TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doping No Esporte Problematização Ética

Trabalho Escolar: Doping No Esporte Problematização Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 2

No artigo ‘’Doping no Esporte Problematização Ética’’ de Msnd. Frederico Souza da Costa, Dr. Marcos A. Balbinotti, Dr. Carlos A.Balbinotti, Msnd. Luciano Santos, Msnd. Marcos Barbosa e da Msnda. Luciana Juchem, todos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem como objetivo explicar a fundo a questão do doping no esporte e suas questões éticas.

O artigo busca explicar o doping e seu caráter ético no esporte, entendendo que doping é qualquer uso de substâncias e métodos proibidos pelo padrão estabelecido pelos comitês internacionais antidoping, a World Anti-Doping Agency (Wada) e a Internacional Olympic Commitee (IOC), que não haja justificativa médica comprovada. Já na questão da ética, é mais complexa que a teoria do bem e da conduta, reconhecendo que a dificuldade é reconhecer o bem e praticá-lo, comparando argumentos de como o doping vem sido tratado no esporte de vence a qualquer custo, mesmo sendo injusto com os outros. E também, com argumentos do senso comum, que cabe a respeitar a proibição do uso de doping já que existe uma legislação, e também por não ser elementos não naturais tornarem-se prejudiciais a saúde, e ainda, que faz da competição desigual por conta de um atleta potencializado. E no contra-argumento, alegando que o esporte de competição é elitista, enfatiza o buscar pela melhor performance, custando uma vida equilibrada e sem stress, exposto a inúmeros riscos e problemas para a saúde.

Como argumento de ‘’defesa’’, o estudo do artigo na questão do contra-argumento, enfatiza a questão do comprometimento do atleta com treinos e competições no esporte de alto nível, seus grandes desgastes físicos e mentais, lesões e a grande exigência do corpo, como se talvez fosse uma justificativa na utilização de ‘’drogas’’ e suplementos. Fala que o esporte de competição naturalmente é ‘’ injusto’’, em relação a quem ganha muitos outros perdem, talvez também, não justificando a condenação de métodos ilícitos. O artigo na verdade, defende a ideia de que todos entendam e estudem a fundo a questão do doping, aliar a ciência com o esporte, que saibam a verdade sobre essa questão, seus riscos e efeitos colaterais e o efeito no desempenho esportivo.

Por fim, o artigo propõe essa relação de ciência-esporte, para que não haja um tratamento superficial da questão doping, fazerem uma avaliação profunda do esporte profissional, para assim, termos um esporte de alto nível ético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com