TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Artigos Científicos: Diagnostico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2

3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL....................................................................3 3.1DESCRIÇÃO DE CARGOS

4 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO RH ............................................................5

5 MODOS DE GESTÃO...............................................................................................6

6 ÊTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL................................................................8

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9

8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Este trabalho fala sobre a estrutura organizacional de uma empresa privada mostra um pouco do dia a dia da organização, quais são os métodos utilizados para se alcançar as metas traçadas, como funciona a estrutura dos seus respectivos departamento, poderão ver ao longo do trabalho que não são muitos, pois a empresa citada neste trabalho é de pequeno porte.

Conheceram quais os tipos de comunicação utilizados dentro da empresa, como é o relacionamento interpessoal dos funcionários e também com seus superiores.

Quando falamos em estrutura ou diagnóstico organizacional, pensamos em um todo dentro de uma empresa, como veremos no decorrer deste trabalho, verdadeiramente um bom diagnostico organizacional trata de cada detalhe dentro da empresa e busca informações preciosas para que isso traga bons resultados à empresa e seus colaboradores.

Empresa objeto de pesquisa: LOTÉRICA DOTESOURO

A idéia de está casa lotérica veio através de um grande amigo de umas das sócias, que já possuía duas no estado de Minas Gerais, e encontrava-se realizado com o negócio. do quadro de funcionários hoje é composta por três departamentos:

Inicialmente uma das sócias estudou o edital do procedimento licitatório para a concessão de casa lotérica no estado de Rondônia, encaminhando para Caixa Econômica Federal toda documentação necessária, comprometendo-se ainda, arcar com os recursos indispensáveis para montagem da loja.

Logrando êxito na licitação, restou acordado que a casa lotérica se chamaria LOTÉRICA DO TE$OURO, em homenagem a um dos investidores do projeto, que era chamado carinhosamente por seus amigos e parentes de TE$OURO.

A Lotérica foi inaugurada em 03 de novembro de 2011, situada na Av. dos Imigrantes, n° 3.095, bairro Costa e Silva, Porto Velho-RO.

O foco do negócio é a venda de jogos, porém presta outros tipos de serviço, tais como, recebimento de boletos bancários, contas de telefone, energia, água, documentos do governo e outros. Além de efetuarmos saques de numerário, fornecimento de saldo e abertura de contas da Caixa Econômica Federal.

A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: DIVERSOS ESTUDIOSOS OBSERVARAM QUE A PRÁTICA ADMINISTRATIVA É UM PROCESSO ONDE ENTRA O PLANEJAMENTO, A ORGANIZAÇÃO E O CONTROLE DOS RECURSOS COM UMA ÚNICA FINALIDADE QUE É ALCANÇAR OBJETIVOS DE ORGANIZAÇÕES.

Dentro de uma organização é importante salientar as descrições de cargos de cada área ou departamento: A empresa que utilizei como objeto de estudo, na qual eu faço parte do quadro de funcionários hoje é composta por três departamentos:

Administrativo - é composto por apenas uma funcionária que cuida de todos os processos internos da empresa, tais como, contas à pagar e receber, folha de pagamentos dos funcionários, admissão e demissão e outras práticas burocráticas.

Vendas – é formado por duas funcionárias que fazem o trabalho de atender todos os clientes e vender os produtos oferecidos pela empresa, como jogos de loterias, loteria federal, loteria instantânea (raspadinha), tele sena, seguro SAF (Seguro Auxilio Funeral), e outros.

Contabilidade – é responsabilidade de um dos sócios que reside no estado de Minas Gerais, e faz o acompanhamento empresarial via online, o mesmo é contador e cuida de toda contabilidade, pagamento de taxas, impostos, emissão das folhas de pagamento, faz tudo que é necessário para que a empresa esteja sempre em dias com os tributos.

Nós como futuros profissionais de RH devemos saber que uma descrição de cargo bem elaborada é uma ferramenta de grande valor dentro de uma organização para vários programas de gestão como avaliação de desempenho, recrutamento pessoal, treinamentos e outros benefícios necessários dentro de uma empresa. Vejo que as descrições de cargos dentro da empresa que colaboro será um grande desafio pois necessita de grandes mudanças, talvez por ser ainda uma pequena empresa, as funções de cada uma se misturam, um acaba fazendo o dever do outro, pode ser por falta de liderança da gerência, por falta de treinamento do próprio superior.

Apesar de um organograma ter grande valor dentro de uma empresa até mesmo para descrições de cargos a mesma citada à cima não possui. Um organograma iria auxiliar na representação do nosso quadro de funcionários ainda que pequeno poderia descrever a posição de cada um dentro da organização, assim ajudando cada um dos funcionários entender claramente qual sua função dentro da empresa.

Na empresa que trabalho não existe um departamento de RH, as tarefas que seriam de responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com