TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Organizacional

Exames: Diagnóstico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.309 Palavras (10 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o diagnóstico organizacional através do Ciclo do PDCA, com enfoque na oportunidade de melhoria da Brasil Norte Bebidas Ltda.

O Ciclo do planejar, fazer, checar e agir (PDCA) também é conhecido como Ciclo de Deming, é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo, tendo como principal foco, a melhoria contínua.

Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. É utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um nível de melhor de gestão, buscando melhores resultados. O Ciclo PDCA tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações que foram efetuadas.

Com base nesta análise e comparação das ações com aquilo que foi planejado, o gestor começa então a implantar medidas para correção das falhas que surgiram no processo ou produto.

O gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. É preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação. Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado.

Dentre os principais pontos a melhorar na empresa Brasil Norte Bebidas destacamos três: Recrutamento e Seleção, Satisfação dos funcionários e Programa de economia de água e energia elétrica, sendo que recrutamento e seleção foi o escolhido para a realização das melhorias.

A escolha do problema foi a partir da análise na demora no processo de recrutamento e seleção, devido ao fato de que os funcionários responsáveis por exercer esta atividade também são encarregados de exercer outras funções, ficando eles assim sobrecarregados e por isso acabam deixando essa tarefa para segundo plano.

As falhas no recrutamento e seleção se devem a não ter pessoas capacitadas atuando direta e especificamente no processo de recrutamento e seleção. No ciclo de PDCA serão nomeadas responsabilidades para implantar e participar aos gestores e colaboradores os novos processos de gestão para extinguir o problema raiz.

Para corresponder á ordem do Ciclo, será feito primeiro uma observação no local e realizado cronogramas com as oito fases deste ciclo, aonde irá desde a identificação do problema até a conclusão, classificados de processos que irão de 1 a 8. Após ser estipuladas metas para implantação do novo processo, serão realizadas definições das causas influentes, onde serão considerados quatro M’s, como, Management, Mão-de-obra, Mensagem e Money. Dentro de cada M será abordado três causas que influenciam na causa raiz do problema, A demora no processo de recrutamento e seleção.

A partir das definições, será apresentada a causa mais provável, sendo realizada a estratégia para o plano de ação, através da planilha 5W1H, onde será definida quem, quando, onde, porque e quando serão realizadas as melhorias para o problema encontrado, tendo como objetivo a mão-de-obra.

Com a execução dos processos do Ciclo do PDCA, iremos comparar os resultados, demonstrados antes e depois da implementação. Será verificado a efetividade da ação e o grau de redução do problema encontrado. Quais foram ás alterações ou elaborações do padrão atual adotado pela empresa e será realizado o acompanhamento da utilização desses padrões.

O trabalho foi elaborado a partir de observações e análises, com o intuito de promover a melhor integração e satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho. Demonstrando as possíveis ações para combater as falhas e demoras no processo, e podendo assim apresentar um novo modelo de gestão.

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

2.1 RAZÃO SOCIAL

Razão Social: Brasil Norte Bebidas Ltda.

CNPJ: 07.649.419/0001-18

2.2 ENDEREÇO

Endereço: Avenida Torquato Tapajós, 5800 - KM 10 - Flores – Manaus

CEP: 69048-660

Figura 1. Mapa da Brasil Norte Bebidas Ltda.

Fonte: Google Maps

2.3 NATUREZA DO NEGÓCIO

Comercial, Vendas de bebidas não alcoólicas e seus derivados.

2.4 FOTOS DA EMPRESA

3. OPORTUNIDADE DE MELHORIA

3.1 TABELA SMART

Quadro 1: Matriz Smart

Brasil Norte Bebidas Ltda

3.2 DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DO CICLO DO PDCA

3.2.1 PROCESSO 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

3.2.1.1 ESCOLHA DO PROBLEMA

Recrutamento e Seleção.

3.2.1.2 HISTÓRICO DO PROBLEMA

3.2.1.3 NOMEAR RESPONSABILIDADES

A responsável do PDCA será a Sra. Jaqueline Santos, gerente de RH a qual ficam designadas as funções do setor de Recursos Humanos.

3.2.2 PROCESSO 2 - OBSERVAÇÃO

3.2.2.1 DESCOBERTA DAS CARACTERÍSTICAS DO PROBLEMA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO LOCAL

Durante a visita a empresa Brasil Norte Bebidas Ltda. observamos houve falta de investimentos na área de Recrutamento e Seleção.

Há pessoas que ficam sobrecarregadas com muitas atividades ocasionando demora no processo de recrutamento e seleção. Pode-se perceber que existe uma necessidade de contratar pessoas qualificadas para atuarem especificamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com