TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Ensaios: Diagnostico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 16

Tema: Diagnostico Organizacional para Propostas de Melhorias

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PROBLEMAS IDENTIFICADOS 4

3 ANÁLISE DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS 7

4 SUGESTÕES DE MELHORIAS 12

5 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 16

APÊNDICES 17

APÊNDICE 18

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo a identificação de problemas, a análise crítica, e propostas de melhorias com base do resultado de observação e estudo da Empresa Casa de Carne Picanha De Ouro, com o intuito de adquirir conhecimento nas áreas de Comunicação, Clima e Cultura, Ética e Responsabilidade Social, Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e Trabalho.

Foi realizado um mapeamento para identificar os seus pontos fracos, expectativas e aspirações buscando um entendimento das suas relações internas e um levantamento de suas necessidades. Com o aumento da competividade dos dias atuais, torna-se extremamente necessário às empresas manterem o índice de motivação de seus colaboradores o mais elevado possível, de forma que este valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. Desta forma, as empresas que buscam o sucesso e a excelência precisam acrescentar um novo e importante componente em sua estratégia e estrutura funcional, a Gestão do Clima Organizacional, ou seja, elas necessitam administrar as variáveis que dão sustentação ao Clima organizacional positivo, atuando nas questões que afetam a motivação, o interesse, o envolvimento, a participação, e o desempenho dos funcionários. Assim, através dessa pesquisa será possível compreender os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima e Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, na Ética e Responsabilidade Social e Psicologia Organizacional e Trabalho, propondo melhorias através dos planos de ação com a finalidade de aumentar a motivação e consequentemente a produtividade da empresa.

2- PROBLEMAS IDENTIFICADOS

A Casa de Carne Picanha de Ouro é uma pequena empresa que atua no comércio varejista de alimentos, estabelecida na cidade de Anápolis – GO. Atendendo em sua maioria pessoas físicas, moradores de bairros da região central e centro norte como: Maracanã, Santa Isabel, Alvorada, Bandeirante e Boa Vista.

A empresa foi fundada na década de 90, com a parceria de duas irmãs. No ano de 2007, passou da informalidade e a ser administrado por somente uma das irmãs, continuando assim na administração no seio familiar, fato que a proprietária considera como um dos pontos fortes da empresa.

Tem como missão satisfazer os clientes com produtos alimentícios, oferecendo qualidade e priorizando sempre a variedade e excelência no atendimento e no serviço.

Visão: Ser reconhecida como empresa distribuidora de carnes e hortifruti, da região, sendo referência em qualidade desde a comercialização de bens de consumos até a prestação de serviços, com a qual os clientes se identifiquem e os colaboradores se sintam respeitados e valorizados.

Pontos fortes: Fidelização de clientes por meio de pagamentos mensais, qualidade e variedade de produtos, harmonia no ambiente de trabalho. Outra vantagem da organização é quanto às tomadas de decisões, pois a empresa uma organização familiar e dessa forma as decisões e relevância são tomadas.

Com o consenso de todo um exemplo, é a compra de equipamento de grande valor para a organização.

Problemas identificados: Falta de mão de obra qualificada e especializada no município; Demora no atendimento nos fins de semana e feriados prolongados; Por se tratar de uma pequena organização, a proprietária nunca fez um planejamento estratégico para a organização, pois sempre pensou que planejamento era algo para as grandes organizações, pois sempre são tomadas á medida que vão surgindo às necessidades; Falta de espaço físico para ampliar a estrutura da empresa; Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando a otimização do grau de interação, com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. Os valores que a empresa possui, prioriza a amizade com fornecedores e clientes e a parceria com os funcionários para ajudar nas tomadas de decisões. Quanto às metas organizacionais, não existe um planejamento e elas surgem a medida que as transformações ocorrem, como existem poucos funcionários na organização elas são estabelecidas e todos se esforçam para que elas sejam alcançadas. Outro déficit na empresa é a falta de um sistema de informação, tanto para armazenar informações financeiras, quanto informações de seus clientes. A empresa não tem um controle eficaz das movimentações feita no mês, e nem pode prever a índole daquele novo cliente que está chegando ou os desejos daqueles que já são fregueses.

A Casa de Carnes Picanha de Ouro tem suas decisões financeiras centradas nas decisões da proprietária com o auxílio dos colaboradores. Entendem-se como colaboradores tanto os funcionários quanto o apoio de uma empresa terceirizada na área contábil. Esta organização, além dos ativos que são arrecadados com a venda de mercadorias conta também com apoio financeiro da mãe e da irmã da proprietária, que sempre quando solicitada oferece recursos financeiros sem cobrar nada de juros. A empresa não possui um planejamento estratégico dentro de suas instalações, dessa forma também não é elaborada uma estratégia para as finanças, apenas os objetivos tanto estratégicos quanto os financeiros se interligam, pois a empresa trabalha com o propósito de sempre atender os clientes bem para que se obtenha o máximo de vendas possíveis para a geração de renda.

A empresa nunca se preocupou com auditoria externa ou interna plano de contas, demonstrativos financeiros ou controle orçamentário, pois sempre esteve centrada na ideia que empresas de pequeno e médio porte não necessitam de tais benefícios. Nunca se exigiu do contador um relatório, pois nunca viu a necessidade de fazer uma previsão de gastos. A empresa possui um grande número de clientes que fazem suas compras para pagamento no mês subsequente. O controle desses devedores é feitos manualmente m blocos fiscais. Sempre surge um novo cliente que queira comprar a prazo, a proprietária junto com seus funcionários faz um levantamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com