TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Organizacional

Monografias: Diagnóstico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

BELO HORIZONTE

2014

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos da faculdade Unopar para conclusão do 1º período.

BELO HORIZONTE

2014

SUMÁRIO

1. Introdução ............................................................................................4

2. Desenvolvimento .................................................................................5

2.1 Aspecto da estrutura empresarial..............................................................5

2.2 Modos de gestão..........................................................................................6

2.3 Setor de atuação da empresa.....................................................................6

2.4 Ética Política e Sociedade...........................................................................6

2.5 Sistema de informação ...............................................................................7

3. Conlusão..............................................................................................8

4. Bibliografia...........................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

É de suma importância para uma empresa realizar um diagnóstico organizacional, pois, é através deste estudo que apuramos as dificuldades ou o potencial da mesma.

Consiste em analisar minuciosamente a organização com o propósito de levantar todas as características: oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Um diagnóstico é cabível em qualquer momento na empresa, tanto nos bons quanto nos maus momentos. É um instrumento indispensável de gestão, uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados positivos.

A empresa a ser pesquisada será a Tuma Industrial, o histórico da empresa nos mostra sua presença na área de engenharia térmica desde 1987. Assim, segue trabalhando no desenvolvimento de tecnologia de novos produtos e serviços para Indústrias, Metalurgia e Siderurgia, oferecendo ao mercado o que há de mais moderno e eficiente em sistemas Solar e Ar Condicionado. A TUMA INDUSTRIAL é uma das 10 empresas que compõe o grupo que atua no Brasil e exterior desde 1971 e é o maior da América Latina. As empresas TUMA são um dos maiores grupos empresarias do país no segmento, estando apta a atender qualquer cliente no Brasil ou exterior, tanto no planejamento quanto na execução de projetos de grande porte.

Com ampla diversidade no campo de atuação tem como compromisso a redução de custos e manutenção de qualidade dos seus serviços, sempre com preocupação de preservar ao máximo o meio ambiente e com grande responsabilidade sócio ambiental, entretanto conquistando vários prêmios , certificados e homenagens comprovando a qualidade de seus produtos e serviços prestados.

2. DESENVOLVIM ENTO

2.1 Aspecto da estrutura empresarial

A empresa TUMA está situada no setor industrial tendo como principal ramo de atividade a fabricação de sistemas solar para aquecimento de água. As empresas TUMA, pioneira na área de engenharia térmica e de ar condicionado com ênfase ao uso da energia solar sempre investindo na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para aplicação na área de engenharia.

Sua política sempre atenta aos acontecimentos no Brasil e no Mundo e com seus engenheiros participando sempre das grandes feiras e congressos mundiais, estando assim sempre atualizados com as tecnologias de ponta, que são trazidas para o Brasil, podendo assim oferecer a seus clientes regionais, nacionais e internacionais, uma estrutura operacional dinâmica, especializada e atualizada mantendo assim suas área de atuação no mercado nacional e internacional. Está classificada (de acordo com o Sebrae) como empresa de porte médio com uma equipe de 270 funcionários.

2.2 Modos de gestão

Todo o desenvolvimento das rotinas, está ligada ao sistema de informação que controla as previsões de compra e de pagamento da empresa. A área é coordenada por supervisor financeiro e operacional é delegado para três assistentes responsáveis por contas a receber, contas a pagar e emissão de Notas Fiscais. Toda a movimentação financeira é semanalmente apresentada para os diretores, agilizando assim as decisões e planejamentos futuros.

2.3 Setor de atuação da empresa

A empresa está situada no setor industrial de Contagem MG, agregando mais desenvolvimento à região que já é bastante desenvolvida com um vasto campo industrial, onde não existem concorrentes neste setor. A economia atual, trás bastante influencia principalmente na aquisição de mercadorias.

Outro fator muito relevante é o programa "Minha Casa Minha Vida" do governo federal que está aquecendo o mercado. O setor recebe como incentivo fiscal do Governo Federal, a isenção do ICMS.

O faturamento da empresa poderia aumentar com duas estratégias básicas de recursos humanos.

O treinamento de pessoal, valorizando o capital humano, oferecendo qualificação à mão de obra existente e assim trazendo um grande diferencial na qualidade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com