TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Diagnostico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

Diagnostico organizacional - conceito

De acordo com Oliveira (2006), o diagnóstico é definido como um processo interativo de um agente que não está dentro da organização. Entre outras palavras, um profissional que não participa das atividades da organização, que é contratado para auxiliar os executivos e os profissionais da organização, a tomarem decisões dos processos, não sendo, portanto, ele o responsável para tomada de decisões. Ele ainda ressalta que existem algumas premissas para que a análise estratégica seja efetivada como considerar o ambiente e as possíveis variáveis relevantes nas quais a empresa está inserida, ter o conhecimento desses fatores possibilita explorar as oportunidades e evitar as ameaças, ter pleno conhecimento de seus pontos fortes e fracos para saber posicionar-se no mercado e o processo de análise deve ser integrado, contínuo e acumulativo. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial: Conceitos, metodologias, práticas. São Paulo: Atlas, 2006.

Conforme Grocco (2005) o diagnóstico organizacional busca identificar e investigar os problemas existentes nas organizações, auxiliando da melhor forma quais são os melhores procedimentos que devem ser aplicados e testados numa tentativa de solução destes problemas. Entretanto, as recomendações nem sempre são agradáveis ou simples como parecem; ao contrário, devem ser as que melhor atendem os clientes para cada situação específica. Enquanto a qualificação do consultor permite que se capacite e centralize para fornecer recomendações. GOCCO Consultoria empresarial. São Paulo: Saraiva, 2005.

Para Buchele (1980), "O administrador que analisar sistematicamente a força e a fraqueza de sua empresa e que procure antecipar os problemas futuros nas empresas sabe que necessita usar vários métodos de avaliação”. Portanto será feito os levantamentos das informações que precisam ser pesquisadas devidamente para um exato conhecimento desta organização, e com isso, analisaremos essas questões que foram levantadas, de forma que precisam ser interpretadas, entendidas em seu significado real. Diagnosticos de empresa em crescimento, Roberto B. Buchele ,São Paulo: Atlas 1980

Conforme pesquisa o três autores concordam que o diagnostico organizacional e um levantamento da empresa para apontar seus pontos fortes e suas limitações construindo um plano estratégico de acordo com suas necessidades para que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia.

OBJETIVO DE UM DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

Swee, (2003), em seu artigo descreve uma ferramenta de diagnóstico para a melhoria de referência na capacidade de aprendizagem de uma organização ao longo do tempo. Esta ferramenta de diagnóstico utilizada nas organizações levam a desenvolverem um programa de mudança para melhorar a sua capacidade de aprendizagem. SWEE C. Goh. "Melhorar a capacidade de aprendizagem organizacional: lições de dois estudos de caso", Aprender organização, 2003.

Carpilovsky, (1998), a um dos produtos mais importantes da análise estratégica. Por meio do diagnóstico, o profissional que está prestando consultoria ou o próprio gestor deve redigir um parecer técnico que sintetize a realidade. Essa tarefa se vê facilitada pelo profundo conhecimento adquirido durante as análises dos ambientes externo e interno e pela sua experiência. CARPILOVSKI,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com