TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discriminação Racial No Espaço Escolar

Artigos Científicos: Discriminação Racial No Espaço Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. JUSTIFICATIVA 5

3. OBJETIVOS 5

3.1 GERAL 5

3.2 ESPECÍFICOS 6

5. DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR 6

6. CRONOGRAMA 7

7. CONCLUSÃO 8

8. REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

O presente Plano de Ação pretende oferecer possibilidades de maior aprendizagem e reflexão sobre a História das raízes culturais brasileira a uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, visando assim, a conscientização dos mesmos, em relação às diversidades culturais presentes no nosso país e em função dessas informações, contribuir para minimizar a discriminação racial e o preconceito no espaço escolar.

O âmbito escolar apesar de ter o objetivo de fornecer boa parte do conhecimento educativo aos alunos contrasta com o fato de ser também um local onde acontecem diversas discriminações, entre elas a racial, este fato evidencia a pouca consciência criada pelos alunos em relação à diversidade étnico-racial.

Desde a colonização o Brasil nunca obteve uma identidade autêntica, pois a identidade brasileira foi construída por diferentes grupos sociais em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver na escola novos espaços pedagógicos que propiciem a valorização das múltiplas identidades que integram a identidade do povo brasileiro, conscientizando os alunos que todos os seres humanos devem ser reconhecidos e respeitados em suas diferenças.

2. JUSTIFICATIVA

No Brasil, a maioria das escolas não possui uma reflexão sobre as relações raciais no planejamento escolar. Este fato proporciona, entre outros problemas, dificuldades na geração de relações interpessoais respeitáveis e igualitárias neste espaço, onde são encontrados diversos grupos sociais.

A pouca importância dada ao estudo da história do Brasil, em especial a história e a cultura do povo negro brasileiro desde o período colonial, bem como, a insistente presença do preconceito e da discriminação racial na escola e na comunidade, são fatores que justificam este Plano de Ação, pois a escola é o espaço onde a consciência sobre a questão racial deve ser primordialmente trabalhada, para que se possível, a democracia racial neste país possa deixar de ser um mito e passe a ser uma realidade.

3. OBJETIVOS

Entre as diversas consequências da falta de reflexão pode-se citar a discriminação e o preconceito racial e cultural. Partindo desta idéia, faz-se necessário elaborar projetos na perspectiva de fazer com que os alunos possam refletir em relação aos seus próprios pensamentos e ações, e assim julgá-los como verdade ou preconceito, pois em razão desses preconceitos e discriminações muitos alunos acabam por não frequentar alguns lugares, e até mesmo a própria escola, em função disso, este plano de ação foi elaborado visando diminuir os casos de preconceito no espaço escolar.

3.1 GERAL

• Mostrar através da execução do plano de ação, as contribuições que a nossa cultura recebeu das raízes afro-descendentes.

• Conhecer profundamente a história do Brasil, reconhecendo e valorizando a cultura dos(as) negros(as), desde o período colonial até a atualidade, buscando reduzir os índices de preconceito e discriminação racial dentro e fora do contexto escolar e promovendo a igualdade racial.

3.2 ESPECÍFICOS

• Reconhecer a importância do estudo sobre a história e cultura afro-brasileira;

• Identificar a importância do(a) negro(a) na formação da sociedade brasileira;

• Analisar criticamente as raízes do preconceito racial;

• Fazer com que os alunos de origem negra sejam tratados como iguais;

• Mostrar que a cor da pele não influencia na capacidade intelectual;

• Combater os índices de discriminação racial na comunidade escolar;

• Repudiar dentro e fora do espaço escolar atitudes preconceituosas e discriminatórias;

• Instruir e incentivar os professores a não contribuir para a discriminação dos seus alunos, mas ajudar a resolver o problema do preconceito dentro da escola.

4. DISCRIMAÇÃO RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR

Este Plano de Ação consiste em abordar as influencias afro-descendentes na nossa cultura, dentre as quais podemos destacar a culinária, esporte, música, artes, crenças e outros traços importantes.

No início do ano, juntamente com o período de elaboração do calendário escolar, deve-se fazer pesquisas acerca das influencias Afro-descendente na nossa cultura. Encerrada a pesquisa, esta deve ser dividida em cinco partes (como, por exemplo, culinária, crenças, etc.) que serão apresentados uma vez a cada mês, em uma sexta-feira, durante cinco meses de Fevereiro a Junho, sendo que no último mês a turma concluirá o Plano de Ação se confraternizando.

Antes da execução das atividades é importante buscar o apoio de todos os professores. Quanto mais participarem melhor, principalmente os de história e português. O professor de história poderá dar uma contribuição muito grande em relação à absorção histórica dos costumes afro-descendentes. Os professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com