TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Organizacional

Monografias: Diagnóstico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  3.495 Palavras (14 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ÂNGELA MARIA DA SILVA DORIGUELLO

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Câmara Municipal de Assis

ASSIS

2012

ÂNGELA MARIA DA SILVA DORIGUELLO

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Câmara Municipal de Assis

Trabalho de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral interdisciplinar.

Professores:

Gisleine Fregoneze, Mônica Maria Silva, Marco Rossi e Ana Céli Pavão.

ASSIS

2012

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1- Diagnóstico Organizacional 5

1.1- CARACTERIZAÇÃO 6

1.2 - Estrutura da Organizacional da Câmara Municipal de Assis 7

1.3 - Organograma da Câmara Municipal de Assis 9

2- Estrutura de Recursos Humanos 9

2.1- Modos de Gestão 10

2.2- Comunicação Organizacional 10

2.3 - Processos de Comunicação 11

3- Nível de satisfação 11

3.1- Qualidade de vida 11

3.2- Ética e responsabilidade Social 12

4- Ações da Organização 12

5- Análise do Ambiente 13

5.1 - Pontos fortes 14

5.2 - Pontos fracos 14

Considerações Finais 16

Referências Bibliográficas 17

Referências Digitais 17

INTRODUÇÃO

A Organização a ser analisada foi a Câmara Municipal de Assis, não o plenário com os vereadores e sim o quadro de funcionários, cuja esfera de atuação é prestar apoio administrativo ao Presidente, à Mesa Diretora e aos Vereadores da Câmara Municipal de Assis no desempenho de suas atribuições parlamentares, através do planejamento, coordenação, acompanhamento, avaliação e execução com qualidade e presteza as atividades referentes ao orçamento, finanças, materiais, contratações, licitações, compras, patrimônio, recursos humanos, informática, serviços gerais e segurança.

Serão analisados os ambientes externo e interno, identificando as ameaças e oportunidades, e os pontos fortes e fracos.

A descrição de alguns cargos com suas funções e tarefas, a forma de acesso e as promoções dos servidores.

1- Diagnóstico Organizacional

Um diagnóstico organizacional permite investigar como a organização se comporta a partir de seus pressupostos básicos é a avaliação do comportamento de uma organização para descobrir fontes de problemas e áreas de melhoramento. O objetivo é possibilitar o entendimento sistemático da organização, para que tenha uma base para o desenvolvimento de intervenção consistente, é orientar o rumo das ações, apontar soluções para os problemas e assim encontrar e indicar as melhores formas e procedimentos para remediá-las.

Além disso, é interessante perceber como as instituições se organizam e planejam o seu negócio.

Para Costa, (2004, pag. 51) O Diagnóstico organizacional “procura avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes na organização em relação ao andamento de transformações para a construção do seu futuro”.

As organizações são divididas em vários níveis, logo, para se obter um diagnóstico efetivo, a chave é saber o que examinar em cada nível e assim saber como um nível se encontra.

No contexto das complexidades do setor público e das exigências cada vez maiores dos clientes quanto ao nível de qualidade dos trabalhos, acredita-se que o aperfeiçoamento institucional e a melhoria dos padrões de desempenho organizacional assumam papel fundamental, exigindo, por parte das instituições, a realização de intervenções inteligentes, cuja efetividade fica na dependência do seu grau de flexibilidade (MILKOVICH, 2000).

“O trabalho é uma realidade para todo o ser humano capaz de exercê-lo. Em condições de normalidade, os indivíduos trabalham a maior parte de sua vida. Desde o nascimento, iniciamos a preparação para exercê-lo, pois é necessário adquirir conhecimento e desenvolver habilidades para podermos trabalhar. Nas sociedades humanas, existem leis, decretos e regulamentos que estabelecem regras para o trabalho. Podemos afirmar que o trabalho faz parte do cotidiano humano.” (Gestão de Pessoas pág.- 23).

Considerando a visão administrativa atual, seria razoável acreditar que essa flexibilidade deveria ter como características básicas: a supremacia da comunicação e da informação; a valorização de recursos humanos e a adoção de modelos organizacionais de forma mais ampla, sintonizados, ágeis, racionais e objetivos. Tal desenvolvimento organizacional só é possível se antecedido do desenvolvimento de recursos humanos, base da excelência institucional e fator gerador de todos os processos de mudança.

As organizações são gerenciadas por e para pessoas, entender as suas preocupações, aspirações e competências é, portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com