TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico organizacional

Projeto de pesquisa: Diagnóstico organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A produção textual a seguir, fará um Diagnótico Organizacional do grupo Walmart, falando um pouco do seu crescimento e citando o diagnóstico estrutural do mesmo.

Em apenas 55 anos, foi possível construir a maior corporação do planeta. No Walmart, altos executivos trabalham em escritórios sem janelas. Ninguém viaja na classe executiva e os quartos dos hotéis são sempre compartilhados.

Diagnóstico Organizacional

O Wal-Mart chegou ao Brasil em 1995, com a abertura do SAM'S CLUB - uma espécie de clube de descontos onde o usuário precisa se tornar membro para poder comprar - em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. Hoje a rede ocupa a terceira posição do Ranking ABRAS de supermercados e faz concorrência direta com o francês Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar. São nove bandeiras em todo Brasil: Wal-Mart Supercenter, SAM'S CLUB, Todo Dia, Bompreço, Hiper Bompreço, Nacional, Mercadorama, Hipermercado Big e Maxxi Atacado.

O Wal-Mart funciona para a economia global como uma versão real da teórica "mão invisível" que regula o mercado, postulada pelo economista escocês Adam Smith. Tamanho é o conhecimento dos consumidores e dos mais de 60 000 fornecedores dispersos por 70 países -- todas as vendas são registradas na maior base de dados civil do mundo, cujas informações encheriam 124 000 DVDs --, que a empresa atua como uma enorme bolsa de mercadorias ao casar a oferta com a demanda para estabelecer seus preços. A tentativa constante de reduzi-los, nas árduas negociações que exasperam os fornecedores, tem tido um impacto brutal na maior economia do planeta. O presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, considera o varejista um dos maiores responsáveis pela baixa inflação americana. Especialistas atribuem à ação do Wal-Mart uma economia superior a 100 bilhões de dólares para o consumidor local só em 2004. Outro impacto econômico é a eficiência que a empresa imprime ao varejo americano. De acordo com um estudo do McKinsey Global Institute, podem ser creditados ao Wal-Mart cerca de 12% do espetacular salto de produtividade vivido nos Estados Unidos durante a década de 90. É bom repetir: só o Wal-Mart foi responsável por um oitavo do aumento da produtividade de toda a economia americana.

Os símbolos da cultura Wal-Mart

• Todos os funcionários entoam o grito de guerra da empresa mesmo que morram de vergonha

• Quem trabalha no Wal-Mart tem de sorrir e dirigir a palavra a qualquer um que esteja a pelo menos 3 metros de distância

• Sam Walton encorajava seus executivos a ir à sede da empresa aos sábados para uma reunião com suas famílias hábito que se mantém até hoje

• O Wal-Mart nutre antipatia visceral por sindicatos

• Qualquer funcionário pode se queixar dos chefes aos executivos do escalão superior

• Os escritórios da empresa e as roupas usadas pelos funcionários são simples, espartanos o que ajuda a diminuir os custos

• A cultura do Wal-Mart lembra uma cidadezinha americana, com valores familiares conservadores

• A reunião anual de acionistas, na pacata Bentonville, tem shows de música pop e astros do cinema

Funcionários

Engajar seus 87 mil funcionários e criar condições para que desenvolvam seus talentos é uma das estratégias do Walmart Brasil sintonizada com o desenvolvimento sustentável dos negócios. Para executá-la, a empresa norteia suas ações considerando o respeito ao indivíduo, o que inclui valorização da diversidade e manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e motivadores.

O alinhamento dos empregados às competências fundamentais aos negócios e à cultura corporativa é detectado por meio de Avaliações de Desempenho, promovidas pelas lideranças individualmente e estendidas a 100% do quadro funcional. Anual e revisado semestralmente, o processo envolve o resultado operacional e aspectos comportamentais. As lideranças são orientadas a dar feedbacks às suas equipes, e elas estimuladas a cobrar retorno.

Funcionários por categoria

Administrativo 2.333

Chefia/coordenação/supervisão 6.384

Diretoria 671

Gerência 2.817

Operacional 72.149

Trainee 201

Jovem aprendiz 2.438

Total 86.993

Também faz parte da sistemática a elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual. Os funcionários são incentivados a buscar recursos para o seu crescimento que vão além dos cursos internos, incluindo rodízio de função e orientação de um mentor na companhia. Desde o final de 2010 são ministrados treinamentos presenciais e veiculadas mensagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com