TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Diagnóstico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o Diagnóstico Organizacional, ou seja, é devolvido através da pesquisa feita na organização, desde a sua história até a importância e suas consequências dentro da sociedade, mostrando sua estrutura organizacional, seus modos de gestão e o diferencial da empresa que desenvolve uma postura ética e de responsabilidade social e ambiental, identificando conceitos relativos às disciplinas de: Gestão de Pessoas, Clima e Cultura Organizacional, Ética e Responsabilidade Social e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

1. Trajetória de conquistas

Poucos podiam acreditar, mas um dos filhos de Demétrio, Domingos Zema, se tornaria futuramente um grande empreendedor.

O início das atividades Zema, 1923

Casa Sport, primeira firma comercial e de prestação de serviços do ramo de automóveis em Araxá. O nome norte - americanizado foi dado na época em que o Brasil queria esquecer a França e copiar os Estados Unidos. A Casa era grande revendedora dos pneus Dunlop.

Em Araxá, o automóvel chegou antes do trem de ferro. Domingos Zema, com seu carro de capacidade para 11 passageiros, fazia o transporte Sacramento-Araxá, principalmente daqueles que vinham conhecer a estância hidrotermal do Barreiro. Domingos Zema ficara encantado com a requintada Araxá, devido seu alto fluxo de turistas.

Propriedade de Domingos Zema, a primeira firma comercial e de prestação de serviços do ramo de automóveis em Araxá foi a Casa Sport, 1923, grande revendedora dos pneus Dunlop. A Casa Sport passa a ser revendedora Ford. Em 1926, Domingos ganha um prêmio da companhia norte-americana numa Campanha de Vendas Brasil-Argentina do quadrimestre maio/agosto.

Para suprir o racionamento de gasolina durante o período da Segunda Guerra Mundial, a oficina Zema adapta um veículo movido a gasogênio – combustível a base de carvão. Os carros eram construídos contra a vontade de Domingos, porém com a colaboração do filho Romeu Zema.

Novos investimentos

Em outubro de 1936, Domingos Zema inaugura o primeiro posto de gasolina na cidade de Araxá (MG). Para suprir o racionamento de gasolina durante o período da Segunda Guerra Mundial, a oficina Zema adapta um veículo movido a gasogênio: combustível a base de carvão. Os carros eram construídos contra a vontade de Domingos Zema, porém com a colaboração do filho Romeu Zema.

Em outubro de 1936, Domingos Zema inaugura o primeiro posto de gasolina da cidade.

Em 1948 comemoram-se os 25 anos da empresa e inaugura-se a revenda da marca Studebaker. Agora com novo nome, Domingos Zema & Filhos, sob presidência de Domingos Zema, Romeu Zema como Diretor Comercial e Oswaldo Rosa como Diretor Técnico.

Com a morte de Romeu, seu filho Ricardo, que já demonstrava traços de um jovem cheio de objetivos, começa a acompanhar o avô nos negócios. De jovem avesso aos estudos, ao homem de negócios que é hoje, foram muitos anos de prática, um exercício de realidade junto à atividade do homem totalmente comprometido com seu lar. Ricardo solidificou o nome Zema.

Em 1948 comemoram-se os 25 anos da empresa e inaugura-se a revenda da marca Studebaker. Agora com novo nome, Domingos Zema & Filhos, presidência de Domingos Zema, Romeu Zema como Diretor Comercial e Oswaldo Rosa como Diretor Técnico.

Após Ricardo Zema assumir a direção da Zema em 1964, aos 21 anos, o mesmo buscou novos parceiros como a Cia. São Paulo de Petróleo e a CBMM, que acreditaram no potencial daquele "moço" trabalhador.

Em 1969, iniciou a expansão dos negócios com a compra de um segundo posto de combustível. A partir daí, várias outras empresas foram fundadas ou adquiridas até a Zema atingir sua dimensão atual: Eletrozema (que será a empresa analisada), Zema Cia. Petróleo, Consórcio Zema, Concessionárias Zema, Zema Fashion.

1E

Gente que Acredita e Faz

Empreendedorismo, responsabilidade e trabalho estão sempre presentes na marca Zema. Alcançamos mais um ano de trabalho e de conquistas graças ao empenho, compromisso e participação de nossos colaboradores.

Há mais de oito décadas iniciamos atividades que se mantêm vivas e em constante evolução. O ano de 2011 foi muito importante para o desenvolvimento e crescimento da Zema. Sempre estamos entre Melhores Empresas Para Trabalhar do País.

Fomos considerados empresa exemplar em negócios e gestão de pessoas; alcançamos resultados expressivos; atingimos mais de 360 lojas Eletrozema; a Zema Petróleo com mais de 200 postos bandeirados; investimos em recursos humanos e promovemos ações de cidadania e responsabilidade social.

Hoje, a Zema é reconhecida por atuar em mais de 380 cidades e contar com mais de 5 mil colaboradores. Tudo isso, graças ao trabalho sério desenvolvido nos segmentos: Eletrozema, Consórcio Zema, Zema Petróleo, Cerâmica Zema, Auto Zema, Autopeças, Moto Zema, Zema Fashion e Zmais Conveniência.

2012 está sendo ainda melhor! Comemoramos 89 anos de história com muita garra, compromisso e colaboração de todos.

Palavra de Ricardo Zema

Presidente da Zema

Esta é uma breve história do Grupo Zema, que atualmente conta com mais de 360 lojas, espalhas pelo país, está presente em 380 municípios, onde a maioria situa-se no estado de Minas Gerais, e também nos estados de Góias, Bahia, São Paulo e Espírito Santo. Atua no setor de Varejo, com uma estratégia clara e definida de atuar em pequenos centros, com população de até 30 mil habitantes. O Grupo Zema de Araxá (Minas Gerais), mostra-se como uma empresa familiar que adota a cultura da simplicidade e a política de portas abertas como incentivo à comunicação interna. Sua estratégia está apoiada em alguns pilares importantes como a estrutura operacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com