TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Tributario

Artigo: Direito Tributario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

A equoterapia

Segundo a história, a equitação era vista como elemento regenerador da saúde, onde o individuo exercita não só o corpo como também os sentidos. Isto porque e observado que o cavalo apresenta movimentos que beneficiavam o indivíduo em sua totalidade. O conceito de equoterapia pode ser definido como “um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais (SILVA, 2006)

Na equoterapia a participação do participante se da de corpo inteiro ele interage de forma harmônica com o cavalo com o ambiente favorecido em sua volta,e o cavalo por sua vez faz seu papel ao agir de forma natural marchando de forma sincronizada e com movimento leve, e necessário que o cavalo seja treinado antes, e também que cada movimento seja acompanhado por profissionais, vale ressaltar que o cavalo se tornou um agente promissor no caso de tratamentos de doenças físicas, mentais psíquicas etc (CHERNG, 2004). Para Beaunont (1972), a equitação desenvolve a confiança do praticante em si mesmo, a força muscular, a noção de espaço, o senso tático e proprioceptivo, não só dos membros superiores, mas de todo corpo. Seu movimento com ritmo e balanço fortalece a musculatura e melhora a coordenação do praticante e, associando a outras sensações provocadas pelo corpo do animal, melhora também a integração sensório motora e a consciência de seu próprio corpo(SANTOS, 2003).

Cirillo (1982), citado por Uzun (2005), entende como “[...] um tratamento de reeducação e reabilitação motora e mental, por meio da prática de atividades eqüestres e técnicas de equitação.” (UZUN, 2005).

Existem mundialmente divergências conceituais e semânticas a respeito do nome dado a esta atividade, sendo que, podem ser observadas várias nomenclaturas: hipoterapia, equitação terapêutica, reeducação eqüestre, equitação para deficientes, reabilitação eqüestre, (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA, 2004). A própria Federation of Riding for the Disabled

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com