de um profissional de Relações Públicas, que seja responsável pela área, mas sabemos que nem sempre é assim que acontece.

A comunicação talvez seja um dos mais importantes processos para a excelência das ações e atividades das organizações, por meio dela, a empresa posiciona-se no mercado, constrói uma reputação e a imagem da marca fortalece seus relacionamentos e propicia a troca de informações e conhecimentos pelos indivíduos. Algo tão notório e imprescindível para o crescimento das empresas, de forma alguma poderia ser colocado nas mãos de pessoas sem o devido conhecimento e preparo para assumir tamanha responsabilidade, já que falar de comunicação é mencionar pessoas, organizações, políticas, informações, dentre outros.

Só um profissional capacitado poderá diagnosticar os problemas e apontar as soluções ideais para a comunicação interna da sua empresa. Ele, apoiado por um completo planejamento de Relações Públicas, com ações de comunicação dirigida, poderá mediar e fortificar os laços de relacionamentos entre a organização e seu público estratégico, os colaboradores.

2.3 ELIMINAÇÃO DE INCENTIVOS

Um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas é eliminar incentivos os seus funcionários, e isso é primordial para o bom desempenho das empresas e de seus colaboradores.

Um funcionário desmotivado pode causar sérios problemas à organização, pois ele não vai executar sua função de forma eficiente e eficaz, gerando uma série de danos que podem ser irreversíveis para a empresa.

Stoner e Freeman (1982) afirmam que as recompensas e incentivos contribuem para a implementação de estratégia moldando o comportamento individual e grupal. Os planos de incentivos bem concebidos são coerentes com as metas e a estrutura da organização. Eles motivam os empregados a direcionar seu desempenho para os objetivos da organização.

Muitas empresas não incentivam seus funcionários para que possam melhorar seu desempenho no ambiente de trabalho e alcance os objetivos organizacionais

2.4 SOLUÇÕES

O incentivo a funcionários pode acontecer de várias maneiras, uma delas dessas maneiras é oferecer incentivo sob a forma de reconhecimento e recompensa, para estimular as pessoas a manterem um desempenho excelente ou a melhorar um desempenho abaixo da média.

O primeiro incentivo que vem à mente são as recompensas financeiras, mas, existem outras maneiras de incentivo, como o reconhecimento ao trabalho bem feito com uns elogios, por exemplo, ou um quadro de funcionário do mês.

Enfim, o incentivo é uma das melhores formas de melhorar o desempenho dos funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais.

1 ANALISE CRITICA DE TODOS OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS

Quando um gestor não respeita seus colaboradores não consegue fazer com que os profissionais cresçam e, pior ainda, consegue desmotivar a equipe, o que leva a que seu sucesso depende de uma boa equipe.

Quanto aos funcionários que se sentem humilhados ou prejudicados pela forma como são tratados por suas chefias há diversas alternativas. A escolha do que fazer depende da gravidade dos acontecimentos e da abertura que se tem com as lideranças da empresa. O ideal é começar com uma conversa franca com a chefia imediata, passando pelo relato do ocorrido com a chefia superior, posteriormente a área de Recursos Humanos.

O aspecto importante nestas situações, é lembrar que esta relação - entre chefia e subordinado - deve passar pelo princípio universal do respeito ao outro. Quando falta respeito, não há colaboração, comprometimento, produtividade e qualidade. Como consequência há perda, retrabalho, ação judicial, danos a imagem corporativa etc.

Portanto, faz-se necessário o investimento da empresa e do próprio líder em sua formação técnica e, principalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com