TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica Escolar

Casos: Didatica Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

METODOLOGIAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E TREINAMENTO DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS

Durante a última década surgiram diferentes formas de ensino e análise do esporte, especialmente dos Jogos Desportivos de Oposição e Cooperação, houve um aumento nas discussões sobre as metodologias de ensino e aprendizagem nos jogos desportivos coletivos, com o objetivo de estudar as melhores praticas de ensino para desenvolver as habilidades e capacidades físicas de crianças e adolescentes utilizando os jogos desportivos coletivos, que é amplamente utilizado na Educação Física nas escolas brasileiras, pois estimula a cooperação, convivência, participação, inclusão, entre outros.

Podemos definir os jogos desportivos coletivos como um conjunto de exercícios físicos praticados dentro de um jogo, normalmente utilizando uma bola, espaço físico, com duas equipes adversárias com objetivos e regras pré-definidas onde existem tomadas de decisões coletivas e individuais determinando duas ações principais ataque e defesa. Dentre as varias modalidades de jogos desportivos coletivos podemos citar o voleibol, futsal, futebol, handebol, basquetebol, sendo que nas escolas brasileiras o handebol, é um dos jogos mais utilizados nas aulas de educação do ensino fundamental e médio.

Existem vários autores que apresentam propostas para o ensino dos jogos desportivos coletivos, que buscam métodos para facilitar a aprendizagem e treinamento, dos quais citamos Claude Bayer, Julio Garganta e Dr. Pablo Juan Greco.

Bayer (1994) afirma coexistir duas correntes pedagógicas de ensino para os jogos desportivos coletivos: uma utiliza os métodos tradicionais ou didáticos, decompondo os elementos (fragmentação), na qual a memorização e a repetição permitem moldar a criança e o adolescente ao modelo adulto. A outra corrente destaca os métodos ativos, que levam em conta os interesses dos jovens e que, a partir de situações vivenciadas, iniciativa, imaginação e reflexão possam favorecer a aquisição de um saber adaptado às situações causadas pela imprevisibilidade. Essa abordagem pedagógica, chamada de pedagogia das situações, deve promover aos indivíduos a cooperação com seus companheiros, a integração ao coletivo, opondo-se aos adversários, mostrando, ao aprendiz, as possibilidades de percepção das "situação de jogo", interferindo na tomada de decisão, elaborando uma "solução mental", buscando resolver os problemas que surgem com respostas motoras mais rápidas, principalmente nas interceptações e antecipações, frente às atividade dos adversários.

Podemos resumir estes dois métodos didáticos como:

1o método: onde um esporte é ensinado por partes um fundamento por vez e repetidamente para que aja uma memorização das técnicas e para uma melhor formação do ser humano.

2o método: é a aprendizagem do esporte através do ensinamento do dia a dia.

Garganta (1995) afirma que o desenvolvimento das diferentes modalidades desportivas tem sido influenciado por pensamentos e pelos conhecimentos provenientes de múltiplas disciplinas cientificas, sendo inicialmente as modalidades individuais como Atletismo e a Natação, e posteriormente os Jogos Desportivos de Oposição e Cooperação, através de uma transferência direta de meios e métodos, sem a preocupação e a especificidade estrutural e funcional deste grupo de desportos.

Garganta (1995) considera: “ensinar-se o modo de fazer (técnica) separada das razões de fazer (tática)”

Garganta afirma que a metodologia e desenvolvimento dos jogos desportivos é diferente, porque sempre esta sendo modificado pela área da ciência, ele prioriza o pensar e o entender o jogo antes mesmo de saber os fundamentos do jogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com