TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Tributario

Monografias: Direito Tributario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL 4

2.1.1 Empresa 1 4

2.1.1.1 Entrevista 4

2.1.1.2 Análise das Informações Coletadas 7

2.1.1.3 Identificação de Problemas 7

2.1.1.4 Plano de Ação 8

2.1.2 Empresa 2 8

2.1.2.1 Análise das Informações Coletadas 8

2.1.2.2 Identificação de Problemas 8

2.1.2.3 Plano de Ação 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do semestre por meio de entrevista feita com duas empresas, uma ferramentaria e a outra, mercado varejista, abordando as formas de comunicação, propaganda e publicidade; a missão, visão, valores e ações; as características relacionadas ao perfil empreendedor dos empresários e os índices administrativos da organização.

As empresas entrevistadas foram a “Erzinger Indústria Mecânica Ltda” e o “Mercado Rosete Ltda” e os problemas e planos de ação foram identificados e comparados, como ferramenta para fundamentar a tomada de decisão em busca de melhores resultados para as empresas em questão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

2.1.1 Empresa 1

A Erzinger Indústria Mecânica Ltda., fundada em 04 de abril de 1978, no distrito de Pirabeiraba, em Joinville/SC, está instalada num parque fabril próprio com mais de 8.000m², onde concentra toda a sua equipe Administrativa e Operacional, cerca de 180 funcionários.

Com mais de três décadas no mercado, a Erzinger se tornou a maior fabricante nacional de equipamentos para sistemas de pré-tratamento de superfícies, pintura e secagem de tinta líquida, a pó eletrostático e KTL (E-coat), voltados aos segmentos metal-mecânico, autopeças, moveleiro, plástico, eletroeletrônico, agroindustrial, entre outros.

2.1.1.1 Entrevista

1) A empresa possui um banco de dados dos clientes?

Sim, existe um sistema chamado Prosyst que gerencia as informações cadastrais dos clientes e seu histórico de compras.

2) Como a empresa determina os preços dos produtos?

O método utilizado para determinar o preço dos equipamentos é o custeio padrão, baseado nos custos fixos e variáveis da empresa.

3) Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

A empresa encaminha e-mails, através de mala direta, para os clientes e colaboradores com as novidades do setor, além de participação em feiras, workshops, seminários e congressos.

4) A empresa monitora seus concorrentes?

Não existe uma ferramenta especifica para monitoramento dos concorrentes, pois a empresa está consolidada no mercado e considera-se a maior empresa nacional no setor. A única forma utilizada atualmente é a pesquisa exploratória realizada pelos vendedores, quando estes visualizam no cliente produtos dos concorrentes e correm atrás de informações para entender como eles projetam e fabricam seus produtos e as tecnologias que utilizam.

5) A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

Sim, existe um procedimento normatizado para a pesquisa de satisfação. O departamento de Marketing envia uma solicitação via e-mail para o cliente, pedindo o preenchimento do questionário no site, isto após consultar junto ao departamento de Montagem Externa e o vendedor responsável se o pedido foi concluído. O departamento Comercial é o responsável pela indicação do destinatário da solicitação para preenchimento do questionário. Se no prazo de cinco dias úteis o cliente não preencher o questionário no site, é disparado um aviso para o departamento de Marketing que verificará com o destinatário se o mesmo recebeu a notificação e solicitar o preenchimento do questionário. Os questionários respondidos no site serão recebidos pelo departamento de Marketing e encaminhados aos departamentos da Qualidade, para realização dos cálculos dos indicadores, Comercial e Diretoria, para visualização.

6) A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado? Que tipo? Que resultados já obteve?

Nunca foi realizado nenhum tipo de Pesquisa de Mercado, apenas a visão dos vendedores em relação ao mercado é considerada.

7) Indique uma situação problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias para se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

A globalização, que é um processo de unificação entre mercados de diferentes países, surgiu juntamente com a evolução do mundo e de todo o processo de transição do avanço tecnológico.

Com o processo de globalização, as relações comerciais entre países estão mais acentuadas. A facilidade de compras e a expansão de produtos e serviços para fora dos países têm estreitado cada vez mais as ligações entre diferentes territórios.

Um grande problema vivido atualmente e, acentuado ao longo dos anos devido à globalização, é a venda de peças de reposição originais para os equipamentos fabricados.

O processo de análise de planejamento das decisões para resolução do problema deve ser baseado em quatro estratégias:

• Objetivos tangíveis – O objetivo é tangível quando você pode experimentá-lo. Quando o objetivo é tangível, você tem uma chance melhor de fazer acontecer e, portanto, será específico, mensurável e atingível;

• Objetivos emocionais e simbólicos – relacionados a habilidades como motivar a si mesmo e aos outros, persistir mediante frustações, controlar impulsos, canalizar emoções entre as diferentes situações;

• Resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com