TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Diagnostico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL .................................4

2 ORNO GRAMA1.......................................................................................................5

3 MODOS DE GESTÃO 6

4 ÉTICA E RESPONSSABILIDADE SOCIAL ........ ........7

5 CONCLUSÃO ...8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo detectar aspectos na sua estrutura organizacional, no modo de gestão e na ética e responsabilidade social da empresa a ser pesquisada. Destacando-se seus pontos fortes e fracos, baseado na pesquisa organizacional e fundamentando-as na pesquisa bibliográfica, com a finalidade de revelar sua estrutura no momento atual.

A empresa pesquisada é de pequeno porte, sua principal atividade é administrar cursos de informática: (Windows, Microsoft Office, Web Designer, Designer Gráfico, Manutenção em Computadores e mais de 10 cursos profissionalizantes.). Está instalada no mesmo endereço onde começou a sua atividade em 1995 como Escola de Datilografia, com a evolução da tecnologia a máquina de escrever deu lugar aos computadores, assim formando uma escola de informática que recebeu o nome de Escola Líder, nome dado por ser a escola pioneira do bairro, em 2004 foi implantado os cursos profissionalizantes como: departamento de pessoal, auxiliar de contabilidade, auxiliar administrativo, entre outros. O atendimento da escola é de segunda a sexta-feira, das 07h00min às 21h00min e sábado das 07h00min às 17h00min.

No presente momento a empresa adquiriu um novo registro, porém permanecendo com seu nome de fantasia (Escola Líder), o dono da empresa é George bruno.

A missão da empresa é ensinar a tecnologia da computação ao aluno, capacitando para o mercado de trabalho com cursos de informática.

A visão da empresa é de ser também uma escola de idiomas e ter várias filiais no Brasil.

O objetivo é mostrar para as pessoas a importância da informática, dos aplicativos, principalmente da Microsoft e os cursos profissionalizantes que oferece na teoria a vivência em um ambiente de trabalho.

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Toda empresa deve possuir uma estrutura organizacional para alcançar suas metas pretendidas. “É a maneira como as tarefas são distribuídas, agrupadas e coordenadas” (ROBBINS, 2005).

Quanto ao planejamento da estrutura existem seis elementos básicos em evidência que são a especialização do trabalho, na qual descreve o grau em que as tarefas na organização são subdivididas em funções separadas. A departamentalização que agrupa as atividades para que as tarefas comuns sejam coordenadas. A cadeia de comando é uma linha única de autoridade que vai do topo da organização até o escalão mais baixo. A amplitude de controle ela vai determinar quantos escalões a empresa terá. A centralização refere ao grau em que o processo decisório está concentrado em um único ponto da organização. A descentralização refere à participação dos escalões inferiores no processo decisório da organização, e a formalização refere ao grau em que as tarefas dentro da organização são padronizadas.

Com a globalização e o desenvolvimento tecnológico as empresas, tende adaptar-se a essas mudanças com maior flexibilidade criando um caráter sistêmico e contingencial. Com essas transformações o nível hierárquico da empresa passa de uma hierarquia verticalizada para horizontalizada, trazendo para os cargos dentro das empresas multi- tarefas.

Os cargos faz parte do principio da aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais. Sua posição depende do seu nível hierárquico dentro da empresa é representado através do orno grama.

A Escola Líder é uma estrutura de organização simples, o quadro de funcionários é pequeno, formado pelo o proprietário, coordenadora, um técnico, duas secretárias, duas monitoras e duas estagiarias. Os cargos são descritos da seguinte forma: Proprietário o qual a empresa está registrada em seu nome; contrata e demiti funcionários, é o gestor maior.

Coordenadora: cuida da parte administrativa (pagamentos e recebimentos), controla o estoque de material didático, o horário de trabalho dos instrutores, controla a presença dos alunos, controla a confecção de Diplomas e certificados, relatórios mensais, cria os balanços de matriculas efetivados e cancelados em fim. Controla e apura os resultados.

Técnico: presta serviços a clientes externos e do suporte técnico dentro da escola, conserta computadores, estala e remove programas entre outras atividades, administra aula de manutenção de computadores.

Secretaria: atende ao público, efetua matriculas, orienta os alunos quais os planos de cursos a empresa disponibiliza, efetua recebimentos e cobrança de mensalidades, atendimento telefônico, confecciona os certificados, elabora planilhas de horário de alunos e turmas. Enfim presta assessoria a coordenação.

Monitora administra aulas de informática, orienta os alunos nos exercícios práticos, elabora atividades de sala de aula, controla as faltas, atende aos alunos para tirar dúvidas em relação aos cursos administrados, mantém os computadores atualizados.

Estagiaria auxilia a monitora, ajudando a manter organização dentro da sala de aula, na ausência da monitora, assume o lugar.

Todos os cargos são representados através do orno grama que é representado abaixo:

Orno grama 1

A escola líder não possui uma estrutura formal de recursos humanos, devido ser de porte pequeno. Suas atividades são desempenhadas pelos funcionários de outros setores.

3 MODOS DE GESTÃO

A gestão de uma empresa depende muito da relação entre as pessoas dentro da organização, e base dessa relação é a comunicação.

A comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com