TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO ALUNO: Jussara Mucci Bauri        

RGM: 15184293                                                        

DISCIPLINA: Diversidade Étnico-Cultura

NOME DO TUTOR: Rita Pereira

As Teorias da Cultura nos auxilia para a compreensão das variadas formas de demonstração cultural do indivíduo no meio em que vive. Os antropólogos tiveram como alicerce quatro teorias, sendo elas:  Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e o Estruturalismo. 

O Evolucionismo foi marcado pelo imperialismo europeu, naquela época predominava o preconceito. O modelo de civilização era o homem europeu, as demais sociedades eram entendidas como inferiores. Julgavam que haviam uma evolução pelo qual o homem deveria passar. Já a poligenia defendia a questão de que haviam várias formas de evolução, porém não de uma forma autoritária que acreditava que uma deveria se render à outra, pelo contrário, cada lugar tinha suas diversas maneiras de agir, com visões diferentes, sem subordinação.

O Difusionismo surgiu no século XX, para defrontar com o Evolucionismo, levantando questões relevantes. “Frans Boas” conseguiu fundir as duas teorias Difusionismo e o Funcionalismo, indicando “que o mesmo fenômeno tem perspectivas variadas em cada cultura”.

No Funcionalismo a ideia defendida eram que as necessidades biológicas determinavam as necessidades culturais do homem, abandonando assim a supremacia dos valores europeus, deixando de lado o preconceito com os demais povos e suas respectivas culturas.

O Estruturalismo foi uma surpreendente resposta as demais teorias. Colocava o homem primitivo no mesmo patamar do homem evoluído, no que diz respeito às questões mentais.

Ao meu ver, quanto as transformações das Teorias da Cultura do ponto de vista da antropologia, que de início colocava uma cultura submissa de outra (Evolucionismo), percorreu por uma grande reforma chegando ao Estruturalismo, essa menciona que entre as tribos primitivas e a sociedade moderna, não existe culturas inferiores ou superiores e sim culturas diferentes, ambas têm a mesma capacidade racional.  Rompendo assim com o preconceito e colocando em foco que algumas dessas culturas consideradas como civilizadas, também possui certos tipos de culturas violentas, que vai contra aos direitos básicos. Portanto, no mundo em constante evolução o qual vivemos, devemos sempre respeitar todas as culturas existentes, pois cada ser humano, independente da sua etnia carrega consigo a sua própria cultura.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (188.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com